TEST-DRIVE: Fiat Fastback Abarth, um esportivo que tem estilo

0
Postado 22 de agosto de 2024 por bisponeto em

A marca Abarth retornou ao Brasil em 2022, com o Fiat Pulse e o sucesso não demorou a chegar. Depois foi a vez do Fastback ser picado pelo escorpião mais famoso do mundo, em novembro de 2023. O primeiro SUV Coupé da Fiat ficou mais apimentado, com melhor performance, tecnologia e inovação de um legítimo Abarth feito sob medida para os amantes de velocidade e adrenalina. Ele é comercializado no Brasil por R$ 159.990,00.

O Automanianet ficou uma semana com o Fiat Fastback Abharth para avaliação, de 1.º a 8 de agosto e como não poderia deixar de ser, chamava a atenção por onde passávamos, onde as pessoas que ainda não conheciam vinham perguntar sobre o modelo. O Fastback Abarth branco chamava as atenções, com os escorpiões na grade frontal, laterais e no volante e o Abarth estampado na tampa de porta malas. As saídas de escape dupla, uma de cada lado e as rodas especiais de 18” dão o ar de esportividade ao modelo.

Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o Fiat Fastback Abarth mantém os traços que fazem sucesso no SUV Coupé, com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo. Dispensando opcionais, traz ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).

Performance  

Como um autêntico Abarth, a performance do Fiat Fastback Abarth é seu ponto alto. Equipado com o motor de maior potência e torque da categoria – 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) e 270Nm, o modelo traz sob o capô o propulsor Turbo 270. Já quando o assunto é aceleração, ele também faz bonito e vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220km/h (etanol) e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv. 

Como um verdadeiro SUV, ele possui o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Aliás, comparado com outros modelos da Família Fiat Fastback, o Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.  

Segurança e Tecnologia  

O Fiat Fastback Abarth traz diversas tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa. Também conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite que o motorista troque de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução.  

O SUV da Abarth também possui recursos de segurança, como os ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens são capazes de prevenir ou minimizar impactos em situações de risco, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo.  

Durante essa semana de avaliação, tivemos a oportunidade de pegar a estrada, em uma viagem a Ponta Grossa, sendo um total de 340 km entre ida e volta, onde pudemos constatar toda a esportividade e força desse SUV esportivo. Ele tem boa aceleração e retomadas de velocidade muito rápidas, o que facilita as ultrapassagens com segurança. Lembrando que sempre respeitamos as velocidades e sinalizações das estradas, visando a nossa segurança e a dos demais ocupantes das vias.

Em resumo: Os motoristas brasileiros sempre gostaram dos modelos esportivos mais acessíveis e além da Abarth outras siglas também fizeram sucesso como: TS, RS, GTS entre outras. O Fiat Fastback Abarth entrega essa esportividade e até como muito conforto e requinte. Outro ponto forte do Fastback é o seu porta-malas, que é um dos maiores da categoria. A economia, como nos demais veículos, vai depender o “pé” do motorista, se pisar mais, vai gastar mais. Porém numa tocada normal, com poucas acelerações mais fortes, ele vai fazer tranquilamente 11 km/l na estrada. (Bispo Neto).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)