Volkswagen celebra 1 milhão de Polos produzidos no Brasil
A Volkswagen do Brasil celebra o marco de 1 milhão de unidades produzidas no País do Volkswagen Polo, o carro de passeio mais vendido do Brasil, além de líder de vendas entre os hatches desde 2023, 2024 e também em 2025. No Brasil, o Volkswagen Polo é produzido atualmente na fábrica de Taubaté-SP, unidade que também começará a fabricar o SUVW Tera a partir do dia 2 de abril. O Polo Track, modelo de entrada da Volkswagen, também será fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a partir de segunda-feira (31/3) em volumes adicionais aos produzidos em Taubaté.
“É uma grande emoção celebrar o marco de 1 milhão de unidades produzidas do Volkswagen Polo, um modelo fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil. O Polo é um fenômeno de vendas e o queridinho dos brasileiros, sendo o carro de passeio mais vendido do País e líder entre os hatches. Além das fronteiras, o VW Polo também mostra a força da nossa produção local com a mais alta tecnologia e inovação: é o modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil e fechou o ano passado como o veículo mais vendido na região América do Sul, considerando todos os segmentos. A história de sucesso do Polo o transformou em referência no setor automotivo e nos enche de orgulho saber que o nosso modelo já conquistou mais de 1 milhão de VW Lovers”, afirma Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
“O Volkswagen Polo é um caso de sucesso em nossa região e representa o trabalho de todo o time na forma como a produção do carro foi inicialmente implementada, na fábrica Anchieta, e mais tarde transposta para Taubaté, aumentando nossa capacidade de produção e adicionando inovação aos nossos processos produtivos”, afirmou Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul).
O Volkswagen Polo é o carro de passeio mais vendido do Brasil, além de líder entre os hatches desde 2023, 2024 e também em 2025. Neste ano, já são 20.061 unidades do Polo vendidas (jan-25/3) no País.
Em 2024, o Volkswagen Polo também foi o veículo mais vendido da América do Sul, considerando todos os segmentos, com 161.503 unidades emplacadas na região. Desse total, 140.155 unidades foram vendidas no Brasil, registrando um crescimento de 26% em suas vendas em 2024, comparando com 2023, quando foram emplacadas 111.247 unidades do modelo.
O Polo também é o modelo mais exportado pela Volkswagen e representa 44% dos embarques da marca em 2025. Já foram 8.595 unidades exportadas do Polo neste ano (jan-fev). No período, a marca exportou um total de 19.368 veículos, que representam crescimento de 117% em relação a 2024 (jan-fev: 8.917 unidades).
História de sucesso do Polo no Brasil

A chegada do Volkswagen Polo, que sempre foi inovador em inúmeros aspectos, revolucionou a indústria automobilística brasileira e trouxe novas referências em tecnologia na produção e no próprio produto. Tudo que se aprendeu a fazer de melhor em automóveis está dentro do Polo. Em 2002, para a ocasião do lançamento do primeiro Polo por aqui, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) passou por um grande trabalho de modernização. A chamada “Nova Anchieta” foi equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada: tornava-se assim uma das mais modernas unidades do mundo para produzir o Polo, apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais.
Já em 2009, a Volkswagen sai na frente com o Polo E-Flex (foto abaixo), primeiro modelo flex do mercado brasileiro sem o reservatório de gasolina para partida a frio. Este modelo equipado com o sistema Flex Start inaugurou uma nova geração de veículos flexíveis no Brasil, reforçando o pioneirismo da marca no desenvolvimento da tecnologia flexfuel. A nova tecnologia também contribuía para a redução da emissão de poluentes durante a partida do veículo.

Já preocupada com a questão da sustentabilidade, a Volkswagen apostou, no mesmo ano, no Polo BlueMotion (foto abaixo). O modelo tinha uma série de recursos e soluções para diminuir 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2, como um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, além de mudanças significativas em partes de design do veículo, melhorando a sua aerodinâmica.

Em 2017 (fotos abaixo), o Polo marcou a história da Volkswagen outra vez. Ele foi o grande embaixador da Nova Volkswagen e foi também o primeiro hatch compacto e o primeiro modelo fabricado no Brasil a receber a plataforma MQB-A0, com estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra e alta resistência, ganhando mais rigidez e robustez, aumentando o nível de segurança para o motorista. O design frontal era exclusivo para o Brasil, enquanto o interior moderno dava as boas-vindas ao mundo digital, já que o Novo Polo estreou a segunda geração do Active Info Display, com tela de quadro de instrumentos totalmente digital. Na ocasião, o Polo seria lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha.

Já em 2022 (foto abaixo) uma nova evolução: ao completar 20 anos de produção na Anchieta, o hatch chegou renovado ao mercado e reforçou o ‘Family Look’ da marca, com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas, conjunto óptico inédito e novos acabamentos internos. Também ofereceu faróis de LED desde as versões mais básicas. Em paralelo, numa tarefa mais do que especial, o Polo Track chegou para substituir o Gol com conjunto mais moderno e robusto. A versão topo de linha GTS, a mais esportiva e completa do compacto da Volkswagen, chegou ao mercado em 2023, com motor 250 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque e tecnologias como os faróis IQ.Light com iluminação em LED Matrix.

Volkswagen celebra 50 anos do Polo no mundo
Mundialmente, a Volkswagen está celebrando em 2025 os 50 anos do Polo, um ícone da indústria automotiva global. Desde 1975, o Volkswagen Polo encanta gerações e se tornou um pioneiro em seu segmento: sempre foi sinônimo de mobilidade acessível, design atemporal e tecnologia pioneira. Com mais de 20 milhões de veículos vendidos em seis gerações, o Polo se estabeleceu como um dos modelos de maior sucesso quando o assunto é carro compacto. Em todo o mundo, o hatch compacto vem ditando tendências em seu segmento e representa virtudes típicas da Volkswagen como qualidade, segurança e conforto. (Fotos: VWB/Divulgação).