Peugeot 208 ganha potência e desempenho com versões turbo
O Peugeot 208 2024 recebe o motor Turbo 200 e se torna mais ágil. São até 130 cv de potência ajustados sob medida para um autêntico hot hatch. O badge com a inscrição Turbo 200 é mais um indicativo de esportividade: há 200 Nm de torque disponíveis a 1.750 rpm – o pico de força surge em rotação mais baixa do que o registrado nos concorrentes. Trata-se, portanto, de um casamento perfeito entre um automóvel e seu conjunto mecânico.
O Peugeot 208 é o modelo mais leve a receber este motor turbo 200, o que contribui para o baixo consumo – seja com etanol, seja com gasolina. O resultado foi aperfeiçoado em mais de 1 milhão de quilômetros, distância percorrida pelos protótipos na fase de testes. O trabalho permitiu tirar o máximo do motor produzido em Betim (MG) pela expertise do grupo Stellantis.
Pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio Peugeot é equipado com o câmbio automático do tipo CVT, que traz um software exclusivo para aumentar sua eficiência energética. O resultado aparece nos números de desempenho e consumo, superiores aos de seus concorrentes. Essa solução tecnológica permite ainda a redução de 2% na alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), de acordo com as metas estabelecidas pelo programa Rota 2030.
A programação do câmbio – que é fornecido pela Aisin – simula sete marchas e oferece o modo Sport, além de permitir trocas manuais por meio da alavanca. Em um instante, roda-se com total suavidade e conforto. No outro, a sensação é de estar em um autêntico esportivo compacto. Cabe ao motorista escolher, e poder de escolha é o que não falta na Peugeot.
A suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para as versões turbinadas. O comportamento dinâmico ficou ainda mais equilibrado, com maior controle de rolagem. A evolução é perceptível em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos. Para controlar o ímpeto desse leão, há novas pinças de freio.
O Peugeot 208 Turbo chega disponível em três opções: Allure, Style e Griffe. Todos com robustos pacotes de itens de série e preços extremamente competitivos, recebem além do potente motor Turbo 200 e câmbio CVT de 7 velocidades o badge Turbo 200 e modo Drive Sport.
A primeira versão Allure Turbo, conta com todos os itens da versão Active 1.6, como central multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED e as novas rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond.
O modelo ainda pode receber teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista com o pacote opcional Excellence. O pacote também adiciona o Peugeot Entry n’ Go (ADML) entre os itens do veículo. O sistema possibilita travamento/destravamento do veículo por aproximação e partida/parada do motor com acionamento através do botão Start/Stop.
Já a série especial Style, sucesso de vendas na versão 1.0 aspirada ganha protagonismo também na gama com motor Turbo 200. Com pacote completo da versão Allure + Pack Excellence, o modelo conta ainda com Visiopark 180º, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17 com acabamento dark grey diamond. Há ainda faróis full LED e teto panorâmico, outra exclusividade entre os hatches compactos comercializados atualmente no Brasil.
O Peugeot 208 Style Turbo também possui detalhes únicos como os bancos Style em tecido, couro e alcantara, com interior escurecido, soleira Peugeot, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados.
O pacote tecnológico da série especial inclui ainda o i-Cockpit 3D, com um cluster 3D em que as informações principais são projetadas em uma terceira camada, como se flutuassem diante dos olhos do motorista. A mágica acontece por meio da interação de duas telas e foi desenvolvida para oferecer conforto visual em qualquer condição de luminosidade.
O interior escurecido conta com costuras na cor azul, combinadas a proposta tecnológica e moderna do Peugeot 208 Style Turbo. É o típico ambiente que fica bem na foto, principalmente se o passageiro recolher o forro do teto panorâmico para aumentar a entrada de luz na cabine. E não é preciso se preocupar com a bateria do smartphone após as selfies, basta utilizar o carregador por indução para fazer a recarga sem precisar de fios.
O portfólio do Peugeot 208 na linha 2024, se completa com o Griffe Turbo. A versão topo de gama conta com todos os itens da versão Allure com o pacote opcional Excellence e adição de itens como 6 airbags, sensor de chuva e luminosidade, visiopark 180°, i-Cockpit 3D, ponteira cromada e Peugeot Driver Assist, que consiste em auxílios a condução com: alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa.
Um dos diferenciais tecnológicos presente no modelo é o Visiopark 180°. Trata-se de um sistema que aumenta a segurança e a praticidade na hora de entrar e sair de vagas. Ao engatar a ré, a tela da central multimídia exibe a imagem do carro e de seu entorno, como se houvesse um drone filmando a manobra.
A sensação de bem-estar a bordo é garantida também pelo ar-condicionado de maior capacidade, algo possível pela adoção de um compressor mais potente. A força do motor turbo permite o upgrade sem comprometer o consumo e o desempenho.
