Cummins apresentará tecnologias ao setor agrícula na Agrishow 2025
Cárter estrutural com motor F4.5 da Cummins.
Reconhecida pela confiabilidade de suas soluções para clientes do setor agrícola, a Cummins Brasil promove na Agrishow 2025, de 26 de abril a 2 de maio, um portfólio estratégico, alinhado às necessidades do campo. A empresa alia experiência e inovação para oferecer tecnologias que impulsionam a produtividade, reduzem emissões e antecipam os desafios futuros — em linha com a estratégia global de sustentabilidade Destino ao Zero.
Entre os destaques, está o sistema de pós-tratamento de emissões, que marca a entrada da Cummins em um novo capítulo da transição energética no agronegócio. As novidades apresentadas ainda incluem o motor eletrônico QSF 4.5, o mesmo motor de 4 cilindros da líder em tecnologia de energia, porém na versão mecânica e com cárter estrutural — solução da empresa para o setor de tratores, essencial para o conceito monobloco. O portfólio exposto nesta edição da Agrishow reforça o compromisso da Cummins com tecnologias cada vez mais eficientes, sustentáveis e conectadas às demandas do campo.
Com presença no setor agrícola, a Cummins Brasil se destaca especialmente no segmento de pulverizadores, onde mantém 52% de participação de mercado. A marca é reconhecida por aliar desempenho, durabilidade e suporte técnico, consolidando sua posição como referência para as operações no campo.
A Cummins desenvolve e oferece soluções energéticas que equilibram a realidade operacional do agronegócio com o compromisso ambiental e regulatório. “Os motores a diesel seguem como base das operações no campo e vêm evoluindo com foco em eficiência, redução de emissões e compatibilidade com até 20% de biodiesel (B20), oferecendo mais flexibilidade e sustentabilidade aos nossos clientes”, afirma Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil.
Pós-tratamento de emissões: visão de futuro para o campo
Alinhada às futuras exigências ambientais do Brasil (MAR-II) e da América Latina, a Cummins apresenta pela primeira vez ao setor agrícola sua tecnologia de pós-tratamento de emissões. O sistema foi projetado para atender Tier 4 Final e Stage V com alta eficiência, compacidade e integração otimizada em equipamentos como tratores, pulverizadores e colheitadeiras.
Com design modular e patenteado, o sistema é até 60% menor e 40% mais leve que os modelos convencionais, facilitando a instalação e reduzindo o impacto nos projetos dos fabricantes. O mixer de ureia exclusivo assegura a atomização ideal do Arla 32, neutralizando a emissão de poluentes. A solução é capaz de reduzir em até 80% o material particulado (MP), 70% os óxidos de nitrogênio (NOx), além de contribuir para a redução de monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) — entregando alto desempenho ambiental e operacional, totalmente alinhado ao Destino ao Zero.
“A tecnologia que hoje é referência no transporte on-road chega ao campo com a robustez e a inteligência que o agro exige. O sistema de pós-tratamento da Cummins foi desenvolvido para antecipar as exigências ambientais do setor e, ao mesmo tempo, oferecer aos fabricantes uma solução viável, eficiente e compatível com os desafios de projeto. É uma plataforma pronta para aplicações futuras, exportações e evolução tecnológica das máquinas agrícolas brasileiras”, afirma Daniel Malaman, gerente geral da Cummins Emission Solutions.
Cárter estrutural: projeto essencial para tratores
Atenta às necessidades específicas do setor agrícola, a Cummins desenvolveu o cárter estrutural para os motores de 4.5 litros — uma solução essencial para aplicações em tratores com conceito monobloco. Nessa arquitetura, o próprio motor passa a integrar a estrutura de sustentação do equipamento, contribuindo para redução de peso e otimizações no projeto do equipamento agrícola.
Projetado para suportar as condições severas do campo, o sistema passou por validações virtuais e testes de bancada, garantindo robustez, durabilidade e flexibilidade para os fabricantes. Além de contribuir para a integridade estrutural do trator, este equipamento permite ajustes relevantes no projeto das máquinas agrícolas, como ampliação da autonomia de combustível e aumento da capacidade de carga — atributos que fazem diferença na produtividade e eficiência no dia a dia da operação no campo.
“O desenvolvimento do cárter estrutural representa uma resposta direta às demandas do segmento de tratores. Aplicamos nosso conhecimento em engenharia para criar uma base resistente e versátil, que oferece liberdade aos fabricantes para otimizar seus projetos com foco em eficiência, durabilidade e desempenho. É tecnologia Cummins aplicada à realidade do campo brasileiro”, afirma Biadola.
Motores Cummins que evoluem com o agro
A linha de motores Cummins segue em constante evolução para atender às demandas do campo. O motor de 4.5 litros diesel, disponível nas versões eletrônica (QSF 4.5) e mecânica (F 4.5), é reconhecido por sua robustez e pela maior densidade de potência da categoria no Brasil. Com potências que variam de 80 hp a 210 hp, e operação entre 2.200 e 2.300 rpm, os modelos oferecem facilidade de integração e manutenção simplificada, sendo ideais para aplicações em tratores, pulverizadores e outras máquinas especializadas.
Entre os atributos operacionais, destacam-se os intervalos de troca de óleo e filtros que chegam a até 500 horas, dependendo do perfil de uso, o que contribui para a redução de paradas, maior disponibilidade e otimização do custo total de propriedade (TCO).
Já o motor QSB 6.7, que teve sua potência ampliada para 295 hp, mantém sua relevância no campo com torque de 1.051 Nm e redução de até 9% no consumo específico de combustível em plena carga a 1.800 rpm. A evolução desse motor reflete o compromisso da Cummins em entender continuamente as necessidades do setor e adaptar sua engenharia para maximizar a eficiência, o desempenho e a rentabilidade das operações agrícolas.
Como parte do portfólio Cummins para o agronegócio, o motor QSB 6.7 segue relevante neste setor. Com potência de até 295 hp, torque de 1.051 Nm e redução de até 9% no consumo específico de combustível em plena carga a 1.800 rpm, a solução reflete o compromisso da empresa com a eficiência, o desempenho e a rentabilidade das operações agrícolas. (Fotos: Cummins/Divulgação).

