Lançamento global das novas BMW R 12 nineT e R 12
Com a R nineT, a BMW Motorrad apresentou mais do que apenas uma roadster de estilo clássico em 2013. Desde o início, ela combinou o design clássico da motocicleta e a tecnologia moderna com alta qualidade artesanal e diversas opções de personalização. Pouco tempo depois, a R nineT foi enriquecida com derivados atraentes, dando origem a toda uma família de modelos para o mundo da BMW Motorrad Heritage.
É por isso que, para a nova BMW R 12 nineT, o foco do desenvolvimento foi “O espírito da nineT”, com o objetivo de seguir perfeitamente os passos da bem-sucedida R nineT e levar adiante sua aparência arquetípica, atemporalidade e alta qualidade de personalização.
Enquanto a nova R 12 nineT, como uma roadster clássica, tem como objetivo causar uma impressão elegante em ambientes urbanos, bem como proporcionar uma pilotagem dinâmica e divertida em estradas sinuosas, a nova BMW R 12 vem sob o lema “O espírito da facilidade”, incorporando perfeitamente uma cruiser clássica para um ciclismo descolado e descontraído.
Liberdade de escolha quanto a design, diversidade e personalização
As novas BMW R 12 nineT e R 12 são roadsters e cruisers clássicas que combinam o caráter autêntico e robusto do motor boxer e a linguagem de design das eras tradicionais das motocicletas com tecnologia inovadora e um conceito modular que oferece ao motociclista o máximo de opções de personalização. A redução ao essencial e a atenção aos detalhes foram as principais prioridades no desenvolvimento do design, resultando em um forte apelo emocional.
Motor boxer autêntico e robusto, com caixa de ar redesenhada
Nos últimos 100 anos, o motor boxer de dois cilindros e o uso de uma transmissão por eixo têm sido sinônimos das motocicletas BMW. Em linha com esse legado, os novos modelos BMW R 12 nineT e R 12, apresentados no ano do aniversário de “100 anos da BMW Motorrad”, enfatizam ainda mais essa configuração distinta do trem de força, após a recente revelação da nova BMW R 1300 GS. O motor boxer refrigerado a ar/óleo com capacidade de 1.170 cm3, já conhecido de vários modelos da BMW Motorrad, fornece 109 cv a 7.000 rpm na R 12 nineT e 95 cv a 6.500 rpm na R 12. Como parte do redesenho completo do chassi, os novos modelos R 12 também apresentam uma nova caixa de ar, agora totalmente integrada sob o assento. O sistema de escapamento “Twin Pipe” montado à esquerda com dois silenciadores traseiros e com design de cone reverso atende tanto ao desejo de uma roadster esportiva de design clássico quanto ao de uma cruiser.
As novas R 12 nineT e R 12 estão disponíveis como roadster e cruiser
Na R 12 nineT, o tanque de alumínio com painéis laterais escovados e com revestimento transparente, o assento e a traseira criam uma linha ascendente e dinâmica. A ergonomia aprimorada em comparação com sua antecessora se deve principalmente ao tanque de combustível 30 mm mais curto e mais estreito na área traseira. O piloto está mais próximo do guidão, beneficia-se de um melhor contato com os joelhos e tem uma posição de assento mais orientada para a frente na motocicleta como um todo.
Na nova BMW R 12, o tanque de aço, que lembra os chamados “Toaster Tanks” dos modelos BMW /5 da década de 1970, enfatiza a linguagem de design típica de uma cruiser em um formato clássico de lágrima e forma uma linha descendente em combinação com o assento solo padrão e a cobertura da roda traseira curva e baixa. A grande roda dianteira de 19 polegadas e a pequena roda traseira de 16 polegadas complementam isso de forma harmoniosa. O design clássico da cruiser também se reflete na posição relaxada do assento, com altura baixa e guidão largo.
Três opções de pintura Classic Roadster e Classic Cruiser
Cada motocicleta vem em três opções de cores atraentes. A R 12 nineT tem as opções Blackstorm metallic, San Remo Green metallic e ainda a opção 719 “Aluminium”, na cor Night Black. Já a R 12 também tem a opção de pintura básica na cor Blackstorm metallic, a cor Aventurine Red metallic e a opção 719 “Thorium”, na cor Avus Silver metallic.