Engarrafamentos: como viajar de moto com segurança no Carnaval
Com o aumento do fluxo de veículos durante o feriado, motociclistas devem estar atentos às recomendações para garantir uma viagem segura mesmo com um trânsito intenso.
O feriado de Carnaval se aproxima e, como acontece todos os anos, muitos motociclistas planejam aproveitar o período para pegar a estrada. Este ano, a data comemorativa acontece entre 28 de fevereiro e 4 de março, dias em que as rodovias brasileiras devem apresentar um fluxo intenso de veículos. Por isso, para quem prefere viajar sobre duas rodas, os congestionamentos exigem cuidados tanto na direção quanto na manutenção da moto.
De acordo com Luciana Maria Basilio, gestora de pós-vendas da Blokton, a maior concessionária Honda do Paraná, respeitar os limites de velocidade das rodovias e manter uma distância segura de outros veículos são medidas fundamentais. Em situações de tráfego intenso, como aquelas típicas de feriados prolongados, a atenção do motociclista precisa ser redobrada, já que as chances de freadas bruscas e engavetamento de carros aumentam.
Em relação aos cuidados com a moto, Luciana alerta que, durante congestionamentos, há o risco de o motor e os freios se superaquecerem. “Para evitar riscos, nessas condições, o ideal seria procurar um lugar seguro para o condutor descansar e a motocicleta resfriar o suficiente para não sofrer desgastes prematuros por uso severo”, explica.
Além disso, a postura e o uso correto dos recursos da moto fazem toda a diferença para a preservação do veículo e do piloto. A especialista reforça a importância de o motociclista manter as duas mãos no guidão durante todo o trajeto e recomenda que a moto ocupe o espaço igual ao de um carro, mantendo uma distância segura do veículo da frente. Ela destaca, ainda, que em mudanças de faixa e ultrapassagens, nunca se deve utilizar o acostamento.
Porém, nos engarrafamentos, não é raro ver motociclistas utilizando o chamado “corredor” para ultrapassar os carros parados. Por mais que o Código de Trânsito Brasileiro não proíba a prática, a passagem entre os carros deve ser feita com uma distância mínima garantida, em uma velocidade reduzida e, preferencialmente, apenas quando os demais veículos estiverem parados. Agora, se não houver mais espaço para circulação de motos, a representante da Blokton sugere que o motociclista a mantenha em ponto morto para evitar desgastes no sistema de embreagem.
Prevenção antes de pegar a estrada
Qualquer modelo de motocicleta requer cuidados específicos de manutenção antes de ser pilotado. Nesse quesito, Luciana relembra a importância das revisões periódicas, que devem ser feitas com base na tabela de manutenção da montadora. Normalmente, a checagem é feita a cada 6 meses ou após 6.000 km rodados, com exceção da primeira, que deve ser feita após 1.000 km rodados. “Vale lembrar também que, conforme o manual do proprietário, o nível do óleo deve ser verificado sempre que for pilotar”, acrescenta.
Para complementar as revisões na concessionária, outra recomendação da especialista é seguir o método P-CLOC, desenvolvido pela Honda, que pode ser feito em casa. As etapas são focadas em uma manutenção preventiva dos componentes essenciais da motocicleta, como pneus, comandos e cabos, luzes (parte elétrica), óleo e combustível, além da corrente de transmissão. A revisão preventiva ajuda a evitar surpresas durante a viagem e garante que a moto esteja em boas condições de uso, minimizando riscos mecânicos e contribuindo para a longevidade do veículo. (Foto: Honda Blockton/Divulgação).