Kia mostra o Bongo K2500 4×4, os elétricos EV5 e EV9 e a nova Carnival
Kia Bongo K2500 4×4, ano modelo 2025/25, em duas configurações.
Na 30ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), a maior do segmento da América Latina e a segunda no mundo, que acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Kia Brasil expõe o Kia Bongo K2500 4×4, ano modelo 2025/25, com algumas configurações de caçamba para movimentações de carga no campo e na logística de distribuição, cujo destaque é a tração integral do veículo.
Ao público do agronegócio, a Kia mostra também a sua linha completa de automóveis: a nova Carnival, os novíssimos 100% elétricos EV5 e EV9, e os eletrificados Niro (híbrido), Sportage e Stonic, ambos híbridos leves.
Sucesso como VUC (Veículo Urbano de Carga) nos grandes centros urbanos do país, o Bongo 4×4 fez sua estreia na Agrishow em 2023, oferecendo tração integral e capacidade para dois ou três ocupantes (agora também em versão de dois lugares), para aplicação na logística da produção agrícola, em especial da agricultura familiar.
Seja para a cidade ou para o campo, o Bongo 4×4 foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades no transporte de cargas e mercadorias em baú, carroceria metálica ou de madeira, com capacidade de carga de 1.811 kg no chassi.
Ágil, versátil e econômico, o comercial leve da Kia oferece tração integral 4×4, com reduzida, sistema de controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS), cintos de segurança de três pontos para o motorista e dois passageiros para empresas que precisam de veículos com essas características para o transporte de cargas e mercadorias, com a vantagem de ter capacidade de carga 50% maior às picapes chassi e de cabine simples com tração integral, muito utilizadas na agricultura familiar.
O principal atributo do Bongo 4×4 é o seu motor de 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, com injeção eletrônica Common Rail (Bosch), que entrega potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm.
Nos grandes centros urbanos, os principais atrativos do Bongo K2500 continuam sendo a sua classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), o que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habitação categoria B (a mesma dos veículos de passeio). Já no campo, o Bongo com tração 4×4 é capaz de enfrentar condições mais rigorosas de rodagem, onde prevalecem estradas de terra, em regiões de produção agrícola.
Com grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho, o Kia Bongo 4×4 conta ainda com computador de bordo com indicação do nível de ureia e controle no volante, bancos revestidos em vinil, luzes de condução diurna (DRL) e chave com controle de abertura remota das portas, além de faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê.
Dupla elétrica – O público da Agrishow 2025 terá a oportunidade de conhecer dois modelos 100% elétricos da Kia: EV5 e EV9. O primeiro, SUV médio EV5, em versão única Land, traz uma nova era de mobilidade elétrica para atender às necessidades das famílias da geração Y, cuja essência combina design transformador, versatilidade e conforto excepcional para oferecer um veículo harmonioso. Cada atributo do EV5 foi projetado e desenvolvido para atender às necessidades das famílias modernas e aumentar seu prazer em cada viagem.
Com alcance de 402 km, de acordo com o INMETRO junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e de 550 km, segundo WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, o Kia EV5 é equipado com uma bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, estrutura tipo lâminas, 220,4 Ah de capacidade, tensão operacional de 400V, que gera 88,16 kwh de energia, além de uma bateria de baixa tensão (auxiliar), de chumbo ácido, 45 Ah de capacidade e 12V de tensão operacional.
Por essas características do sistema de bateria de alta tensão, o Kia EV5 desenvolve potência máxima de 160 kW ou 217,5 cv, torque de 31,6 Kgf.m, rpm máxima de 13.800, performance que confere ao modelo de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. Ainda de acordo com a metrologia INMETRO, o EV5, classificado com a nota A, faz, na cidade, 37,6 km/l equivalente, e 30,5 km/l equivalente na estrada. A eficiência energética do motor elétrico é de 0,63 MJ/km rodado.
