Ducati traz ao Brasil a Panigale V4 R
A versão de rua da Ducati Panigale V4 R foi atualizada por completo para ser ainda mais rápida na pista e ainda mais orientada para as corridas. E pela primeira vez a Panigale V4 R 2023 ganhou uma versão numerada, mas não limitada, na haste de direção de alumínio forjada com nome e número da motocicleta. O Brasil receberá duas unidades do modelo superesportivo, que poderá ser encomendado numa das concessionárias Ducati no Brasil até o dia 30 de outubro. O valor unitário é de R$ 690 mil.
Atualização
A atualização mais importante feita na Ducati Panigale V4 R foi a evolução do motor Desmosedici Stradale R, visando tornar o motor mais eficiente na configuração SBK e compatível com Euro 5, mantendo inalterado seu caráter de corrida sublinhado pela velocidade máxima do motor de 16.500 rpm em marcha VI.
O motor 2023 apresenta novas árvores de cames de entrada com válvulas mais altas levantadas em + 1 mm/+ 0,04 pol para aumentar a eficiência da respiração, as novas árvores de cames de admissão são combinadas com coletores de admissão curtos com comprimento mais curto (- 5 mm/- 0,2 pol) para explorar o novo perfil das árvores de cames, especialmente em rotações elevadas.
O Desmosedici Stradale R 2023 apresenta uma nova embreagem seca mais compacta e leve por – 811 gr/- 1,78 lb. A relação da caixa de velocidades é a mesma utilizada pelas motos SBK. O I, II e VI são mais longos para facilitar a obtenção da proporção ideal para cada tipo de curva para um melhor tempo de volta.
O garfo pressurizado Öhlins NPX tem um curso aumentado de 5 mm combinado com uma configuração de rigidez mais baixa para oferecer maior aderência em condições de baixa aderência e garantir uma entrada de curva mais intuitiva e fácil. O amortecedor traseiro Öhlins TTX36 tem uma distância entre eixos nominal mais longa (+ 4 mm/+ 0,16 pol) que, juntamente com uma posição de pivô em + 1, aumenta a altura da motocicleta traseira em + 20 mm/+ 0,8 pol. O choque apresenta uma mola de menor rigidez. Os benefícios dessas modificações na traseira são: maior agilidade na mudança de direção, melhor estabilidade na entrada em curva, mais aderência no meio da curva e melhor suporte antiagachamento. O amortecedor traseiro possui um ajustador hidráulico de pré-carga que torna mais fácil e rápido o ajuste de pré-carga.
Quanto à Panigale V4 o Power Mode tem uma nova estratégia com 4 configurações de motor: Full, High, Medium, Low. As configurações Full e Low são novas, enquanto as configurações High e Medium usam um novo algoritmo. A Panigale V4 R 2023 apresenta o mesmo pacote de melhorias de controles de pilotagem lançado para a Panigale V4, que inclui um novo software de controle de freio motor (EBC) EVO 2, uma nova estratégia Ducati Quick Shift (DQS) e uma nova estratégia de controle do ventilador de refrigeração.
Mais Veloz
Montando o DP3 completo escape de corrida as modificações do motor mencionadas permitem atingir uma potência de 174 kW (237 cv) @ 15.500 rpm e um torque de 118 Nm (87 lb-ft) @ 12.250 rpm, enquanto o peso é reduzido em 5 kg / 11 lb.
Um óleo de desempenho desenvolvido pela Shell em colaboração com a Ducati Corse está disponível (o tempo e a disponibilidade do produto podem variar dependendo do país) para a Panigale V4 R O novo óleo de desempenho garante uma redução de 10% no atrito mecânico e leva a um aumento na potência máxima de mais 3,5 cv, que sobe para +4,5 cv no limitador. A formulação deste óleo é baseada no uso de aditivos do tipo racing, específicos para motores de alta rotação equipados com embreagem seca. Esses elementos químicos são adicionados ao óleo base em quantidades e porcentagens dedicadas para garantir o equilíbrio certo entre desempenho e proteção do motor. Com a combinação de escape de competição e óleo dedicado, a potência máxima do motor Desmosedici Stradale R atinge extraordinários 177 kW (240,5 cv) @ 15.500 rpm.
Os valores homologados (versão UE) são 160,4 kW (218 cv) @ 15.500 rpm de potência e 111,3 Nm (82 lb-ft) @ 12.000 rpm de torque.
Os pistões e bielas são novos e contam com tecnologias MotoGp e F1. As saias dos pistões são tratadas com revestimento DLC para reduzir o atrito, além disso a geometria do pistão é diferente permitindo uma redução de peso de – 5 gr/- 0,011 lb que reduz as forças de inércia que atuam sobre o pistão. O motor usa novas bielas perfuradas pelo canhão. Essas novas bielas apresentam um pequeno furo profundo perfurado ao longo de todo o comprimento da viga da haste. O objetivo é forçar o óleo pressurizado da extremidade grande para a extremidade pequena, para lubrificar ainda mais o pino do pulso e a bucha. Essa lubrificação extra causa menos atrito entre a haste e o pino do pistão, aumentando a longevidade dos internos sob as condições difíceis da corrida.
Novo Controle de Aceleração
A Panigale V4 R 2023 apresenta um novo controle de aceleração 50% mais compacto e caracterizado por jogadas livres angulares e radiais reduzidas ao mínimo. O novo comando melhora a sensação do piloto ao abrir e gerenciar o acelerador.
O painel da Panigale V4 R 2023 apresenta as mesmas melhorias da Panigale V4. O aviso de mudança de marcha é feito através de um LED verde localizado no quadro externo. O painel inclui o Track Evo Info Mode que oferece uma visão imediata das informações necessárias durante a pilotagem na pista, além disso, as intervenções de cada controle de pilotagem são exibidas separadas e visualizadas em tempo real.
A eficiência aerodinâmica da moto aumenta graças às novas carenagens inferiores com laterais e carenagens laterais projetadas para uso em corridas e estão em conformidade com os regulamentos técnicos do Campeonato SBK. As novas carenagens integram novas asas com dois elementos, a principal e a flap, mais compactas que a versão anterior com maior eficiência aerodinâmica entregando a mesma carga vertical, com menos arrasto. As novas asas são em fibra de carbono.
Ergonomia
As mudanças na ergonomia dizem respeito ao tanque de combustível e ao banco do motociclista, que foram redesenhados. O formato do tanque de combustível melhora a ergonomia das superfícies dos braços e pernas internas, proporcionando maior apoio durante a frenagem e inclinação. A nova forma permite um aumento da capacidade do tanque de combustível em + 1 l, atingindo um total de 17 l. O assento proporciona uma maior habitabilidade longitudinal que torna mais fácil para o motociclista se estabilizar em qualquer situação de pilotagem.
A Panigale V4 R 2023 é esteticamente mais competitiva graças à nova carenagem e aos novos gráficos no estilo MotoGp, com porta-matrículas em branco, sobre os quais se destaca o número “1”.