Megane E-Tech 100% elétrico une design, performance e tecnologia

0
Postado 26 de setembro de 2023 por bisponeto em

A Renault do Brasil apresenta o novo Megane E-Tech 100% elétrico, abrindo um novo capítulo na mobilidade elétrica no país, baseando-se em seus mais de dez anos de expertise no desenvolvimento, produção, venda e manutenção de veículos elétricos. O Megane E-Tech se beneficia de uma plataforma inédita voltada a veículos elétricos, a CMF-EV, que une o melhor do design, performance e tecnologia num produto único e refinado. O Megane E-Tech chega por R$ 279.900,00, onde as 200 primeiras unidades já estão no Brasil e mais 100 unidades chegam até o fim de outubro.

Com o Megane E-Tech, a Renault avança no seu plano de eletrificação, atuando em um segmento inédito em sua história no Brasil, visando atender ao cliente que busca tecnologia, sofisticação e modernidade. O perfil desse cliente se define nos chamados early adopters, que buscam alta tecnologia e o que há de mais moderno em design, além de sofisticação e soluções inovadoras para os desafios de uma mobilidade sustentável.

O Megane E-Tech é sucesso na Europa com mais de 60 mil emplacamentos e o mercado brasileiro BEV vem registrando crescimento contínuo. Na comparação do primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2021, o peso desse segmento já é quatro vezes maior.

O Megane E-Tech leva o prazer da motorização elétrica ao patamar superior. Com o motor que oferece 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa. O motor do Megane E-Tech 100% elétrico é totalmente novo. Ele foi desenvolvido pela Aliança, sendo utilizado por seus diferentes parceiros e produzido em duas plantas: no Japão para a Nissan e em Cléon, na França, para a Renault. Conhecido mais especificamente como motor síncrono eletricamente excitado (EESM), ele tem sido usado consistentemente pelo Renault Group e pela Aliança nos últimos dez anos e continuará a servir a marca no futuro. Possui melhor potência em comparação com motores de ímã permanente e não requer metais de terras raras, reduzindo assim o impacto ambiental e o custo da produção em larga escala. Graças ao design otimizado, este motor é compacto, pesando apenas 145 quilos (incluindo a transmissão). 

O modelo oferece todo o prazer da condução elétrica, principalmente a aceleração instantânea, tanto dinâmica como linear, permitindo que o Megane E-Tech realize um 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.

Assim como o conjunto motriz, o Megane E-Tech 100% elétrico tem uma bateria totalmente nova de 60 kWh e 395 quilos, cujo projeto foi feito para se integrar perfeitamente à plataforma CMF-EV. A bateria fina contribui diretamente para limitar a altura do veículo a 1,52 m, beneficiando a aerodinâmica e a eficiência.

O Megane E-Tech tem uma autonomia de até 495 km no uso urbano e 463 km no rodoviário, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. No uso misto, a autonomia é de 481 km na SAE J1634 e 337 km no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).  O valor do PBEV é calculado com uma redução de 30% na autonomia de uso misto da norma SAE J1634.

Design inovador

O Megane E-Tech 100% elétrico introduz uma nova plataforma focada na motorização elétrica sendo pioneiro na linguagem de design “Sensual Tech”. Também, é o primeiro a apresentar o novo logo da marca, o “Nouvel’R”. Com um DNA elétrico, destaca-se pela elegância e dinamismo, combinados com um interior moderno, sofisticado e ergonômico. 

O design curvilíneo dos ombros da carroceria, os recortes nos para-lamas em torno dos faróis e o capô arqueado coexistem com linhas definidas, como a lâmina nos para-choques e as saídas de ar laterais no para-choque dianteiro, ressaltando uma sensação de qualidade premium.

As características sensuais que marcaram o sucesso do seu estilo foram mantidas, integrando elementos tecnológicos (faróis Full-LED com detalhes em 3D na traseira, cluster digital de 12,3” integrado a um multimídia OpenR de 9”), além de outros detalhes inspirados em objetos high-tech.

Com uma distância entre eixos de 2,68 m e um comprimento total de 4,20 m oferecidos pela nova plataforma modular CMF-EV, o Megane E-Tech 100% elétrico exibe proporções inéditas. Os designers criaram um hatch dinâmico com dimensões externas mais contidas. A bateria tem uma espessura recorde dentre os veículos da marca (apenas 110 mm), o que permitiu diminuir as proporções externas para definir novos limites na relação dimensões externas/espaço interno, reduzindo assim o centro de gravidade e proporcionando mais prazer e dinamismo ao dirigir. 

