Novo M-Benz GLE une luxo, conforto, elegância e eletrificação
A Mercedes-Benz apresenta o novo GLE nas versões SUV e Coupé para o mercado brasileiro. Com sua primeira geração lançada em 1997, o modelo chega com novo design, interior mais tecnológico e motorizações eletrificadas para, novamente, elevar o nível do segmento de utilitários esportivos de luxo. No Brasil, serão oferecidas duas versões, GLE 450 d 4MATIC SUV e GLE 450 d 4MATIC Coupé, ambas à diesel e equipadas com um sistema híbrido leve de 48 volts e Gerador de Partida Integrado (ISG). Os novos GLE SUV e Coupé já estão disponíveis para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preços sugeridos de R$ 729.900,00 para o GLE 450 d 4MATIC SUV e R$ 833.900,00 para o GLE 450 d 4MATIC Coupé.
Vários aprimoramentos no design exterior proporcionam ao GLE SUV e ao GLE Coupé um visual mais moderno. O novo para-choques dianteiro conta com uma presença visual marcante e impactante e duas lâminas horizontais com inserções cromadas atravessam a grade do radiador do GLE. Além disso, a grade das entradas de ar externas recebeu uma barra cromada horizontal.
No GLE SUV, equipado com os faróis LED High-Performance, dois pontos de luz complementam o sistema de luz diurna, enquanto no GLE Coupé, equipado com o sistema de LED MULTIBEAM há quatro pontos de luz. Os designers também revisaram o interior das lanternas traseiras: no SUV formado por dois blocos horizontais e no Coupé são duas barras.
O modelo GLE 450 d 4MATIC Coupé traz o pacote de acabamentos AMG Exterior e Interior como equipamentos de série. São elementos de design que incluem a grade de diamante, o para-choques dianteiro AMG com acabamentos cromados, painéis laterais AMG e revestimento dos arcos das rodas na cor do veículo, além do para-choques traseiro AMG com difusor.
Em ambos os modelos está presente o volante de última geração com sensor táctil nas barras horizontais. Com esses elementos sensíveis ao toque, à direita e à esquerda, o condutor pode operar os visores do quadro de instrumentos e do console central a partir do volante.
Os novos modelos trazem detalhes de acabamento que remetem aos produtos mais luxuosos da marca, com destaque no interior para o visual cromado das saídas de ar centrais e laterais. Anteriormente, elas tinham bordas pretas, mas agora as palhetas são galvanizadas em metal e o sistema de iluminação ambiente, as 64 opções de cores podem ser selecionadas individualmente, equipamentos oferecidos em modelos como o Mercedes-Maybach GLS e o Mercedes-Benz Classe S.
Com a segunda geração do sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), o GLE e o GLE Coupé também estão atualizados. O interior do veículo se torna ainda mais digital e inteligente, pois tanto o hardware quanto o software deram grandes passos: numerosas funções do veículo e de conforto podem ser controladas nas telas de LCD em visões de display brilhantes. Os tamanhos dos visores do condutor e central, cada um medindo 12,3 polegadas, foram mantidos. O visor central pode ser operado diretamente e convenientemente como uma tela sensível ao toque.
Por meio do assistente de voz “Olá Mercedes” os ocupantes podem acionar certas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação. Isso inclui atender uma chamada telefônica, por exemplo. “Olá Mercedes” também explica as funções do veículo ao ouvir o comando “Ajuda” e fornece assistência ao perguntar como conectar um smartphone via Bluetooth ou onde encontrar o kit de primeiros socorros, por exemplo, além de reconhecer a posição dos ocupantes. Outras funções do veículo, como a iluminação interior ou as persianas, também podem ser controladas por comando de voz.
O sistema de áudio premium Burmester® Surround Sound agora apresenta a configuração de som pessoal, bem como a experiência de áudio imersivo Dolby Atmos. Um total de 13 alto-falantes, 13 canais de amplificador separados e uma potência do sistema de 590 watts são outras características do sistema de som surround Burmester®. O Apple CarPlay e o Android Auto agora estão disponíveis sem fio. Duas portas USB que entregam 100 W de potência estão disponíveis no descanso de braço traseiro como opções de carregamento.
O Pacote de Assistência à Condução contém diversas funções, como por exemplo, o Assistente de Distância Ativa DISTRONIC, Assistente de Direção Ativa e Assistente de Sinalização de Trânsito. O Pacote de Estacionamento com câmera de 360° ajuda o condutor a manobrar em vagas de estacionamento paralelas ou perpendiculares.
