Radar Doppler, tecnologia integrada ao novo CCO de Goiânia

0
Postado 7 de abril de 2025 por Alexandrino Cipriano em

Goiânia deu mais um passo rumo ao futuro da mobilidade urbana com a inauguração do novo Centro de Controle Operacional (CCO), totalmente integrado a tecnologias de última geração. Entre elas estão os radares Doppler Velsis, que medem velocidade dos veículos com até 100 metros de antecedência e também coíbem tentativas de evasão da fiscalização eletrônica.

A operação já começou em 22 faixas da cidade e deve atingir, ao final da implantação, um total de 269 faixas monitoradas. Essa é a primeira etapa do projeto realizado em consórcio com a empresa Sigvias, tendo a Velsis como fornecedora da tecnologia.

Como funciona o sistema Doppler

O Doppler opera de forma semelhante à ecolocalização dos morcegos. Assim como esses animais emitem ondas sonoras para mapear o ambiente ao seu redor, o radar emite sinais de rádio contínuos que retornam ao equipamento ao encontrar um obstáculo, como um veículo em movimento. Ao analisar a variação na frequência dessas ondas refletidas, o sistema consegue medir com precisão a velocidade e o deslocamento dos automóveis.

A tecnologia identifica motoristas que excedem o limite antes mesmo de se aproximarem da fiscalização, até 100 metros antes do radar, e coíbem a prática de reduzir a velocidade somente no momento de passar no equipamento. O sistema também capta tentativas de evasão, como motociclistas que circulam entre faixas ou veículos que usam o acostamento para burlar os radares.

Olhos 360º e tecnologia não intrusiva

Diferente dos radares tradicionais, que dependem de sensores instalados no solo, o Doppler é uma solução não intrusiva. “Por não exigir cortes no pavimento, ele pode ser instalado com maior flexibilidade e eficiência, garantindo monitoramento em diferentes tipos de vias”, explica o diretor-presidente da Velsis, Guilherme Araújo, empresa fabricante da tecnologia.

Outro diferencial dos radares Doppler é a integração desses equipamentos com câmeras, que fornecem informações detalhadas como marca, cor e tipo do veículo. Por serem câmeras 360º, possuírem zoom e terem sido instaladas em pontos estratégicos de Goiânia, elas trazem visão detalhada de todo o entorno e contribuem diretamente para a segurança pública, detectando em tempo real carros roubados, clonados ou com pendências como IPVA e licenciamento vencidos.

A fiscalização eletrônica 24 horas pelas câmeras ainda envia alertas automáticos em caso de movimentações suspeitas, diferentes do usual trânsito. Assim, as forças de segurança podem operar com agilidade e informações em tempo real.

Além do controle de velocidade, os novos equipamentos também monitoram avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa, circulação em faixa exclusiva de ônibus e conversões proibidas. Alguns dos equipamentos Doppler ainda atuam como lombada eletrônica, que mostram num display a velocidade que o motorista passou.

Goiânia mais segura, mais inteligente

A inauguração do novo CCO, integrado à tecnologia do radar Doppler, coloca Goiânia na vanguarda da mobilidade urbana no Brasil. A capital está pelo segundo ano consecutivo entre as 11 cidades com selo ouro no ranking de cidades brasileiras mais inteligentes. E pode subir de posição com a implantação do novo sistema.

Em 2024, a cidade registrou 205 mortes no trânsito – número que as autoridades esperam reduzir significativamente com o uso da tecnologia. “Já observamos uma redução no número de acidentes com óbitos em outras cidades onde nossos radares foram implantados. A tendência é que Goiânia também colha esses benefícios em prol de salvar vidas”, afirma Elisabeth Castro, superintendente comercial da Velsis.

A Velsis já está presente em outras regiões de Goiás e agora consolida a fiscalização eletrônica do estado, tendo a sua tecnologia integrada a CCO da capital.

Tecnologia Velsis de mobilidade urbana

Desde 2005, a Velsis oferece alta tecnologia para cidades e rodovias e opera soluções de mobilidade em 19 dos 26 estados brasileiros. Além de possuir operações por todo o Brasil, também implantou seus sistemas de fiscalização de trânsito em El Salvador e México. E entre as tecnologias não há só radares. A Velsis ainda tem outras soluções como o Free Flow (pagamento de pedágio sem precisar parar na rodovia); o Sinatra VS, que foi utilizado no Carnaval de Salvador (BA) e pode fazer o controle de tráfego de veículo em locais de circulação restrita; o Falcon VS, sistema que integra diversas ferramentas de segurança pública; entre outros produtos que tornam as cidades mais inteligentes e conectadas. (Fotos: CCO de Goiânia/Divulgação).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)