O Megane E-Tech 100% elétrico associa um design compacto e uma linha de teto mais baixa (1,52 m), mas com amplo espaço interno. A robustez é percebida através da presença de atributos que remetem a outros segmentos: rodas diamantadas de 18” proteções na parte inferior carroceria e nas caixas de roda, além de uma linha de cintura alta. Já a linha descendente do teto, as bitolas alargadas e as maçanetas das portas “fluidas” e integradas remetem ao mundo dos cupês. A altura contida, o espaço interno e o volume do porta-malas são uma referência ao mundo dos hatchbacks do segmento C.

O Megane E-Tech traz maçanetas de porta embutidas. Quando o motorista ou o passageiro dianteiro se aproxima para abrir uma porta, ou quando o veículo é destravado, as maçanetas disfarçadas na carroceria aparecem automaticamente, por meio de um sistema elétrico. Elas retornam à posição fechada dois minutos depois do veículo ter sido estacionado ou quando ele começa a rodar, ou ainda com o travamento das portas. 

Na cabine do Megane E-Tech, fica evidente a inspiração vinda do universo do premium. Vários materiais inéditos e reciclados foram combinados para oferecer um ambiente acolhedor, para que os ocupantes se sintam “em casa”. O objetivo dos designers foi ir além dos materiais tradicionais, como o plástico, e além das cores tradicionais, como o preto.

O painel de bordo é revestido de material têxtil. Já o contorno superior do painel de bordo e a moldura superior dos painéis das portas são ornados com um revestimento em Alcântara. O revestimento dos bancos mistura revestimento premium e material têxtil 100% reciclado. Os porta-objetos nos painéis das portas são forrados com carpete, proporcionando maior conforto visual e sonoro.

A localização da alavanca de marchas atrás da direção e a instalação do botão de controle do sistema Multi-sense no volante permitiram liberar ainda mais espaço entre os dois bancos dianteiros, o que possibilitou a instalação um porta-objetos aberto com uma capacidade inédita de sete litros. Nele, é possível acomodar uma bolsa ou um objeto volumoso que precise estar facilmente acessível, podendo também receber acessórios para personalizar ainda mais o espaço. O porta-garrafas de dois litros e o porta-objetos com capacidade para três litros localizado abaixo do apoio de braço central pode deslizar por 55 cm, oferecendo mais conforto aos passageiros dianteiros. 

Graças ao formato retangular, a capacidade de até 440 litros do porta-malas é 100% aproveitável, onde os cabos de recarga encontram um compartimento de 33 litros específico, com acesso a partir do forro do assoalho. Para melhor acomodar os cabos há uma série de acessórios exclusivos, como bolsa, presilhas, alças de transporte etc. Os bancos traseiros também podem ser rebatidos em 2/3 e 1/3, permitindo aumentar o volume de carga.

Na frente, o apoio de braço central integra um porta-objetos com dois conectores USB Tipo C e uma tomada de 12 V. Na parte de trás do apoio de braço foram instalados dois outros conectores USB Tipo C (para recarregar smartphones, tablets ou consoles), dedicados aos passageiros da parte traseira. Já a parte inferior da central multimídia conta com uma série de botões de controle do tipo “piano”, além de um espaço para acomodar um smartphone, que pode ser posicionado na horizontal, para ser recarregado por indução, ou na vertical, para melhor visualização da tela.

O Megane E-Tech 100% elétrico está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.

Made in” France 

O Megane E-Tech 100% elétrico é produzido na França, na fábrica de Douai, no coração do ElectriCity, o novo pólo industrial de referência para veículos elétricos na Europa. 

Menos poluente não apenas na utilização, mas também durante todo seu ciclo de vida, o carro elétrico deve ser um exemplo em matéria de mobilidade sustentável.  Seu perfil baixo e aerodinâmico e todos os recursos de otimização da gestão energética de sua motorização permitem maximizar a eficiência. Ao final de sua primeira vida, suas baterias serão reutilizadas e depois recicladas, para que os diferentes materiais que a compõem possam ser extraídos para novos usos industriais. 

O Megane E-Tech vai ainda mais longe em matéria de respeito ao meio ambiente. Todos os seus revestimentos têxteis são produzidos a partir de materiais 100% reciclados, o que pode equivaler a 2,2 kg no total. Vários componentes visíveis (parte inferior do cockpit) e não visíveis (estrutura do painel) são produzidos com plásticos reciclados, totalizando 27,2 kg. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)