Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Giovana Marinoski disputa a 3ª etapa da Granja Viana
A paranaense Giovana Marinoski, da equipe SKM/Celepar/Clínica Pneumoair/ULV/Brain Treinamento Mental/Instituto ASR, disputa neste sábado (27/04), a 3ª etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana buscando a liderança da categoria Rotax Max e de olho no Mundial de Kart Rotax. A prova será disputada no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo. Com o segundo lugar na etapa anterior, disputada no mês passado, Giovana assumiu a vice-liderança, com 53 pontos. O líder é Antonio Rocha, com 60 pontos. Em terceiro está Lucas Paiva, com 34 pontos, seguido de Gustavo Martins, com 30; Bruno Massa, 26; e Rodrigo Bompet, com 23 pontos.
A etapa da Copa São Paulo deste sábado e as próximas três serão seletivas para o Campeonato Mundial de Kart Rotax, que será disputado de 19 a 25 de outubro, em Sarno, na Itália, com a expectativa de reunir 400 pilotos de mais de 60 países. O Mundial Rotax completas 25 anos nesta temporada. Giovana está supermotivada para a 4ª etapa, uma vez que está a sete pontos da liderança e também por iniciar sua participação na Seletiva do Mundial Rotax. “Disputar um Mundial é o sonho de qualquer piloto. Tenho esta oportunidade, mas vou enfrentar pilotos experientes. Temos evoluindo muito. O equipamento está competitivo. Queremos iniciar esta seletiva de forma positiva. Aquele que somar maior número de pontos da 3ª a 6ª etapa, ficará com a vaga para o Mundial”, destaca Giovana. (Foto: Diego Tartalho/Divulgação).
Kart de Foz do Iguaçu tem categoria para mulheres
Realizada junto com a programação da 2ª etapa do Campeonato Citadino/10ª Copa Foz do Iguaçu de Kart, a prova festiva para mulheres foi um sucesso. A competição reuniu 23 competidoras, divididas nas categorias A e B. Agora os promotores do Campeonato Citadino e os dirigentes do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu estudam a possibilidade de criar o Campeonato Feminino da Terra das Cataratas. Ana Júlia sagrou-se vencedora da categoria A, tendo como segunda colocada Silvana Silvania Freese, seguida de Adriana Gonzalez, Fernanda Marçal e Tatiani Lamb, que pela ordem, fecham as cinco primeiras colocações. Já na categoria B, a vitória foi de Renata de Castro, seguida de Leticia Dolizny, Chaiane Pimenta, Andreia Toppi e Mariana dos Santos, que ocuparam pela ordem, as cinco primeiras posições da prova. A 2ª etapa do Campeonato Citadino teve promoção e organização do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). Os vencedores foram Rodrigo D’Agostini na categoria F-4 A; Bruno Reolon, na F-4 B; Amauri Colet, na F-4 Light; Caio Zorzetto, na F-4 Júnior; Huan Borges, na Rental Super; Bruno Freitas, na Rental Pro; e Pietro Lamb na categoria Cadete. A 3ª etapa do Campeonato Citadino/Copa Foz do Iguaçu de Kart será disputada no dia 25 de maio. (Foto: Pablo Salazar/Divulgação).
Firás Fahs surpreende na estreia na Fórmula Delta
Foi muito boa a estreia de Firás Fahs na Fórmula Delta. A etapa de abertura foi disputada sexta-feira e sábado, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e o piloto de Foz do Iguaçu surpreendeu, largando em sétimo, conquistando o quinto lugar na corrida da sexta-feira, largando em segundo no sábado e conquistou o quarto lugar. Na Rookie foi segundo na prova de sexta-feira e terceiro no sábado. Com o quinto e o quarto lugares da estreia, Firás Fahs inicia a temporada ocupando a terceira colocação na classificação geral, com 18 pontos. Pedro Antunes, que venceu as duas corridas, lidera, com 40. Já na disputa de Rookies (Estreantes), Firás larga na vice-liderança, com 27 pontos, contra 35 do líder Christian Helou.
Firás Fahs destaca que sua estreia foi muito boa, andando entre os primeiros colocados nos treinos. “Estou me adaptando bem ao carro. Senti um pouco de dificuldades para ultrapassar porque o carro é muito maior do que um kart, os pontos de ultrapassagens são bem diferentes. Esta é a primeira vez que corro em um autódromo. Mas aos poucos fui pegando a mão e fazendo algumas ultrapassagens. Na corrida da sexta-feira tive que tirar o pé para evitar não se envolver em um acidente, perdi várias posições, me recuperei e terminei em quinto. Na corrida de sábado, larguei em segundo, uma vez que o grid é formado com a inversão dos resultados da corrida 1 e liderei boa parte da prova. Mas os adversários estavam muito rápidos. Depois de algumas disputas, consegui segurar a quarta colocação. Foi ótimo estrear marcando pontos nas duas corridas e indo ao pódio na competição de Rookies”, acentua Firas, que conta com o apoio da New Zone Importados, Brand Collection, ExtraVape e Realme. A 2ª etapa da Fórmula Delta está marcada para os dias 4 e 5 de maio, novamente no Autódromo de Interlagos. (Foto: Edmar Salguero/Divulgação).
Akyu Myasava lamenta acidente na 1ª volta da Corrida 2
Um acidente logo na primeira volta da Corrida 2 da etapa de abertura da temporada da Stock Series, na manhã deste domingo (21/04), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, tirou o brilho da estreia do paranaense Akyu Myasava na categoria. O piloto da equipe Garra Racing Team, que conta com apoio do Casino Acaray, Flabom Têxtil e Elisicred, levou um toque e foi jogado contra o muro da reta oposta.
Akyu lamenta o acidente e diz que ele poderia ter sido evitado. “Ele errou no Esse e perdeu rendimento. Como estava mais veloz, coloquei de lado e já estava com mais de meio carro à sua frente, quando ele jogou o carro contra o meu. Os pilotos precisam ter consciência de que se cometerem um erro e consequentemente ficarão mais lentos, têm que aceitar que vão perder posições. Não se deve estragar corrida dos outros logo na primeira volta. O carro estava bom e poderia ter pontuado nas três corridas do fim de semana”, acentua Akyu. Arthur Gama venceu a corrida 2, repetindo o resultado do sábado. Já na corrida 3, a vitória foi de Felipe Barrichello Bartz. Com duas vitórias, Arthur lidera o campeonato, com 78 pontos. Akyu está na 12ª colocação, com 13 pontos. A 2ª etapa da temporada 2024 da Stock Series está marcada para os dias 18 a 19 de maio no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, na região Oeste do Paraná, quando Akyu correrá em casa. (Foto: Murilo Garcia/Divulgação).