WOMEN@RENAULT: Há 15 anos promovendo o respeito, equidade e empoderamento feminino

0
Postado 7 de março de 2025 por bisponeto em

No Dia Internacional da Mulher, a Renault do Brasil reafirma seu compromisso com a equidade de gênero, por meio das ações realizadas pelo grupo de afinidade Women@Renault, que completa 15 anos em 2025.

O Women@Renault realiza ações para promover o respeito, equidade e empoderamento feminino na Renault do Brasil. Neste período, o percentual de mulheres que ocupam cargos de liderança na companhia mais do que dobrou, passando de 12% para 27%. A representatividade das mulheres no quadro de colaboradores também cresceu, subindo de 9% para 15%, refletindo uma maior presença feminina em todos os departamentos. Nas áreas administrativas, por exemplo, o total de mulheres já chega a 30%.

Os resultados da Renault do Brasil estão alinhados aos compromissos globais do Renault Group, que é de atingir 50% de mulheres em cargos de gestão até 2050. Um outro objetivo global é o zero gender pay gap, ou seja, zero diferença salarial entre homens e mulheres que realizam a mesma função. Na Renault do Brasil o gender pay gap entre gestores homens e mulheres foi zerado em 2023.

“Na Renault do Brasil nós temos uma política transparente, ações concretas e metas claras para alcançar a equidade de gênero. Nos últimos anos, investimos em ferramentas para as mulheres se desenvolverem, com ações de curto, médio e longo prazo”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A estratégia de responsabilidade socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa e a equidade de gênero faz parte disso estando presente no dia a dia da marca há mais de 20 anos, quando o Grupo Renault aderiu ao Pacto Global da ONU em 2001, com aplicação dos 10 princípios em todas as unidades pelo mundo.

A Renault do Brasil foi a primeira montadora da América Latina a aderir, em 2015, aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), um programa da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia.

Em 2021 a Renault tornou-se signatária ao Movimento Mulher 360, iniciativa empresarial lançada em 2015 como uma organização independente e sem fins lucrativos, que busca promover a discussão de iniciativas que busquem a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.

Dentre as ações de governança de diversidade & inclusão implementadas na Renault do Brasil destacam-se a transparência nas informações por meio do Relatório de Sustentabilidade, publicado de forma contínua desde 2010 e o comitê executivo de D&I liderado por Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e que conta com a participação dos membros do comitê de direção da marca.

O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa, por meio do apoio a projetos sociais que promovem a capacitação e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social na região da Borda do Campo, como a Associação Borda Viva, AMARB (Associação dos Moradores de Roseira e Borda do Campo), e o Geração Futuro, em suas diferentes modalidades.

Women@Renault e Women@Industry&Quality

Criado em 2010, o Women@Renault é responsável por realizar ações para promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, pautado pela equidade de gênero. Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa.

Em 2022, com o objetivo de ampliar o alcance das ações no ambiente industrial, foi criado o Women@Industry&Quality. Somados, os grupos possuem mais de 800 membros, entre homens e mulheres, que atuam de forma voluntária.

Exemplos de ações já realizadas:

  • Ações de cuidado com a saúde feminina, com a realização de exames preventivos 100% gratuitos;
  • Políticas e ações de Compliance, como a Cartilha de Não Violência, Não Discriminação e Antiassédio, lançada em 2023 para todos os colaboradores da Renault do Brasil;
  • Programas que impulsionam o desenvolvimento e participação feminina em cargos de liderança, como o WomenGoTop, iniciativa que promoveu mentoria entre mulheres durante o ano de 2024. Em março de 2025, será lançado o Women Academy, um programa de formação focado em competências técnicas, soft skills e conhecimento do negócio para preparar as mulheres em sua evolução de carreira;
  • Atração de talentos, por meio do Transformation Day, um programa que aproxima universidade e empresa e que em 2024 contou com a participação de mais de 300 alunos e professores, de 20 universidades do Paraná e Santa Catarina;
  • Desenvolvimento de uniformes e equipamentos de proteção individual específicos para mulheres na fabricação, visando melhorar o conforto na realização do trabalho.

O grupo Women@Renault tem um mandato de liderança renovado a cada dois anos. A gestão atual é composta por Isabela Pinto, gerente geral de Supply Chain, Fernanda Silva, gerente de Engenharia de Produto, Fabiana Castro especialista em Engenharia Logística e Mellanie Sturião, analista de Performance. O grupo tem como sponsor Marluce Borges, vice-presidente de Compras América Latina Renault Group.

“O Women@Renault é uma rede focada em diversidade de gênero dentro da Renault do Brasil, que inspira e empodera mulheres, desafia a companhia, e representa a Renault Group em grupos externos de diversidade de gênero. Temos muito orgulho das evoluções que conquistamos nos últimos anos”, afirma Marluce Borges, vice-presidente de Compras América Latina Renault Group.

O grupo Women@Industry&Quality possui líderes de todas as áreas dos departamentos industriais. A gestão atual é composta por Marcia Zazula, gerente geral de Projetos, Debora Lazarotto, supervisora do Sistema de Produção, Lilian Santos, coordenadora de Projetos de Engenharia e Bruna Santos, coordenadora de Qualidade. O grupo tem como sponsor Mendi Ammad, vice-presidente Industrial e Qualidade para a América Latina.

“A Renault é uma empresa humana e calorosa. Encontramos força na diversidade e queremos ser um ambiente em que todos se sintam incluídos, por isso o Women@Industry&Quality realiza ações focadas no desenvolvimento das mulheres no ambiente industrial, desde os básicos até programas como Women Academy”, destaca Mendi Ammad, vice-presidente Industrial e Qualidade para a América Latina.

Como resultado de todas as ações realizadas, a Renault do Brasil já recebeu quatro reconhecimentos WEPS (Women’s Empowerment Principles) concedido pela da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo três vezes categoria Ouro. (Foto: Renault/Divulgação).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)