BMW M2 fabricado no México bate recorde no circuito de Nürburgring
Após meses de preparação, uma equipe de especialistas da BMW M se reuniu em um domingo ensolarado, mas frio, em abril. Os detalhes de logística, viagem, preparação dos veículos, pneus, bem como todo o equipamento especializado e ferramentas haviam sido concluídos. O BMW M2 e seu piloto, Jörg Weidinger, estavam prontos para enfrentar a lendária Nordschleife, a pista que, além de ser um templo do automobilismo, tornou-se uma referência para o desenvolvimento dos melhores carros do mundo, se algo for rápido em Nordschleife, será rápido em qualquer pista.
Jörg Weidinger – o engenheiro de desenvolvimento responsável pelo ajuste dos modelos BMW M – foi apoiado por outros 7 colegas, uma equipe de box responsável pela preparação dos veículos e pneus, e três diretores técnicos, responsáveis pelo exame técnico do veículo e pela coordenação das voltas para o recorde. O BMW M2 compartilha a pista com outros 3 carros da BMW M, para os quais também estão sendo estabelecidos recordes.
Como se trata de uma tentativa oficial de registro, um engenheiro da TÜV (Associação Alemã de Certificação Técnica) e um notário estão presentes para certificar que o veículo não foi modificado e que todos os componentes estão disponíveis como parte do equipamento que pode ser encomendado por um cliente em sua concessionária BMW M. O notário atestará que o veículo foi inspecionado pela TÜV e supervisionará o processo de cronometragem.
As condições climáticas ideais devem ser suficientemente frias – em torno de 7°C – para o desempenho máximo do motor BMW M TwinPower Turbo e aguardar que os aquecedores de pneus elevem a temperatura da superfície dos pneus a 70°C. Quando tudo estiver pronto, os quatro membros da equipe de box levantam um braço, sinalizando que todas as quatro rodas do BMW M2 tocaram o asfalto.
Ao meio-dia, começa uma volta de aquecimento, “essa volta é usada para se adaptar ao carro e às condições da pista, ao final da qual a pressão dos pneus pode ser ajustada”, explica Klaus Huber, chefe de dinâmica de direção da BMW M. Para conseguir uma volta recorde, é necessário ter experiência e sensibilidade.
O teste já é um primeiro sucesso: Jörg Weidinger tem certeza de que já quebrou o recorde, mas sabe que ainda há espaço para melhorias. Assim que o BMW M2 retorna aos boxes, novos pneus são instalados e a pressão é verificada. Chega o momento-chave, Jörg entra na pista e tenta manter a concentração durante toda a corrida. Essa sensação de tudo fluindo junto, quando piloto, equipe e máquina estão no seu melhor, é o ingrediente secreto do sucesso. Uma falha, por menor que seja, pode lhes custar o recorde.
Depois de cruzar a linha de chegada, a volta de arrefecimento é necessária para resfriar o motor e os freios lentamente, em baixas rotações e freando suavemente. Todos querem saber o resultado, Jörg sai do BMW M2 e pergunta: “Conseguimos?” Um pequeno grupo se forma em torno dele e de Klaus Huber. Todos querem saber o resultado. Huber anuncia o tempo e todos sorriem, Jorg Weidinger dá um pequeno salto. Eles conseguiram, a BMW M alcançou o recorde.