Hyundai Motor apresenta, na Coreia do Sul, o All-New NEXO FCEV
A Hyundai Motor Company apresentou o “All-New NEXO”, seu novo veículo elétrico movido a célula de combustível (FCEV). O SUV médio de última geração foi revelado em evento de lançamento global no Seoul Mobility Show, na Coreia do Sul, e representa um marco significativo na mobilidade a hidrogênio.
O All-New NEXO oferece flexibilidade, eficiência e segurança em um conjunto que faz dele uma escolha interessante para os early adopters de veículos FCEV. Com sua avançada tecnologia de célula de combustível, o NEXO emite zero emissões via escapamento.
A Hyundai planeja oferecer mais de 700 km de autonomia com apenas cinco minutos de carga, sem comprometer a segurança, que continua sendo uma prioridade no desenvolvimento do All-New NEXO. A empresa tem como objetivo alcançar classificações de segurança de ponta, graças à ampla gama de recursos do veículo, trazendo tranquilidade para motoristas e passageiros.
A segunda geração do NEXO reflete a liderança da Hyundai Motor na mobilidade a hidrogênio e 27 anos de experiência da marca em tecnologia de células de combustível. Este novo modelo também reforça o compromisso da empresa com uma estratégia diversificada de eletrificação de veículos, que inclui não apenas elétricos a bateria (BEVs) e híbridos, mas também FCEVs, oferecendo mais opções ao consumidor.
Design externo ‘Art of Steel’ e conforto interno aprimorado
Baseado no conceito INITIUM revelado em outubro de 2024, o All-New NEXO incorpora a nova linguagem de design ‘Art of Steel’ da Hyundai Motor, ao refletir a força intrínseca e a moldabilidade natural do material. No design do NEXO, a resiliência e a versatilidade do aço proporcionam tensão e resistência, e resulta em formas que remetem à arte.
O NEXO apresenta um design sofisticado e imponente, com linhas arrojadas e estrutura sólida que cria uma imagem robusta, ao mesmo tempo em que a seção transversal do veículo, em forma de arco, reforça sua resistência. Os padrões de ranhuras horizontais nas portas enfatizam a durabilidade do veículo, com um design geral adequado aos estilos de vida urbanos e ao ar livre.
O exterior é caracterizado por suas lâmpadas estilo ‘HTWO’, que oferecem um conceito de design distinto e específico para os modelos FCEV, mesclando ousadia com refinamento, e unem perfeitamente a marca de hidrogênio HTWO do Hyundai Motor Group e sua mensagem ‘Hydrogen for Humanity’. As lâmpadas de 4 pontos também garantem que o All-New NEXO seja facilmente reconhecível como um Hyundai, até mesmo à noite.
A nova geração do NEXO estará disponível em seis cores: Creamy White Pearl, Phantom Black Pearl, Amazon Grey Metallic, Ocean Indigo Matte, Ecotronic Grey Pearl e Goyo Copper Pearl. Esta última foi inspirada na natureza e cultura da Coreia, incorporando a essência do ‘coreanismo’.
Nomeada a partir da palavra coreana ‘Goyo’, que significa ‘sereno’ ou ‘tranquilo’, essa cor apresenta charme único, que combina a beleza tradicional da Coreia com uma estética moderna, por meio de seu tom profundo e rico. O NEXO tem processo de pintura em três camadas, que criam um efeito multidimensional, onde a cor da carroceria muda dependendo do ângulo da luz e do ambiente ao redor, e reforça a presença distinta do veículo nos locais.
No interior, o veículo oferece ambiente espaçoso e projetado para aumentar o conforto e a conveniência dos passageiros. O espaço interno usa acolchoamento rico e macio com padrões que se inspiram no acolhimento e conforto de uma casa. Um display curvo e voltado ao motorista, controles intuitivos e um console central tipo ilha com espaço de armazenamento aumentado são os principais recursos. Os visores digitais dos espelhos laterais integram-se perfeitamente como parte do painel, maximizando a abertura e a praticidade. Este design cria um ‘Furnished Space’ com um toque de alta tecnologia, e proporciona aos passageiros uma experiência imersiva.
O All-New NEXO é mais longo, largo e alto que seu antecessor, resultando em maior conforto para os passageiros e maior capacidade de porta-malas, com volume máximo de 993 litros. A plataforma recém-implementada na área de bagagem foi projetada para permitir que os usuários selecionem e utilizem livremente acessórios adaptados às suas necessidades.
