Restaurador mostra passo a passo da revitalização de clássicos
Volkswagen Passat Pointer GTS 1988.
A restauração de carros clássicos é muito mais do que devolver o brilho a um veículo antigo: é ressuscitar histórias e reavivar memórias que o tempo quase apagou.
Esse é o legado de Sandro Rogério Stoco, especialista em automóveis que transformou sua paixão em um verdadeiro negócio de sucesso.
Com mais de 35 anos de experiência na indústria automobilística, Stoco acumula passagem em grandes marcas como Chevrolet e Karmann, além de ser inventor do S-Tronic, máquina de remanufatura de bicos e unidades injetoras.
Um dos projetos mais marcantes de sua carreira foi a restauração do Ford Escort XR3 1984, um verdadeiro ícone dos esportivos brasileiros dos anos 1980.
O modelo, encontrado abandonado em uma garagem, estava em condições críticas: motor fundido, sem bancos, acabamentos internos destruídos e documentação em situação complicada.
Determinado a dar uma nova vida ao carro que foi um símbolo de esportividade durante a infância, Stoco enfrentou desafios técnicos e de documentos, finalizando uma restauração minuciosa que durou quatro anos.
O resultado foi um sucesso tão grande que o veículo chegou a ser vendido por R$ 60 mil em Recife.
Hoje, o valor estimado está cotado acima de R$ 100 mil. Independentemente disso, o atual proprietário reforça que o veículo não está à venda.
Outro projeto emocionante foi o do Volkswagen Passat Pointer GTS 1988. Restaurado para homenagear o irmão falecido de um cliente. Antes de começar a ganhar nova vida, o modelo estava parado por 23 anos, ganhou nova vida com peças originais, suspensão retrabalhada e pintura impecável, proporcionando uma entrega emocionante para toda a família.
Cada restauração realizada por Stoco segue um processo rigoroso: da desmontagem completa à pesquisa minuciosa de peças e materiais originais, até a entrega, que se transforma em uma celebração. O trabalho de Stoco é, acima de tudo, uma homenagem à história automotiva brasileira, resgatando a alma de veículos icônicos.
Entre os modelos restaurados por Stoco estão clássicos como o Gol GTI 1993, Opala 1974, Fusca Itamar 1994, Chrysler 300C, e o lendário Dodge Charger RT 1972. Para Stoco, restaurar não é apenas um trabalho: é uma verdadeira arte que transforma carros em sonhos realizados.
Veja as etapas de uma restauração:
- Entrevista com o cliente;
- Pesquisa sobre o carro (cores, peças e materiais que precisam separados);
- Desmontagem (etapa que o modelo fica somente na sua estrutura);
- Funilaria;
- Funcionamento do motor;
- Suspenção;
- Galvanização e Cromagem;
- Pintura das peças;
- Procura por peças originais;
- Acabamento interno;
- Entrega.
Vale dizer que para cada carro restaurado Sandro Stoco elabora uma entrega diferente, onde o cliente pode trazer seus familiares, escolhe uma música para retirada da capa e a emoção sempre toma conta nesse momento.
História do Volkswagen Passat
Primeiro veículo Volkswagen com motor refrigerado a água – seu quatro-cilindros de 1.500 cm³ gerava 78 cv brutos –, o Passat foi lançado no Brasil em 1974, apenas um ano após sua chegada na Europa.
Com desenho assinado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, no início tinha carroceria 2-portas, recebendo a de 4 portas no fim daquele ano, no IX Salão do Automóvel.
O modelo trazia muitos avanços. Carroceria era do tipo monobloco, o motor estava instalado na frente (em todos os outros modelos estava instalado na traseira) e tinha comando de válvulas no cabeçote (ante o comando no bloco dos demais “a ar”).
Em 1976, viria o motor de 1.600 cm³ e 96 cv, além da tampa traseira aumentada, a versão chamada “três-portas”, oferecida em complemento às de duas e quatro portas.
