Coluna Histórias & Estórias – Por Chico Lelis:
Uma incrível palhaçada
Tive a oportunidade de ir, para almoços, por duas vezes ao Hotel Fasano Boa Vista (a convite de fábricas), instalado em antiga fazenda, transformada em um condomínio de alto luxo, com o mesmo nome, na rodovia Castelo Branco, cerca de 100 km da capital. É algo realmente espetacular, com suítes de 180 m², campo de golfe, piscina, equitação, lago e uma cozinha de onde saem deliciosos pratos. Enfim, um lugar especial no interior de São Paulo.
E, nessas minhas duas idas ao Fasano, ganhei, sabem de quem? Dele, o homem mais rico do planeta e, agora, o todo poderoso do governo Trump, Elon Musk, que só esteve lá uma única vez, em maio de 2022.
Mas vamos à palhaçada
Entretanto, o que mais me encantou no Fasano Boa Vista foi o delicioso livro, “The Circus” 1870 – 1950, da editora Taschen, de autoria de Noel Daniel, que mostra, em centenas de páginas, o circo pelo mundo. Ele nos mostra cenas muito curiosas do maravilhoso mundo circense. Quem, que já foi a um circo, consegue esquecer a magia que o cerca? Mesmo hoje, sem a presença (muito justa) de animais, o circo continua uma atração sensacional, com seus trapezistas, palhaços, atiradores de faca, mágicos e outras atrações.
Entre as histórias contadas por Noel, está a de um grupo de palhaços, ocorrida em 1923, fazendo menção a Henry Ford e seu modelo “T”.
Em seu texto, o autor fala que “Participar de um concurso de circo foi uma grande oportunidade para os palhaços criarem piadas tropicais que abordassem eventos atuais. Quando Henry Ford deu a todos os americanos a possibilidade de possuir um automóvel, esses palhaços surgiram com o que equivalem aos chineses”.
Olhando as fotos, podemos ver que, realmente, a ideia dos palhaços caracterizados de chineses, foi criar um clima irônico, lembrando o trabalho do criador da linha de montagem nos EUA.
Essa apresentação aconteceu em 1923, ou seja, há 102 anos. Mas, qual seria a atuação desses “clowns” se essa cena ocorresse nos dias de hoje, com a tecnologia chinesa avançando como vem acontecendo. A liteira seria elétrica? Ou hibrida? (Chico Lelis – chicolelis@gmail.com).