O interior também possui assentos “Premium Relaxation” na primeira fila, com apoios para as pernas. Estes bancos possuem encostos estreitos que facilitam o aumento do espaço para os joelhos e as pernas dos passageiros da segunda fila, que têm seu conforto ainda mais aprimorado com assentos ventilados, além de um ângulo de reclinação maior em comparação com o NEXO anterior. O novo modelo oferece mais espaço para a cabeça e os ombros aos passageiros da segunda fila. As portas traseiras se abrem de forma mais ampla do que no carro da geração anterior, o que facilita a entrada e a saída, e torna o All-New NEXO a escolha ideal para famílias.
Soluções de armazenamento inteligentes são encontradas em toda a cabine, principalmente no console central, na área do painel e no acabamento das portas, potencializando a praticidade do NEXO e proporcionando mais conveniência para os passageiros. A iluminação ambiente, ligada aos alertas de limite de velocidade da estrada, aumenta a experiência premium do veículo, enquanto o teto solar panorâmico eleva a sensação de espaço interno.
Materiais sustentáveis são usados em todo o veículo, incluindo couro bioprocessado, couro PU biológico, tecido PET reciclado, tecido de linho, bioplástico, revestimento bio TPO, biotinta, placas de espuma de PU biológico e resíduos plásticos automotivos reciclados.
Novo sistema de célula de combustível e aprimoramentos do trem de força
O All-New NEXO apresenta avanços significativos no trem de força. As melhorias estão centradas nos sistemas de célula de combustível (FC) e sistemas eletrônicos de potência (PE), que foram aprimorados para melhorar a produção de energia e o desempenho.
Um novo sistema de motor complementa esses aprimoramentos, e aumenta a potência do sistema PE e a capacidade da bateria. Como resultado, a potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria dobrou de 40 kW para 80 kW. Essas melhorias contribuem para um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h mais rápido de 7,8 segundos em comparação com 9,2 segundos do NEXO anterior, o que garante excelente aceleração e confortável capacidade de ultrapassagem.
A pilha de células de combustível de hidrogênio agora entrega potência bruta máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. Também conta com maior operabilidade em baixas temperaturas e aprimoramentos de durabilidade, inclusive na membrana, e uma estrutura de desempenho uniforme das células. A função anticongelamento da pilha ‘Wake Up’ e outras otimizações do sistema melhoram a dirigibilidade em baixas temperaturas e facilitam o comando de partida do carro durante todo o ano.
Além disso, o novo NEXO oferece maior capacidade de armazenamento de combustível sem comprometer o espaço da cabine. A competitividade da autonomia totalmente elétrica (AER, na sigla em inglês) do sistema é garantida por meio de uma maior eficiência de combustível, bem como maior capacidade do tanque de hidrogênio – que agora é de 6,69 kg, superior aos 6,33 kg da geração anterior do NEXO – e maior densidade de armazenamento do hidrogênio.
Melhorias aerodinâmicas, incluindo otimizações na parte inferior da carroceria e no gerenciamento do fluxo de ar, agora reduzem o arrasto e aumentam a eficiência do veículo. O controle de ruído, vibração e aspereza (NVH) foi aprimorado por meio de tecnologias como cancelamento de ruído “Active Noise Control-Road” (ANC-R) e pneus com absorção de som, que melhoram o refinamento do veículo – especialmente durante a aceleração e em estradas irregulares. Para elevar ainda mais a usabilidade, os modelos de especificação europeia do All-New NEXO, oferecem capacidade de reboque de até 1.000 kg.
O sistema pioneiro e-Handling do NEXO melhora ainda mais o desempenho de direção por meio do controle de torque do motor, focado em um avanço no manuseio por parte do condutor. Ao ajustar a potência do motor, o sistema otimiza a aderência, e aumenta a resposta e a estabilidade da direção.
O All-New NEXO utiliza um Sistema Regenerativo Inteligente (SRS, na sigla em inglês) para aprimorar a conveniência da direção, ajustando automaticamente a frenagem regenerativa com base nos dados de navegação e na distância dos veículos à frente. Disponível globalmente, este sistema usa informações estendidas de mapa para se adaptar às condições da estrada, como radares de velocidade, curvas e lombadas. Assim, reduz a intervenção do condutor gerindo automaticamente a desaceleração durante a marcha por inércia, com definições ajustáveis da distância do veículo. (Fotos: Hyundai Motors/Divulgação).


