Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Alfredinho Ibiapina destaca a temporada 2023
Ano de estreia nas duas categorias mais rápidas do kartismo brasileiro, Graduados e KZ Shifter, 2023 foi recheada de ótimas disputas e bons resultados para Alfredinho Ibiapina (Orcali). Nas maiores competições do país o piloto esteve entre os TOP 5 na classificação final, além de adquirir uma experiência bastante evolutiva no Mundial de OK na Itália. “Claro, que o título brasileiro conquistado em 2022 – pela OK Júnior – foi o mais importante para mim, mas disputar com grandes nomes do kartismo brasileiro, pilotos que foram a minha referência quando iniciei é muito “da hora”. O terceiro lugar na KZ Shifter Graduados, na Copa Brasil, pódio ao lado de Pedro Piquet e Gaetano Di Mauro, o maior papa títulos da categoria, foi motivador. E além deles, encerrei a temporada competindo com Matheus Morgatto, campeão mundial de kart em 2022, Gabriel Gomez, André Nicastro, Danilo Dirani, entre outras feras do automobilismo, nas provas de Shifter na quarta-feira (20/12), preliminar das 500 Milhas de Kart”, contou Alfredinho Ibiapina.
Além do terceiro lugar, na Copa Brasil de Kart, em sua estreia pela categoria KZ Shifter, o piloto conquistou a 5ª posição no Campeonato Brasileiro, no kartódromo RBC, em Vespasiano-MG. Na Graduados, é campeão da Copa Beto Carrero, vice-campeão da Copa SP Light e quarto colocado no Sul-Brasileiro de Kart. Encerrada a temporada no kartismo, Ibiapina fecha o ano de competições em Interlagos, neste sábado (23/12), disputando a última etapa da Fórmula Delta, pelo campeonato Paulista e Copa Brasil Zanoello. (Texto e foto: Eni Alves).
Firás Fahs diz que evoluiu como piloto em 2023
Ao fazer o balanço de 2023, Firás Fahs diz que a temporada foi positiva, mas destaca sua evolução como piloto o mais importante. Em termos de resultados, o piloto de Foz do Iguaçu foi destaque da categoria Júnior e comemorou o quarto lugar no Sul-Brasileiro, o título de vice-campeão do Open do Brasileiro e foi quarto colocado no Brasileiro. Foi várias vezes ao pódio na Copa São Paulo Light e em casa comemorou seu oitavo título da Copa Itaipu de Kart em Foz do Iguaçu e venceu as 3 Horas de Foz do Iguaçu, formando dupla com Arthur Rossafa.
Firás salienta que evoluiu muito como piloto em 2023, sempre andando entre os primeiros colocados, o que não é fácil em uma categoria igual, a Júnior, uma das mais competitivas do kartismo brasileiro. “Devo esta evolução à equipe Bravar Motorsport. Aprendi muito com eles neste ano. Trabalharam muito para sempre me dar um kart rápido. Mas corridas são corridas. Nem sempre saem como planejamos. Agora é descansar e no final de janeiro iniciar os preparativos para a temporada de 2024”, completa Firás Fahs. (Foto: Divulgação).
Vannucci Racing supera expectativas na Copa Truck
Todas as expectativas para o primeiro ano da equipe Vannucci Racing na Copa Truck foram superadas. Com os pilotos Leandro Totti e Rodrigo Taborda, a escuderia foi ao pódio cinco vezes em nove etapas. Leandro Totti, que além de piloto também comanda a equipe técnica, a temporada superou todas as expectativas. “Pessoalmente, voltei a participar de uma temporada completa na Copa Truck e a equipe começou com algumas dificuldades, que foram sendo superadas etapa a etapa, terminando o ano com bons resultados. Claro que vamos à pista para brigar, chegar na frente, vencer, mas cinco pódios em nove etapas é para se comemorar”, frisa Totti.