Outra novidade é a função “capô transparente”. Com o programa de condução off-road ativado, a tela do console central mostra uma visão virtual sob a parte dianteira do veículo – ajudando a tornar isso visivelmente mais fácil em terrenos íngremes. Essa visão é obtida por meio das imagens geradas pela câmera 360°. O “capô transparente” permite ao condutor reconhecer melhor obstáculos, como grandes pedras ou buracos profundos em seu caminho. Esta função também oferece vantagens ao conduzir sobre rampas ou elevações.
O GLE faz ainda mais: o sistema 4MATIC de tração nas quatro rodas e uma relação de marcha projetada para tração permitem uma alta capacidade de reboque de até 3,5 toneladas. O engate de reboque totalmente elétrico é particularmente conveniente: através de um botão na tampa traseira ou em um painel no visor central, o ponto de engate juntamente com a tomada para a eletrônica do trailer é girado para fora e automaticamente fixado na posição de operação. Após o uso, ele se retrai para sua posição de repouso atrás do para-choque igualmente sem esforço.
Uma característica especial também é fornecida para aqueles que não usam o engate para rebocar um trailer, mas para transportar bicicletas, por exemplo: o engate do trailer tem dois parafusos extras para transportar com segurança um suporte de bicicletas. Sua capacidade de carga é de 100 kg, possibilitando que bicicletas elétricas também sejam carregadas nesse ponto.
Graças aos sensores de ambiente, os sistemas de estacionamento oferecem ainda melhor suporte ao manobrar. Integrados no MBUX, eles podem ser operados de forma mais intuitiva e rápida. Agora, o Assistente de Direção Ativo permanece ativado no modo de reboque. O sistema ajuda o motorista a permanecer na faixa automaticamente, mesmo ao fazer curvas leves.
Outro aspecto muito importante é a grande oferta de equipamentos de série em todas as versões, precisamente posicionada mirando os desejos frequentemente expressos pelos clientes. Teto solar panorâmico elétrico, Pacote KEYLESS-GO, Ar-condicionado de 4 zonas, sistema de Head-Up display e a função de Navegação com Realidade Aumentada fazem parte da lista de equipamentos de série em todas as versões.
A carroceria SUV traz como equipamento exclusivo a capacidade de levar até sete ocupantes por meio da terceira fila de assentos com acionamento elétrico.
Graças aos híbridos leves com tecnologia de 48 volts e ao Gerador de Partida Integrado, o GLE SUV e o GLE Coupé agora estão eletrificados em toda a sua gama. Todos os motores são eletrificados por meio de um Gerador de Partida Integrado (ISG) e um sistema elétrico de 48 volts.
O ISG combina motor de partida e alternador em um único motor elétrico potente, sendo instalado entre o motor e a transmissão. O sistema também desempenha funções híbridas, como aceleração, recuperação, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e a partida quase imperceptível do motor durante a função start/stop.
Para o Brasil, será oferecido, nas versões SUV e Coupé um motor diesel de 6 cilindros de 3.0 litros e que gera 367 cv de potência e 750 NM de torque. Isso representa um ganho de potência de 37 cv em comparação ao modelo anteriormente oferecido. Ambas equipadas com o câmbio automático de 9 velocidades (9G-Tronic) e tração integral nas quatro rodas (4MATIC).
A linhagem do GLE começou com outro nome: a Classe M. Seu antecessor, ajudou a criar o segmento premium de SUV’s em 1997. O sucesso global continuou com o lançamento do GLE em 2015. O GLE SUV e o GLE Coupé são produzidos na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa (EUA). Cerca de dois terços da produção anual são exportados – tornando a Mercedes-Benz U.S. International (MBUSI) uma das maiores exportadoras de automóveis dos Estados Unidos. Desde 1997, cerca de quatro milhões de veículos saíram da linha de montagem em Tuscaloosa.
A fábrica de Tuscaloosa utiliza métodos de produção modernos, digitais, sustentáveis, eficientes e flexíveis. O local segue o modelo da Fábrica 56 em Sindelfingen, que simboliza o futuro da produção automobilística na Mercedes-Benz. A marca investiu na produção flexível em um estágio inicial e utilizou o moderno ecossistema de produção digital MO360. Isso permite que a Mercedes-Benz em Tuscaloosa produza modelos com motores a combustão, híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos em grandes quantidades em paralelo.