Renault revela o Grand Kangoo no IAA Mobility de Munique
Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países em todo o mundo, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011, com uma incrível história de sucessos. Ele representa o melhor de dois mundos, como um carro para ser usado em família graças a um design elegante e espaço interno, mas também para um uso profissional, principalmente pelo seu volume de porta-malas e robustez.
Contando com atualizações contínuas e a introdução de inovações com o passar dos anos, o Renault Kangoo está agora disponível na versão com carroceria estendida.
Todas as inovações e diferenciais do Kangoo, agora com mais espaço
O Novo Grand Kangoo mantém os aspectos práticos e equipamentos de segurança do Kangoo, com ainda mais modularidade e espaço interno:
- Muito conforto com o melhor espaço interno da categoria: 3 lugares de verdade na segunda fileira de bancos e 2 na terceira, permitindo acomodar 7 adultos com conforto;
- O melhor espaço para os joelhos da categoria para os passageiros da 3ª fileira (164 mm);
- Mais de 58 litros de porta-objetos acessíveis, incluindo a gaveta deslizante Easy Life, ou os compartimentos camuflados sob os pés, localizados na 2ª fileira de bancos;
- Um porta-malas de 500 litros na versão 7 lugares, capacidade que pode ser aumentada para 3.750 litros quando os bancos traseiros são retirados e o banco do passageiro é rebatido;
- 5 lugares “de verdade” nos assentos traseiros, independentes, deslizantes, rebatidos, dobráveis e retiráveis, permitindo até 1.024 configurações dos bancos;
- 3,11m de comprimento de carga quando o banco do passageiro dianteiro está rebatido;
- 14 ADAS (dispositivos avançados de assistência ao motorista), incluindo recursos de condução autônoma de nível 2, para potencializar a segurança.
Assim como no Kangoo, do lado de dentro o painel tem acabamento com aparência de madeira escovada em tom escuro e a cabine oferece uma ergonomia ainda melhor, proporcionando mais conforto. O painel de instrumentos evoluiu com a introdução de dados específicos da versão elétrica com motorização E-Tech.
O acesso à 3ª fileira de bancos é facilitado pelas 2 portas largas e deslizantes de 83 cm (um acréscimo de 18 cm em comparação com o Kangoo), soleira mais baixa e os bancos dobráveis da 2ª fileira, oferecendo praticidade para a entrada e saída dos passageiros (adultos ou adolescentes), ou ainda para acomodar uma criança em uma cadeirinha apropriada, que é instalada com toda segurança graças às fixações padrão Isofix.
O Novo Grand Kangoo se adapta a todos os usos. Disponível de série com uma porta traseira envidraçada, também é possível contar com portas traseiras articuladas e envidraçadas 2/3 – 1/3, possibilitando um acesso facilitado ao porta-malas, principalmente em locais com restrição de altura.
O grande espaço interno é perfeito para as famílias que precisam de 7 grandes lugares para um uso frequente, permitindo acomodar passageiros de qualquer tamanho com muito conforto.
O veículo também é perfeito para os clientes profissionais da primeira infância, com 5 bancos padrão Isofix e ergonomia que facilita acomodar as crianças em cadeirinhas para bebê ou assento de elevação. Ele também é adaptado ao transporte de passageiros, permitindo acomodar 7 adultos com conforto, sendo ainda possível alterar a modularidade (por exemplo, 2/2/2) para facilitar ainda mais a acomodação dos ocupantes.
Graças à nova bateria de íons de lítio com capacidade de 45 kWh 100% aproveitáveis, o Novo Grand Kangoo E-Tech elétrico oferece autonomia de até 265 km em ciclo WLTP. Esta autonomia permite que os usuários possam fazer a maior parte de seus deslocamentos diários com tranquilidade pelo melhor custo de propriedade e utilização, tendo em vista que é possível recuperar 80 km de autonomia com uma parada de 10 minutos em um eletroposto de 80 kW CC.
As baterias contam com garantia de 8 anos ou 160 mil km. Neste intervalo, elas são substituídas gratuitamente se a capacidade for deteriorada a um nível inferior a 70% do valor nominal (SoH: Estado de Saúde da bateria).
O Novo Grand Kangoo E-Tech elétrico é equipado com um motor de 90 kW e 245 Nm de torque, que são imediatamente disponíveis para uma experiência fluida e tranquila ao volante, em qualquer circunstância. Já o modo ECO limita a potência (56 kW) enquanto a velocidade máxima do veículo (100 km/h) otimiza a autonomia.
O condutor pode escolher entre 3 modos de frenagem recuperativa:
- Sailing (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adaptado ao uso em vias rápidas e autoestradas;
- Drive (B2): modo regenerativo padrão para uma utilização mais versátil, que proporciona sensação semelhante à de um veículo equipado com motor a combustão ao reduzir a pressão do pé sobre o pedal;
- Brake (B3): modo regenerativo máximo, para um uso em engarrafamentos e em descida de serra.
A frenagem hidráulica clássica é complementada por um Sistema de Frenagem Regenerativa Adaptativa (ARBS), que maximiza a energia recuperada.
As diferentes combinações de modos de tração e frenagem oferecem ao condutor a possibilidade de escolher entre 6 tipos de condução diferentes, otimizando o conforto e a autonomia em função do uso e das condições do trânsito.
