M-Benz produz ônibus elétricos em série na sua moderna Fábrica 4.0

0
Postado 17 de novembro de 2023 por bisponeto em

A Mercedes-Benz do Brasil reuniu a imprensa especializada na última segunda-feira (13/11), para mostrar o seu chassi para ônibus elétrico eO500U, na sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Na oportunidade, foram dados mais detalhes do novo chassi e visitação à linha de montagem da moderna Fábrica 4.0 da Empresa. Das primeiras 50 unidades vendidas do eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Metade desses veículos já foram entregues e as outras 25 unidades chegam às empresas até o início de dezembro. Os veículos devem entrar em operação já no início de 2024.

 “Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U, sendo 180 unidades para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”.

“Este expressivo volume de ônibus elétricos reafirma a entrada da Empresa na era da eletromobilidade com veículos comerciais no País”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Achim Puchert. “Com este produto, nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG,reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização”.

Produto com a qualidade e a confiabilidade da marca para as cidades

O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira e latino-americana. O veículo foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos.

Além das primeiras entregas no Brasil, o Chile é o próximo país da região a receber uma unidade do eO500U para demonstração a clientes, gestores do transporte coletivo e parceiros. Esta ação é fruto de parceria com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz, e com a encarroçadora Caio. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto também será exportado para outros mercados, como a Oceania.

“Nosso chassi de ônibus elétrico urbano chegará ao mercado com a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte”.

Clientes aprovam a solução de eletromobilidade da marca

Walter Barbosa ressalta a importância das primeiras vendas do eO500U para a capital paulista. “As empresas Metrópole Paulista, MobiBrasil e Sambaíba são referências no transporte coletivo da cidade de São Paulo, sistema que conta com uma das maiores frotas de ônibus do mundo. O fato delas já terem feito encomendas do nosso ônibus elétrico, que estão sendo produzidos para entrega, é sinal de aprovação para nosso avançado produto, bem como para o desenvolvimento de uma solução da nossa marca para a realidade brasileira. Isso reafirma nossa relação de parceria. Aliás, a Metrópole Paulista realizou testes com o eO500U em suas operações e manifestou satisfação com os resultados alcançados”.

Dona da maior frota da cidade de São Paulo, com mais de 1.000 ônibus, a Viação Metrópole Paulista receberá 40 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U até o fim do ano. “O investimento em renovação de frota é uma importante premissa da nossa empresa e, agora, passaremos a substituir veículos mais antigos pelos elétricos, seguindo a Lei Municipal de Mudanças Climáticas, dando nossa contribuição para a descarbonização e a proteção ambiental”, afirma Roberto Abreu, vice-presidente da empresa, que atua na Zona Leste e na Zona Sul.

Em parceria com a Mercedes-Benz, a Viação Metrópole Paulista realizou testes com o eO500U num percurso pelas vias da cidade em meio ao tráfego. “Os testes demonstraram a eficiência do ônibus elétrico Mercedes-Benz na nossa operação. Receberemos as primeiras 40 unidades e assim que essa frota entrar em circulação, poderemos atestar, na prática diária, os atributos e diferenciais do produto. A expectativa é muito positiva com relação a essa nova solução oferecida pela Mercedes-Benz, marca com forte presença na nossa frota”, conclui Roberto Abreu.

Com cerca de 560 ônibus em sua frota, quase a totalidade Mercedes-Benz da linha O 500, entre Padron, articulados e superarticulados, a MobiBrasil receberá suas primeiras 8 unidades do eO500U. “Nossa expectativa é grande, tanto em tecnologia, quanto em autonomia do ônibus elétrico da marca”, afirma Manoel Marinho, diretor executivo da empresa. “Temos confiança plena na Mercedes-Benz. Esses novos veículos entrarão em operação no início de 2024, começando pelas linhas mais curtas para os ajustes finais e adaptação dos motoristas, como também do pessoal de manutenção. Aliás, a ideia é que as mulheres sejam as primeiras a conduzir os nossos ônibus elétricos”.

Manoel Marinho diz que a Mobibrasil tem o compromisso com a inovação tecnológica em todas as áreas da empresa. “Isso faz parte do nosso DNA. A introdução de ônibus elétricos segue essa linha, é um fato concreto, não tem mais volta. E queremos evoluir com nossos fornecedores”.

eO500U já está credenciado para o Finame – Baixo Carbono

O BNDES Finame – Baixo Carbono é uma linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para o credenciamento, o veículo deve atender ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES. Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela Empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.

 “Reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, ressalta Walter Barbosa. “O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente, à qualidade do ar nas cidades e à sociedade como um todo”.

Brasil necessita de investimento em infraestrutura para ganhar escala

De acordo com Walter Barbosa, para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, é preciso um empenho dos governos federal, estadual e municipal e de outros players do setor a fim de viabilizar o financiamento desse novo negócio no mercado. “A tecnologia do veículo é uma responsabilidade nossa e já está madura. Agora, o País depende muito de infraestrutura para ganhar escala”, diz ele. “E para fazer o investimento valer a pena no longo prazo, a Mercedes-Benz vai entregar uma solução completa para eficiência do nosso cliente durante a transição para o ônibus elétrico, desde a venda até o pós-venda, incluindo uma consultoria para infraestrutura e gerenciamento do abastecimento de energia e recarga de baterias”. 

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade

Como sempre acontece, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Com isso, dará apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

“Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico urbano representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos”, afirma Mike Munhato, gerente de Desenvolvimento de Negócios para eMobility na Mercedes-Benz do Brasil. “A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos”.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Mike Munhato. O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa. O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)