Quanto ao recarregamento, a bateria do EV5 pode ser “abastecida” de 30% a 80% em 27 minutos em corrente contínua (DC) de 360 kW ou em 83 minutos em estação de 50 kW, enquanto a recarga de 100% pode ser feita em 8h10, em corrente alternada (AC) trifásica, de 11 kW ou em 9h40, em estação bifásica, de 7 kW.
De tração 4×2, a suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. A direção é elétrica, sua transmissão é composta por sistema de engrenagem de redução. O EV5 vem equipado com freios a discos de 17 polegadas nas quatro rodas, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e EBD.
As dimensões do Kia EV5 são de 4.615 mm (comprimento), 1.875 mm (largura), 1.715 mm (altura) e entre-eixos de 2.750 mm. Com essas medidas, o EV5 excede no conceito de design e de estética no segmento de SUV médio, ao mostrar presença marcante, ousada e nova, redefinindo a categoria com a aclamada filosofia de design da marca “opostos unidos”. A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros (VDA) e, com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros.
O segundo modelo 100% elétrico da Kia, o EV9 foi lançado no mercado brasileiro durante o Rio Open 2025, em fevereiro último. Eleito “Carro Mundial do Ano 2024”, o EV9 é um SUV de 7 lugares, flagship da marca, cujas principais características são o marcante design, estilo arrojado e elegância sofisticada.
Com dois motores elétricos – um dianteiro e outro traseiro -, que fornecem sistema de tração integral (AWD), o EV9 oferece uma potência total de 385 cv e um torque robusto de 71.4 kgf.m, garantindo uma experiência de condução dinâmica e emocionante. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h.
O Kia EV9 é equipado com uma bateria alta tensão de tecnologia NCM de 99,8 kWh, projetada para oferecer autonomia significativa e eficiência energética. Falando sobre autonomia, o modelo é capaz de percorrer a partir da bateria 100% carregada até seu total descarregamento, um total de 434 km de acordo com o Inmetro e de 497 km pelo sistema WLTP. O EV9 pode recarregar de 30% a 80% em apenas 24 minutos em corrente contínua (DC) de 350 kW ou em 83 minutos em estação de 50 kW, garantindo praticidade para os usuários que precisam de recargas rápidas no dia a dia. Já a recarga de 100% pode ser feita em 9h45, em corrente alternada (AC) trifásica, de 11 kW.
O modelo também se destaca pelo sistema de regeneração de energia inteligente ajustável pelos shift paddles, que oferece quatro níveis de regeneração incluindo a função i-Pedal, onde o condutor consegue controlar a aceleração, desaceleração e parada do veículo apenas através do pedal do acelerador de forma suave e prática. Essa tecnologia permite aos motoristas ajustarem a intensidade da frenagem regenerativa, maximizando a eficiência energética e prolongando a autonomia da bateria.
Para garantir uma condução suave e estável, o Kia EV9 conta com suspensão McPherson na dianteira e multi-link na traseira. Esse conjunto oferece um equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho, adaptando-se a diferentes tipos de terreno e proporcionando uma experiência de direção Premium.
Trio eletrificado – Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic tem como seu principal atributo o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.
O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Já o Kia Sportage, modelo consagrado no mercado brasileiro, possui motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.
O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
O Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System) como alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW); assistentes para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA); câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).
Como terceiro modelo eletrificado da Kia Brasil, o Niro é o primeiro modelo HEV (Hybrid Electric Vehicle) da marca no mercado brasileiro. Seus principais atributos são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, acrescido de motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. E mais: seu design interno e externo ousado e elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.
A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 19,8 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.
Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema híbrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).
A garantia dos veículos eletrificados da Kia é de 5 anos ou 100 mil km, com 8 anos de garantia ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem do Niro e dos elétricos EV5 e o Kia EV9. Já a garantia do Bongo K2500 4×4 é de 3 anos ou 100 mil km.