A versão abastecida com etanol viria em 1979. Para 1980 viria a reestilização, com a adoção de faróis retangulares.
O Passat ao longo do tempo ganhou várias versões, mudanças mecânicas e novas opções de acabamento, sempre mantendo o estilo de carroceria: Passat Surf, TS, LSE, entre outras.
A versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga-leve e bancos dianteiros Recaro, entre outros itens. A partir de 1984 passou a trazer o mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv na versão a gasolina e 92 cv na a etanol.
O GTS Pointer exposto é uma das últimas unidades do Passat fabricadas na Anchieta, em 1988, e saiu da linha de produção diretamente para o Acervo VW. Já em quantidade, o Passat foi fabricado até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.
Sobre o Ford Escort XR3
O Ford Escort XR3 1984 é um dos modelos mais icônicos da história automotiva brasileira, especialmente entre os esportivos nacionais dos anos 1980.
Ele fazia parte da segunda geração do Escort, que chegou ao Brasil em 1983, e rapidamente se tornou um sonho de consumo.
O nome XR3 significava “Experimental Research 3”, indicando que o modelo trazia inovações e um apelo esportivo.
Em 1984, o XR3 recebeu melhorias e se consolidou como um dos esportivos mais desejados da época. Ele se destacava pelo visual agressivo, com aerofólio traseiro, saias laterais e faróis de neblina. O teto solar, disponível como opcional, era um diferencial que tornava o carro ainda mais exclusivo.
Motorização e Desempenho
O Escort XR3 1984 vinha equipado com um motor 1.6 CHT (High Turbulence Combustion), com 81 cv de potência e torque de 12,8 kgfm. Embora não fosse o mais potente da época, o XR3 se destacava pelo peso reduzido e excelente acerto de suspensão, garantindo ótima dirigibilidade.
A Ford utilizava um sistema de suspensão independente nas quatro rodas, o que era um diferencial para um carro nacional naquele período. Isso proporcionava mais estabilidade e segurança nas curvas, tornando-o um verdadeiro esportivo dentro da categoria.
Hoje, o Escort XR3 1984 é um clássico muito valorizado, especialmente em boas condições e com peças originais. Ele representa uma época em que os esportivos nacionais tinham personalidade marcante e conquistavam os apaixonados por carros.
Sandro Stoco: Pioneiro na remanufatura de unidades injetoras diesel
Criador do processo de remanufatura de bicos e unidades injetoras, o mecatrônico Sandro Stoco acumula mais de 30 anos de inovação, oferecendo economia de até 87% para frotistas e caminhoneiros.
A remanufatura restaura peças usadas, seguindo padrões rigorosos de qualidade. Além de reduzir custos, o processo consome até 95% a menos de energia, minimiza resíduos e reduz emissões de gases poluentes — um pilar da economia circular e uma estratégia cada vez mais adotada pela indústria automotiva.
Portanto, o que acontece hoje, foi visto por Sandro Stoco há três décadas, quando ele criou a S-Tronic, a primeira máquina no Brasil capaz de recuperar bicos e unidades injetoras, oferecendo uma alternativa aos motoristas que só encontravam kits completos.
O sucesso da S-Tronic impulsionou a demanda e levou Stoco a ministrar cursos em todo o Brasil, formando mais de 20 mil profissionais na técnica de remanufatura. Hoje, a remanufatura de unidades injetoras já é reconhecida.
Segundo Stoco, a remanufatura de um conjunto de bicos injetores de um motor de 6 cilindros, que custaria cerca de R$ 36.132, pode ser feita por R$ 4.500 com o S-Tronic — uma economia de 87%.
Essenciais para o desempenho dos motores a diesel, os bicos injetores controlam a injeção de combustível na câmara de combustão. Defeitos podem ser identificados por:
- Perda de potência;
- Fumaça preta excessiva;
- Aumento no consumo de combustível;
- Dificuldade na partida.
(Fotos: Divulgação).
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