Fiat Fastback Impetus 1.0 Turbo 2023 agrada não só pelo preço
Nossa avaliação com o SUV Coupé Fiat Fastback Impetus 1.0 T3 CVT Flex impressionou não só pelo preço, conforto e espaço, mas também pelo bom desempenho desse motor 1.0 Turbo de três cilindros, que gera até 130 cv de potência quando abastecido a etanos e 125cc com gasolina. É um carro para as famílias, com força e requinte, boa relação custo-benefício, pelo preço a partir de R$ 147.990,00, sendo uma boa opção nesse segmento competitivo, pelas tecnológicas de segurança que oferece.
O Fiat Fastback Impetus é uma versão intermediário da linha, que usa a mesma plataforma do Pulse, a MLA (Modular Architecture). Desenvolvida pela Fiat brasileira, essa plataforma deverá ser utilizada em todos os modelos compactos a combustão da marca a serem lançados nos próximos anos, já que para os híbridos e elétricos foram lançadas novas plataforma recentemente.
Por fora, seu visual chama a atenção por onde passa, pelas linhas modernas e esportivas. Todos que o veem passar, não resistem e dão aquele olhar mais focado, de admiração. Quando paramos em algum lugar, quem não o conhece pede informações e o que estamos achando do veículo. Mas continuando, os faróis são em full led, com DRL. Na versão Impetus conta com faróis de neblina, também em led. A grade dianteira apresenta um design interessante, na cor preta black piano. Na lateral do Fastback se destacam as grandes molduras nas caixas de roda. Os plásticos na parte inferior das portas e cobrindo as caixas de ar, simulam uma saia lateral, equilibrando as linhas do veículo.
Na traseira, as belas lanternas incluem pisca-pisca sinalizador, luz de freio e de ré, tudo em led. O que chama muito a atenção é o caimento inclinado da tampa do porta-malas, como manda o estilo “fastback”. O vidro traseiro é bastante inclinado e conta com desembaçador traseiro. Sentimos a falta de um limpador de vidros traseiro durante os dias de chuva. Já a câmera de ré, tem ótima nitidez, fica bem visível na parte superior da placa. No para-choque traseiro é possível notar os sensores de estacionamento, bem como acabamentos em plástico prateado, dando um toque especial e requinte no acabamento.
O teto pintado de preto do Fastback, não é teto-solar e nem panorâmico, mas deu um contraste legal com a cor prata bari, que predomina na carroceria do veículo. Outro destaque é a antena “tubarão” no teto, que dá mais esportividade ao modelo. O seu interior encontra-se muito plástico duro no acabamento, comum em um carro compacto desta faixa de preço. Isso acaba passando despercebido, quando se depara com a faixa em plástico texturizado de melhor qualidade cruzando o painel do carro, gerando um bom efeito esportivo. Além da forração do teto e das colunas que são na cor preta, ponto positivo da versão. Os bancos em couro sintético bicolor são confortáveis, onde motorista e passageiros se encaixam perfeitamente, garantido a segurança nos deslocamentos.
A multimidia do Fastback Impetus é muito boa. Tela de 10″, bem-posicionada e de alta sensibilidade ao toque. Oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o que para se tornou algo essencial. Há duas entradas USB na parte inferior do painel (tipo C e tipo A). O som da multimidia apresenta qualidade adequada e uma potência que agrada a maioria das pessoas. Seu porta-malas é um dos destaques, com espaço de dar inveja na concorrência. São 516 litros, sendo que é possível até praticamente dobrar este espaço com facilidade abaixando o banco traseiro (que é bipartido). Como a tampa do porta-malas abre bastante, o Fastback lembra um furgão com os bancos rebatidos e a tampa do porta-malas bem aberta.
O comportamento dinâmico do modelo é interessante, apesar do pequeno propulsor 3 cilindros 1.0 turbo. Com as rodas aro 18 e pneus de perfil baixo, aliados a uma suspensão bem calibrada, o carro cola nas curvas. O motor 1.0 turbo de 130cv no etanol e 125cv na gasolina e torque de 20.4kgm (etanol e gasolina), trabalha bem em conjunto com o bom câmbio automático CVT que simula 7 marchas, oferecendo trocas na alavanca e nas aletas atrás do volante. Esse powertrain consegue fazer os 1.237kg do do Fastback acelerarem de 0-100km/h na casa dos 9.4 segundos, alcançando 195 km/h de velocidade máxima. O torque está todo disponível a 1.750 RPM, deixando o carro bem esperto no trânsito.
Na questão da segurança, o Fastback oferece 4 airbags (frontais e laterais), abrindo mão dos airbags de cortina. Segundo a Fiat, os airbags laterais foram redesenhados e oferecem uma proteção aprimorada para os choques laterais, minimizando assim a ausência dos airbags de cortina. Ele possui ainda, controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa, itens presentes no Fiat Fastback, que tornam o rodar ainda mais seguro e confortável. Trafegando pela cidade de Curitiba e Região Metropolitana, dentro das normas de trânsito e velocidade das vias, o carro fez 8,5 km/l na cidade (etanol) e 9,8 km/l na estrada. Na gasolina o modelo faz 11,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Em Resumo: O Fiat Fastback Impetus 1.0 T3 CVT Flex, versão intermediária desse SUV Coupé da montadora italiana, é um veículo espaçoso, confortável e econômico, uma das boas opções do seu segmento, pelo conteúdo tecnológico e segurança que oferece nessa faixa de preço. Está ligeiramente à frente de seus concorrentes, não só pela boa relação custo-benefício, mas também pelo espaço do porta malas, belo design e desempenho dentro da sua proposta. A linha do Fastback é bem diversificada e certamente atende todos os gostos e bolsos! (Bispo Neto).