Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:

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Postado 2 de janeiro de 2025 por bisponeto em

Firás Fahs revolta-se com punição “bizarra” na F-Delta

A etapa final da Fórmula Delta, realizada no último dia 22 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, poderia ter terminando diferente para o paranaense Firás Fhas se não fosse a punição descabida imposta a ele pelos comissários da prova. Sem a punição ele teria conquistado o título de vice-campeão na classificação geral em sua temporada de estreia em carros monopostos.

Firás Fahs, que nesta temporada conta com o apoio da New Zone Importados, Brand Collection e ExtraVape, lidera a corrida 2, no domingo, quando na última volta e faltando três curvas para a bandeirada quadriculada, levou um toque e caiu para a terceira colocação. “Subi à torre dos comissários para reclamar e para minha surpresa recebi uma punição de 20 segundos, que me tira o título de vice-campeão na classificação geral. Terminou a temporada como vice-campeão na competição de Rookies, mas é difícil engolir uma punição destas, é bem frustrante para dizer a verdade”, acentua Firás.

Wassim Fahs, pai de Firás, que a punição “bizarra” imposta ao Firás é uma grande injustiça a segunda que ele sofreu na temporada. “Os comissários não podem errar feio deste jeito porque estraga o trabalho de todo um ano, na qual investimos alto. É revoltante e alertamos as autoridades da Federação, que precisam analisar a conduta dos comissários para que punições injustas não prejudique o trabalho de jovens pilotos. O Firás liderava e fazia a sua tangência normal. O próprio Pietro Mesquita, que forçou a ultrapassagem, entendeu que o Firás não merecia ser punido. E agora, perdemos o vice-campeonato e nada irá acontecer aos comissários. É preciso repensar muitas coisas para o bem do futuro do automobilismo”, acentua o informado Wassim. (Foto: Edmar Salguero/Divulgação).

Giovana Marinoski encerra temporada com vice na Rotax Max

A kartista paranaense Giovana Marinoski, da equipe SKM/Celepar/Clínica Pneumoair/Brain Treinamento Mental/Instituto ASR, considerou positiva a temporada 2024. Ela conquistou o título de vice-campeão da categoria Rotax Max na Copa São Paulo de Kart da Granja Viana e finalizou o Campeonato Brasileiro, disputado em Paulínia, São Paulo, na 11ª colocação da categoria Rotax Max.

Giovana destaca que sua meta era ser campeã da Rotax Max na Copa São Paulo, mas está feliz com o título de vice-campeã. “Foi um ano bem positivo, fui a pódio em sete das nove etapas da Copa São Paulo. Ser campeã não deu, mas disputei o título até a última etapa. A equipe realizou um bom trabalho e estou feliz com tudo que realizamos”, acentua Giovana.

Sobre o Campeonato Brasileiro, Giovana frisa que foi um grande desafio porque desconhecia completamente a pista. “Não pude treinar na pista. Meu primeiro contato já foi nos treinos oficiais. Fui evoluindo a cada dia e treino da competição. Tive problemas na grande final, mas o 11º lugar foi um bom resultado levando em consideração as condições que enfrentei”, finaliza Giovana. (Foto: Gilmar Rose/Divulgação).

Fórmula Truck cria categoria Original para a temporada 2025

A Fórmula Truck está no período de feiras, mas nem por isso as novidades surgem praticamente todos os dias. O presidente Gilberto Hidalgo anuncia uma excelente novidade para pilotos que desejam estrear na categoria, sejam eles novatos ou oriundos do kart e de outras categorias do automobilismo brasileiro. Será criada a categoria Original, com estreia prevista para o segundo semestre de 2025. Gilberto Hidalgo explica que a categoria será completamente original. Serão mexidos somente os itens de segurança, conforma as normas estabelecidas pelas federações que fazem a supervisão das provas da Fórmula Truck e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). O regulamento está em fase final de elaboração e em breve estará à disposição dos interessados. “Será uma categoria barata que servirá de acesso às categorias F-Truck e GT Truck. A velocidade máxima será de 110 km/h limitada pelo tacógrafo em todos os pontos da pista. É uma categoria para aqueles pilotos que nunca competiram com um caminhão e para aqueles garotos do kart que têm nos procurado, manifestando interesse em ingressar na Fórmula Truck. Terão que ter a idade mínima de 16 anos, conforme estabelece a CBA e a graduação B na carteira de piloto”, adianta Gilberto Hidalgo.

Temporada 2025: A temporada 2025 da Fórmula Truck terá início no dia 16 de fevereiro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e se encerrará no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, no dia 7 de dezembro. Serão 10 etapas ao longo do ano, passando por São Paulo, Uruguai, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná. A Fórmula Truck 2025 terá promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas. Master Power e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. (Foto: Tiago Soares/Divulgação).

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