M-Benz premia concessionários por ações socioambientais e na satisfação do cliente

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Postado 12 de abril de 2025 por Alexandrino Cipriano em

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou premiações de reconhecimento aos seus concessionários pelo compromisso com a sustentabilidade e com a satisfação dos clientes. Em evento realizado no Espaço Mercedes, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), foram revelados os destaques do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental, Prêmio Cliente Satisfeito e Programa de Certificação StarClass.

Concessionários da marca e também os fornecedores da Mercedes-Benz do Brasil constituem os públicos-alvo do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental, que visa reconhecer as melhores práticas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade.

“Por meio dessa ação, a Empresa busca estimular, divulgar e homenagear o desenvolvimento sustentável implantado na Rede de Concessionários e nos fornecedores, reconhecendo os que adotam práticas ambientalmente corretas e socialmente justas, a fim de promover a cultura de compromisso com a sustentabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

O Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental é uma iniciativa que segue os princípios de sustentabilidade, impulsionando ações junto aos parceiros de negócios e a toda cadeia produtiva alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um apelo global à ação para diminuir a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade

Vencedores do 14º Prêmio de Responsabilidade Socioambiental

De Nigris São Paulo – “Eco Tag De Nigris”: Chaveiros ecológicos, feitos de material biodegradável e com sementes embutidas, são entregues aos clientes que adquirem veículos ou realizam serviços.

Guanabara Diesel – “Jovens do Futuro”: O concessionário selecionou 13 jovens em situação de vulnerabilidade para oferecer treinamentos técnicos e teóricos, a fim de inseri-los no mercado de trabalho.

STA Caminhões – “Descarte Premiado” (bicampeão): O projeto incentiva o descarte correto de óleo queimado. Associado a um programa de fidelidade para quem compra óleo no balcão de peças, a campanha oferece incentivo financeiro e garante o descarte correto do óleo.

Ganhadores do 12º Prêmio Cliente Satisfeito

Em sua 12ª edição, o Prêmio Cliente Satisfeito busca reconhecer iniciativas dos Concessionários voltadas à entrega de soluções no atendimento e no relacionamento com os clientes.

“Parabéns aos concessionários que se destacaram ao longo de 2024. Isso demonstra envolvimento e comprometimento com a qualidade e excelência frente às demandas do dia a dia. “Assim como fazemos na fábrica, nossa Rede trabalha tendo o cliente na ordem do dia, focando sempre a sua satisfação e fidelização”, afirma Jefferson Ferrarez.

Rodobens Imperatriz – “Entrega Benz”: Um QR code aplicado na interface do caminhão facilita o acesso do motorista e do cliente às informações do veículo e revisão, entre outras funções.

Rodobens Marabá – “Status Manutenção”: Em uma plataforma on line, o cliente pode acompanhar a manutenção do veículo na oficina, desde a entrada até a conclusão dos serviços.

Sperandio Chapecó – “Solução Completa Sperandio”: O projeto, realizado em parceria com a Fabet, atrela a venda de veículos à indicação e capacitação de motoristas.

Programa de Certificação StarClass

Com o propósito de estabelecer parâmetros de qualidade visando alcançar a excelência no atendimento e na prestação de serviços e soluções para os clientes, a Mercedes-Benz realiza, anualmente, o Programa de Certificação StarClass, avaliando os concessionários de todo o País.

O programa referente a 2024 certificou 105 concessionários em caminhões e 96 em ônibus, conferindo os troféus ouro, prata e bronze de acordo com o desempenho do concessionário em cada segmento de negócio, além de entregar o troféu safira para os destaques regionais.

A Savana de Ponta Grossa (PR) foi o grande vencedor geral do ano, conquistando o Prêmio Diamante pela segunda vez nos últimos cinco anos. Para conquistar o Diamante, o concessionário deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de Vendas e de Peças & Serviços, além de ter inscrito projetos nos Prêmios de Responsabilidade Socioambiental e Cliente Satisfeito. Com isso, o Grupo Savana acumula quatro certificações Diamante, nos últimos cinco anos, as outras duas foram conquistadas pela Savana Joinville (SC).

“As 96 certificações de concessionários em ônibus reafirmam a força e a abrangência da nossa Rede no segmento. Isso consolida o atendimento especializado aos clientes como um diferencial de mercado da marca, com destaque especial à Rede Center Bus, que vai além, contando com uma equipe dedicada aos frotistas do transporte de passageiros”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Nossa Rede alcançou um resultado importante no último ano, mostrando sua evolução no StarClass. Todos os indicadores do programa melhoraram em relação a 2023 e o crescimento da pontuação no modelo de gestão de processos também merece destaque”, ressalta Sandro Onofre, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz do Brasil. (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação).

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