Os primeiros resultados positivos da Vannucci Racing chegaram logo na rodada dupla de Londrina. Totti conquistou o terceiro lugar na corrida 1 da 3ª etapa e Taborda se classificou em quinto na corrida 2 da 4ª etapa. Taborda também foi ao pódio com o quarto lugar na 5ª etapa, disputada em Cascavel e conquistou o terceiro lugar na corrida 1 da 6ª etapa, em Goiânia. Para fechar a temporada, Totti levou a equipe ao quarto lugar na corrida 2 da 9ª etapa, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Totti destaca a parceria com Rodrigo Taborda, um piloto rápido e que contribuir com muitas informações para o trabalho extra pista. “Fizemos um bom trabalho com os caminhões Volvo. É difícil medir forças com as equipes de fábricas, mas tivemos grande evolução ao longo da temporada. Só temos que comemorar com todos os integrantes da equipe e com os nossos parceiros”, conclui Leandro Totti. (Foto: Vanderley Soares/Divilgação).
João Bortoluzzi avalia mudanças e celebra aprendizado
O ano do automobilismo brasileiro está encerrado e grande parte dos pilotos já começa a definir o que irá fazer em 2024. O chapecoense João Bortoluzzi pretende anunciar, em breve, quais caminhos irá percorrer na próxima temporada. Antes, ele fez uma avaliação de como foi o ano de 2023, iniciado na Copa HB20 e encerrado na Nascar Brasil. A temporada marca um novo rumo para a carreira, já que ele deixou os carros de tração dianteira com pneus radiais para se dedicar aos tração traseira com pneus slick. “A principal palavra para o ano é aprendizado. Evoluí muito durante o ano e fui competitivo em boa parte das etapas mesmo com pouco tempo de pista em cada etapa e de estar dividindo o carro”, comenta João Bortoluzzi, que contou com os patrocínios voestalpine Meincol, Shark Energy Drink, Nutrata, Ordemilk, Disapar, além de vários outros apoiadores pontuais durante o ano.
Apesar de ter participado de apenas quatro etapas da Copa HB20, João Bortoluzzi fechou o campeonato com a 10ª posição graças aos três pódios conquistados. Já na Nascar Brasil a experiência foi mais intensa e ele chegou a brigar pelo título de estreante do ano. “Tive pódios em todas as posições, mas faltou a vitória. Talvez, se tivesse ficado em uma categoria desde o início do ano as coisas poderiam ser diferentes. Tive um pouco de dificuldades de adaptação por conta da diferença dos carros, especialmente em duas etapas em que as categorias estiveram juntas e tive que sair de um e entrar no outro. Mas, agora, já estou decidido em seguir com os carros de tração traseira”, comentou. Para a temporada de 2024, João Bortoluzzi já tem a confirmação de alguns patrocinadores e, em breve, ele irá anunciar em qual categoria vai acelerar em busca das vitórias. (Foto: Rodrigo Guimarães/Divulgação).
Motul amplia participação no Moto1000GP em 2024
Uma palavra que pode definir o êxito da parceria entre Moto1000GP e Motul em 2023 é “sucesso”. Isso fica evidenciado pelo anúncio da marca de estender e ampliar o patrocínio ao Campeonato Brasileiro de Motovelocidade para a temporada de 2024, que contará com oito etapas iniciando em abril. Com o aumento do patrocínio, a Motul torna-se a fornecedora oficial de lubrificantes do Moto1000GP, oferecendo vendas antecipadas de produtos para equipes e pilotos, bem como acompanhamento técnico em todas as etapas da temporada. “O campeonato hoje é um braço muito importante, tanto para desenvolvimento de produto quanto para desenvolvimento da marca Motul no esporte. Para nós, é um prazer estar junto dos pilotos, e temos grandes expectativas de que a temporada de 2024 será muito boa”, explicou Luan Maria, gerente de comunicação e marketing da Motul Brasil.
Outro grande avanço da marca francesa no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade é a entrada na GP300, com a Motul CUP. A partir de 2024, a categoria torna-se monomarca, com motos Yamaha YZF-R3 preparadas para competição e padronizadas tecnicamente pela organização, promovendo maior equilíbrio dentro da categoria com menor custo para os pilotos. As motocicletas serão vendidas aos pilotos a um preço subsidiado dentro do pacote de inscrição anual, que inclui também pintura e macacão personalizados. Para Luan Maria, a Motul CUP aproxima ainda mais a marca dos competidores. “É um projeto novo que estamos desenvolvendo em conjunto com a organização do Moto1000GP para 2024 e vem muito de encontro com a estratégia da Motul para os próximos anos, de estar próximo dos pilotos e também de poder, cada vez mais, testar nossos produtos nas pistas”. (Foto: Leonardo Tavares/Grelak Comunicação).