TEST-DRIVE: Jeep Compass 2.0 Hurricane Blackhawk tem alma esportiva
No início do mês de junho tive a oportunidade de testar o esportivo Jeep Compass 2.0 Hurricane Blackhawk por uma semana. Como havia uma viagem de férias marcada pela a Região Oeste do Paraná, ele veio na hora certa. Foram 1500 quilômetros no total, com muito conforto, desempenho e segurança, graças ao potente motor com 272 cv que facilitava as ultrapassagens com bom torque nas acelerações e retomadas de velocidade.
Vamos começar pelo seu interior, que tornou a nossa experiência a bordo ainda mais gostosa, com um sistema de áudio de alta qualidade. Tendo 8 alto-falantes e subwoofer, o sistema Premium Beats torna a viagem dos ocupantes mais prazerosa, se desligando do barulho externo com o pesado trânsito da BR 277. Os detalhes em termos de conteúdo fazem muita diferença, e neste quesito, mais uma vez, o Compass não precisa de grandes esforços para agradar, já que seu pacote é naturalmente bem recheado, com muita tecnologia.
Alguns bons exemplos: Quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD: de série a partir da versão Longitude, é totalmente digital e permite diversas possibilidades de personalização, inclusive do estilo do menu. Central multimídia de 10,1” com Adventure Intelligence Plus: tela Full HD com navegação embarcada de série e presença da Adventure Intelligence, a plataforma de serviços conectados da Jeep. Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay: não é necessário o uso de fios para espelhar seu celular na central multimídia, independentemente do tipo de smartphone. Também de série em toda as versões. Com o carregador de celular sem fio, é possível carregar seu smartphone, basta apoiá-lo na área indicada do console central e o procedimento é feito por indução (é necessário apenas que o aparelho seja compatível com essa tecnologia) e Adventure Intelligence Plus: plataforma de serviços conectados oferecido pela Jeep, que transforma os SUVs da marca em um produto totalmente conectado.
A linha 2025 do Compass traz outra novidade: garantia de 5 anos de fábrica e assistência 24h em todo território nacional. E isso não é tudo, todas as unidades de Compass a partir de MY22 que ainda estejam em período de garantia e com as revisões em dia, passam a contar com a “Garantia Ampliada Jeep” por mais dois anos, de acordo com os critérios do programa, totalizando também os 5 anos. Por exemplo, um cliente com um Compass MY22, que estaria com a sua garantia de 3 anos terminando esse ano, poderá ter mais 2 anos de garantia adicional, de acordo com os critérios do programa. Mais detalhes sobre a “Garantia Ampliada Jeep” estarão disponíveis no site da Jeep (www.jeep.com.br) a partir do dia 18 de abril. E o pacote de revisões do Jeep Compass segue o modelo atual, com revisões a cada 12 mil KM ou 12 meses para os modelos com motores T270 e Hurricane e 20 mil KM ou 12 meses para o motor TD350.
Outro ponto forte é a sua economia, nada mal para um motor que desenvolve 272 cv de potência. Foram 1.500 km rodados durante seis dias com uma média de 8,7 Km/l chegando em 9,2 Km/l em alguns períodos de trânsito urbano, com a velocidade reduzida obedecendo as velocidades estipuladas nas cidades. Aliás, também na estrada procuramos manter a velocidade indicada, só excedendo em caso de ultrapassagens, mas logo retornando à segurança da via.
O modelo do teste é a versão topo de linha Blackhawk, que tem sob o capô nada menos que o desejado motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, que permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e a velocidade máxima é 228 km/h. O motor Hurricane é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. O propulsor despeja potência e torque para deixar o motorista bem à vontade para “brincar” nas ruas e estradas. São retomadas e ultrapassagens feitas com tranquilidade ao primeiro toque no acelerador, gerando confiança ao condutor e segurança para todos a bordo.
Outra novidade importante é que a linha 2025 do SUV médio da Jeep passa a oferecer ADAS nível 2 com a adição do ADA (Assistente ativo de direção). É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida. Além dessa novidade, desenvolvida localmente pelas equipes de engenharia, todos os demais recursos ADAS que já eram oferecidos aos clientes foram recalibrados, considerando
Estes recursos, entretanto, representam apenas uma parte dos sistemas de segurança do Jeep Compass. A lista é ainda mais vasta, incluindo 7 airbags, sistema de detecção da pressão dos pneus, TC (Controle de Tração), PBA (Panic Brake Assist), HSA (Assistente de partida em aclives), DST (Dynamic Steering Torque), ERM (Sistema Eletrônico Anticapotamento, TSC (Trailer Sway Control), ABS (Anti- lock Braking System) e ESC (Controle eletrônico de estabilidade), entre outros.
Em resumo: O Jeep Compass Blackhawk é um SUV esportivo, recheado de tecnologia, conforto e requinte, bom para a cidade e melhor ainda para as estradas, tornando a viagem prazerosa e segura. O seu preço nas revendas de Curitiba está em R$ 279.990,00, um excelente custo-benefício para o padrão do modelo comparado aos demais modelos do segmento. Performance, conforto e tecnologia embarcada são seus pontos altos, tornando-o um SUV Premium Nota 10.