As informações relacionadas ao modo de condução selecionado, gestão da potência elétrica e dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS) podem ser agrupadas em um painel colorido de 10 polegadas, 100% digital e totalmente personalizável, disponível como opcional.
Para garantir a melhor autonomia em qualquer época do ano, o Novo Grand Kangoo E-Tech elétrico conta com ar-condicionado regulável dual zone com bomba de calor, a qual permite refrescar a cabine no verão e aquecer no inverno, funcionando como um ar-condicionado equipado com sistema de inversão. O aquecimento fornece o calor recuperado do lado de fora da cabine, enquanto a climatização leva o calor para fora do veículo.
A bomba de calor proporciona um rendimento otimizado quando a temperatura varia entre -15 e +15°C. Além de oferecer um conforto térmico de primeiro nível, ela mantém a autonomia. Esta funcionalidade permite economizar até 30 km de autonomia ao evitar aquecer a cabine apenas por meio das resistências de aquecimento, que utilizam a energia da bateria de tração.
A bateria conta com um sistema de resfriamento líquido e resistência elétrica, permitindo um uso na faixa correta de temperatura, para manter a autonomia e reduzir o tempo de recarga.
O Novo Grand Kangoo E-Tech elétrico oferece como opcionais para-brisa, volante e bancos aquecidos. Estas opções conferem ainda mais conforto térmico para um uso durante o inverno, causando pouco impacto na bateria.
Para recarregar a bateria, o Novo Grand Kangoo E-Tech elétrico permite escolher entre 2 tipos de carregadores:
- O carregador rápido trifásico de 22 kW CA, que permite aumentar a autonomia de 15% para 80% em 2h40;
- O carregador 22 kW CA-CC 80 kW (de série), que permite recuperar 170 km em 27 minutos.
A linha completa de carregadores permite atender a todos os usuários do Novo Grand Kangoo E-Tech elétrico.
Por meio do aplicativo MyRenault para smartphones ou o sistema multimídia Renault Easy Link (de série em todas as versões de acabamento), o Novo Grand Kangoo E-Tech elétrico conta com serviços conectados específicos, como:
- Programação da recarga da bateria e monitoramento do status da recarga da bateria a distância;
- Programação do pré-aquecimento ou resfriamento da cabine;
- Busca de eletropostos no trajeto;
- Cálculo dos destinos que podem ser acessados com a autonomia restante da bateria.
O modelo também estará disponível na versão com motor a combustão, em duas motorizações alinhadas com as últimas normas antipoluição (Euro 6E):
- Gasolina de 130 cv BVM6 ou EDC7: versátil, dinâmico e com consumo eficiente, mesmo com 7 pessoas a bordo;
- Diesel de 95 cv BVM6: eficiente e econômico.
O Novo Renault Grand Kangoo estará disponível em 3 versões de acabamento projetadas para atender as necessidades específicas de seus clientes:
- Authentic, que oferece os equipamentos essenciais necessários para clientes pessoa jurídica ou física, que fazem um uso ao mesmo tempo pessoal e profissional do veículo;
- Equilibre, para organizações que queiram oferecer um serviço de transporte de pessoas ao mesmo tempo confortável, econômico e com impacto positivo;
- Techno, para um uso em família ou por profissionais autônomos que buscam todo o conforto e segurança, com um design diferenciado integrando equipamentos práticos, como as barras de teto que permitem instalar facilmente um bagageiro de teto.
Vale destacar que o Grand Kangoo oferece de série – desde a versão Authentic – vidros traseiros elétricos, câmera de ré, tela multimídia Easy Link e serviços conectados.
A pré-venda começa no fim deste ano e as primeiras entregas acontecem no início de 2024.
Maubeuge é centro de excelência no polo ElectriCity
Desde 1997, a fábrica da Renault em Maubeuge, no norte da França, produz o Kangoo para todo o mundo.
Junto com as plantas de Douai e Ruitz, esta fábrica é o coração que pulsa no novo polo ElectriCity, o mais importante e competitivo centro de produção de veículos elétricos da Europa, onde a Renault estima produzir 480 mil veículos elétricos anualmente até 2025.
A Renault investiu 450 milhões de euros nesta fábrica e instalou uma nova área para montagem de baterias para garantir uma qualidade de produção de altíssimo nível na fabricação do Novo Kangoo nas versões de passeio e utilitária, bem como os veículos de seus parceiros Mercedes e Nissan.
Já o motor elétrico do Novo Kangoo E-Tech Elétrico e os carregadores são produzidos na fábrica da Renault de Cléon, na região da Normandia.
Para acompanhar o sucesso do Renault Kangoo em suas diferentes versões e produzir o futuro Renault 4 elétrico, em 2023 a fábrica de Maubeuge confirmou uma primeira onda de contratações de 200 colaboradores com contrato de trabalho por tempo indeterminado. Estes recrutamentos se inserem no âmbito do acordo social “para o futuro das plantas da Renault no norte da França”, assinado por todas as entidades sindicais em 8 de junho de 2021, durante a criação do polo industrial ElectriCity. No total, foram anunciados 350 empregos diretos na planta, até 2024. Atualmente, a fábrica de Maubeuge emprega 2.500 colaboradores.