Além das três versões com motor Turbo 200, há também as versões equipadas com os motores 1.0 flex aspirado – a melhor relação custo-benefício do segmento – e 1.6 flex. É a família mais completa entre os hatches, com opções para todos os gostos.
Linha Peugeot 208 MY24:
Peugeot 208 Like 1.0 MT – a partir de R$ 75.990:
Motor 1.0 Firefly com 75 cv, Câmbio manual de 5 velocidades, i-Cockpit, 4 airbags, Alavanca do câmbio com aplique em black piano, Ar-condicionado digital, Direção com assistência elétrica, Vidros elétricos nas portas dianteiras, Volante Sport Drive, Sistema de som com tela digital de 5”, Controles de tração e de estabilidade, DRL (luz diurna) integrada aos faróis, e, Rodas de 15 polegadas de aço com calotas.
Opcional Pack Tech – R$ 4.000:
Central Multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto
e Apple CarPlay), DRL em LED, Retrovisores externos com comandos elétricos, Vidros elétricos nas quatro portas, Comandos de som no volante Sport Drive, Dois alto-falantes traseiros (que se somam aos dois frontais) e dois tweeters, e, Duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C além da A.
Peugeot 208 Style 1.0 MT – a partir de R$ 86.990:
Tudo que tem no Like com Pack Tech +, Rodas de liga-leve de aro 16”, Grade dianteira em Dark Chrome, Faróis Full LED e DRL em LED, Maçanetas das portas na cor da carroceria, Retrovisores e faixa traseira em preto brilhante, Teto panorâmico, Interior escurecido, Soleira Peugeot, Aerofólio esportivo em Black Piano, Carregador de smartphone por indução (wireless charger), e, Visiopark 180º (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°).
Peugeot 208 Active 1.6 AT – a partir de R$ 97.990:
Tudo que tem no Like com Pack Tech +, Motor 1.6 com 120 cv, Câmbio automático de 6 marchas, Piloto automático e Limitador de velocidade, Modo de condução Eco/Sport, Sensor de ré e câmera traseira, e, Rodas de liga leve de 16 polegadas.
Peugeot 208 Roadtrip 1.6 AT – a partir de R$ 102.990:
Tudo que tem no Active +, i-Cockpit 3D, Teto panorâmico, Faróis Full LED e DRL em LED, Visiopark 180°, Adesivos e badge Roadtrip, Aerofólio esportivo em Black Piano, Rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond, Interior Escurecido,
Bancos em couro, tecido e alcantara, Volante Sport Drive revestido em couro e Tapete com bordado Roadtrip.
Peugeot 208 Allure Turbo CVT – a partir de R$ 99.990:
Tudo que tem no Active +, Motor Turbo 200 com 130 cv de potência, Câmbio automático tipo CVT com sete marchas (simuladas), Badge Turbo 200
Modo Drive Sport, Rodas de liga-leve diamantadas de 16″ Kanobi Maçaneta externa na cor do veículo, Grade cromada, Capa de retrovisor em preto brilhante, 4 alto-falantes e 2 Tweeters, e Entradas USB-A e USB-C no console central.
Pacote Opcional Excellence – R$ 5.000:
Teto panorâmico, Bancos em couro, Volante em couro, Painel de porta em couro, Apoio de braço para o motorista em couro, Peugeot Entry n’ Go, Wireless Charger, e, Iluminação interior traseira.
Peugeot 208 Style Turbo CVT – a partir de R$ 109.990:
Tudo que tem no Allure com Pacote Excellence +, Rodas de liga-leve diamantadas de 17″ Bronx, Faróis Full LED, Visiopark 180º, Ponteira Cromada, DRL em LED, i-Cockpit 3D, Interior escurecido, Pedais esportivos em alumínio, Bancos em tecido, couro e alcantara bordados em azul, Painel de porta em couro e bordado em azul, Teto panorâmico, Wireless Charger, e, Volante Sport Drive em couro com comandos de som.
Peugeot 208 Griffe Turbo CVT – a partir de R$ 114.990:
Tudo que tem no Allure com Pacote Excellence +, Faróis Full LED, 6 airbags, i-Cockpit 3D, Visiopark 180º, Sensor de chuva e luminosidade, Ponteira Cromada, Peugeot Driver Assist, Alerta de colisão, Frenagem de emergência automática, Auxílio de Farol Alto, Reconhecimento automático de sinalização de velocidade, Detector de Fadiga, e, Alerta e correção de permanência em faixa.
Mopar Pack Launch – R$ 4.330 – disponível para todas as versões:
Aeroparts: Spoiler dianteiro, Spoiler traseiro e Saia lateral.
Exclusividades: Ponteira esportiva, Luz interna branca, Ambiente light e Projetor de logo.