Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Kauan Bernardes é vice-campeão da Copa SP Light
Copa Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa São Paulo Light de kart foram as competições que Kauan Bernardes disputou na temporada 2023 e foi destaque. Na competição regional, a maior e mais disputada do país, realizada nos kartódromos de Interlagos e Aldeia da Serra, iniciou e encerrou o ano com vitória. Foram 10 etapas e 22 corridas concluídas pela Copa SP Light, e o piloto esteve sempre na briga pelo título e liderou mais da metade do campeonato. Com duas poles positions, duas vitórias, dois segundo lugares, um terceiro, três quartas posições, um sétimo lugar e um 12º posto, Kauan Bernardes encerrou a sua participação na Mirim com o título de vice-campeão. Na Copa Brasil, realizada em julho, no kartódromo catarinense Beto Carrero, o piloto teve problemas na tomada de tempos. Largou do último lugar do grid nas corridas classificatórias, fez boas provas de recuperação e alcançou o quarto lugar no pódio da Mirim com 28 pilotos na disputa.
Com o mesmo número de pilotos na Mirim no Campeonato Brasileiro, disputado em outubro, no Kartódromo Techspeed, em Nova Santa Rita-RS, Kauan foi competitivo nas classificatórias, venceu uma e foi segundo na outra. Mas um incidente na pré-final o colocou no 11º lugar do grid na prova final, e novamente, numa corrida de recuperação, alcançou o 5º lugar no pódio. “Eu considero que foi um ano muito positivo. Estive sempre entre os cinco primeiros, briguei por títulos e vou usar todo o aprendizado que conquistei na Cadete, no próximo ano. Quero agradecer ao Zé Rosa e o Beto Zanini, equipe que iniciei o ano e conseguimos bons resultados. Agradecer o apoio do meu pai e do meu avô, Ivan Bernardes. E o trabalho do Marquinhos Competições e do Caio Miguel, que estão comigo agora. Que venha 2024”, disse Kauan Bernardes, piloto de 8 anos de idade. (Texto e fotos: Eni Alves).
Firás Fahs de férias e já pensa no Brasileiro de Kart
Firás Fahs encerrou a temporada de kart deste ano no último sábado (9), quando disputou a 10ª etapa da Copa São Paulo Light, disputada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Ele entra em férias, mas já está pensando no Brasileiro de Kart do próximo ano, que terá a categoria Júnior disputada da fase de Londrina, no Norte do Paraná. Depois de curtir a família nas festas de fim de ano, Firás elaborará o calendário do próximo ano, quando dará atenção ao Brasileiro. Ele também pretende disputar a Copa São Paulo Light, em São Paulo; e o Campeonato Paranaense, marcado para de 4 a 7 de setembro, em Cascavel. “Vou me preparar para o Brasileiro, treinando e participando das provas de Londrina. Conheço bem o circuito e isto deverá adiantar muito a preparação”, acentua Firás.
Na Copa São Paulo: Firás Fahs teve alguns problemas na 10ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, que encerrou a temporada sábado com rodada tripla. Nos treinos de quarta e quinta-feira esteve sempre entre segundo e quarto. Na sexta-feira, conquistou o quinto lugar no treino classificatório e após encerrar a sessão os técnicos constataram que o chassi estava quebrado. No sábado, não foi bem na primeira bateria, ainda com problemas no chassi. Na segunda bateria, estava em terceiro, quando faltando duas voltas pegou uma poça de água, uma vez que havia chovido horas antes da prova. Foi na zebra e acabou passando reto. Terminou em sétimo. Na última bateria, abandonou na metade da prova com problemas no carburador. “Não foi o encerramento da temporada que esperávamos, mas faz parte e agora é descansar, para vir com tudo em 2024”, finaliza Firás Fahs. (Foto: Bruno Gorski/Divulgação).
Toques tiram chances de pódio de Taborda na Copa Truck
A etapa de encerramento da temporada da Copa Truck, disputada domingo 10), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, não foi da forma que esperava o paranaense Rodrigo Taborda, da equipe Vannucci Racing. Ela foi meio conturbada em função de toques, que lhe tiraram as chances de pódio na categoria Super. Ele foi 10º na corrida 1 e sétimo na segunda. Evandro Camargo venceu as duas. Taborda explica que o caminhão estava bom, mas na corrida um recebeu um toque na traseira na reta oposta e furou um pneu. “Infelizmente fiz praticamente toda a corrida com pneu furado. Pararei para trocar para fazer uma prova de recuperação na corrida 2. Comecei bem, mas na terceira ou quarta volta, levei outro toque na traseira e furou outro pneu. Mesmo assim consegui acompanhar o pelotão. Mas já no final da corrida, acabei rodando em uma curva de baixa do miolo. O pneu de apoio deslocou e o caminhão deu uma girada. A partir daí não pude mais andar no mesmo ritmo, mas a corrida já estava no fim”, frisa Taborda.
Taborda lamenta os toques porque as chances de pódio eram promissoras, mas mesmo assim, com o 10º e o sétimo lugares, marcou 23 pontos e ganhou duas posições na classificação final da categoria Super. Ele chegou aos 179 pontos e subiu de nono para sétimo. O campeão é Thiago Rizzo, com 231 pontos. “Infelizmente não subimos no pódio em função destes dois toques. Faz parte, mas o Totti, meu companheiro de equipe, foi o quarto colocado na categoria Pro e a Vannucci Racing fecha bem a temporada”, finaliza Rodrigo Taborda. A Copa Truck volta às atividades no dia 17 de março, quando será disputada a etapa de abertura da temporada de 2024 no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. (Foto: Vanderley Soares/Divulgação).