Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Anna Luiza Pimpão se prepara para o Brasileiro de Kart
Uma das representantes femininas mais atuantes no kartismo nacional, Anna Luiza Pimpão recebeu apoio e motivação para o desenvolvimento de sua carreira. Nesta semana, de 12 a 14 de setembro, a piloto de Caraguatatuba, disputará o Open com foco na preparação para o Campeonato Brasileiro, competição mais importante da temporada, que será realizada em outubro, no Kartódromo Speed Park, interior de São Paulo. Na última semana o time ganhou reforço financeiro com o patrocínio de uma autoescola que aposta no talento de Anna Luiza Pimpão. “Nós acreditamos que o esporte é um dos principais meios de desenvolvimento das pessoas e vimos na Anna Luiza um potencial muito grande, ainda mais no esporte a motor em que a presença feminina é tão pequena. Nos sentimos orgulhosos e honrados em participar desta jornada e ninguém melhor que um piloto para representar a marca da nossa empresa. Tenho certeza de que estamos todos na direção certa”, declarou Milene Rodrigues, proprietária da Autoescola Objetivo, que atua no setor atendendo diversos públicos há mais de 20 anos.
Anna Luiza Pimpão integrará a categoria F4 Graduados, uma das mais competitivas da modalidade. “Estou muito feliz em poder representar a Autoescola Objetivo e todas as outras empresas que acreditam em mim e no meu potencial. Darei o meu melhor tanto no Open, nesta semana, como no Brasileiro, com o objetivo de levar essas marcas sempre ao pódio”, concluiu a pilota que conta também com o patrocínio das empresas Construjá, Construdigi, Ferjá, Litoral Norte e Depósito Martin de Sá. (Foto: Diego Tartalho).
Etapa gaúcha da Stock Series teve Alfredinho Ibiapina no pódio
O Velopark, menor traçado do calendário da Stock Series em 2024, situado em Nova Santa Rita-RS, foi um grande desafio para o piloto Alfredinho Ibiapina (Liderança Serviços/ Mêntore Bank). Sem muitos pontos de ultrapassagens o piloto teve disputas intensas e conseguiu alcançar o pódio na corrida 2, com o segundo lugar na Rookie, classe para pilotos estreantes na categoria, e quinto lugar na geral. “Tivemos pista seca durante os treinos, chuva na classificação e pista nem seca nem molhada na primeira prova. Com estas condições eu demorei um pouco para me adaptar ao traçado que eu ainda não conhecia. Mas o carro estava bom. Na primeira prova eu estava na quinta posição e tive que cumprir um drive thru. Cair para o final do grid numa pista curta prejudicou a busca por um bom resultado porque eu fiquei uma volta atrás”, contou Ibiapina.
Na corrida 2 o piloto conseguiu uma boa recuperação que o levou ao pódio. Na prova final Ibiapina aprendeu que a tomada de decisão tem hora certa. “Eu estava rápido, mas cometi o erro de não ter feito a ultrapassagem no segundo colocado logo no início da prova para tentar ganhar vantagem de tempo em relação ao pelotão que vinha logo atrás”, confessou o piloto que encerrou a corrida 3 na sexta posição na geral e quarto colocado na classe Rookie. A próxima e última etapa da Stock Series está marcada para os dias 14 e 15 de dezembro, em Interlagos, na capital paulista. “Teremos um jejum bem grande da Stock Series, e enquanto a última rodada não chega vou usar o kart para manter o ritmo de corrida participando dos campeonatos Europeu, Mundial e Brasileiro de Kart na KZ Shifter”, concluiu Alfredinho Ibiapina. (Foto: Carsten Horst).
Campeão Sul-americano, Marcelo Tortato estreia no Mundial
O título de campeão sul-americano conquistado no dia 25 de agosto, em Nova Santa Rita-RS, aumentou a motivação de Marcelo Tortato estrear no Mundial de Kart OK FIA. Reunindo pilotos de todo o mundo o evento será realizado de 12 a 15 de setembro, no Circuito PF Internacional, em Sheffield, na Inglaterra.
Com o objetivo de conhecer o traçado do kartódromo o piloto participa nesta semana, de sexta a domingo, do Champions of the Future Euro Series, uma espécie de Open do evento principal. Tortato será um dos representantes brasileiros na OK FIA Júnior no Campeonato Mundial, que reunirá mais de 120 pilotos na categoria. O formato da competição é dinâmico, com os concorrentes divididos em grupos que se enfrentam entre si para definir os 36 finalistas que irão disputar o título, no domingo, dia 15, quando conheceremos o campeão do mundo.
“Assim como no Sul-americano serão corridas rápidas e classificatórias, e eu me adaptei muito bem com este formato de competição. Claro que num campeonato Mundial o peso é bem maior, com mais competidores e acredito que a grande maioria já conhece o traçado. Então, o nosso objetivo nesta estreia é sermos competitivos em todas as baterias”, comentou Marcelo Tortato. “Agradeço o apoio do TMO, o suporte que estou recebendo da equipe CRG, do meu técnico Olin Galli, que irá disputar a OK FIA, do meu mecânico Izac Machado e do telemetrista Thomás Becker. Não poderia deixar de citar o Josenildo Silva, membro da equipe que ficou no Brasil e que também foi responsável pela minha conquista no Sul-americano de Kart”, concluiu o piloto. O Campeonato Mundial será transmitido ao vivo pelo canal oficial no Youtube do FIA Karting Championship, a partir do dia 12 de setembro. (Foto: Cristiano Rodrigues – Enia Comunicação).