Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Paranaense de altos e baixos para Lourenço Varela
A 59ª edição do Campeonato Paranaense de Kart, realizado de 07 a 09 de setembro, em Londrina foi de fortes emoções para o piloto Lourenço Varela (Thunder/Art Home). Nas duas categorias nas quais foi inscrito, teve boas disputas e chegou as finais motivado com os resultados conquistados nas classificatórias. Venceu três das quatro baterias, foi o pole position na corrida decisiva da Cadete e o segundo do grid na Mini 2T. O sábado já começou cinzento e a chuva tomou conta da manhã. O piloto de Itapema, litoral de Santa Catarina, fez boa largada, mas o kart foi perdendo rendimento e Lourenço Varela perdendo posições. Dos 15 participantes foi 9º a cruzar a linha de chegada da Cadete. “Infelizmente, entrou água no motor do kart e eu não tinha o que fazer. Fui me arrastando até terminar a corrida”, contou o piloto.
No meio da manhã a chuva deu uma trégua e a pista já estava seca na largada da Mini 2T. Varela largou bem e passou a disputar, volta a volta, a liderança da prova, deixando o restante do pelotão para trás. Depois de 12 voltas de disputas eletrizantes com um concorrente comemorou a vitória até chegar no parque fechado e os comissários constatarem que o bico estava desarmado. “Trabalhamos muito para termos o melhor resultado, mas não era pra ser. Valeu a experiência e o aprendizado. Cabeça erguida e “bora” pra próxima”, desabafou Lourenço, Varela que subiu no quarto lugar do pódio da Mini 2T. Nesta semana o piloto vai para a Aldeia da Serra, na Região Metropolitana da capital paulista para a 8ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Varela é líder da categoria Cadete com 8 pontos de vantagem. A tomada de tempos será na sexta-feira (15) e as duas corridas no sábado, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da FAtv Live, a partir das 8:00 horas. (Texto e foto: Eni Alves).
Guilherme Moleiro é campeão do Paranaense de Kart
O Campeonato Paranaense de Kart, disputado o último final de semana, no kartódromo de Londrina, a 59ª edição da disputa, serviu para o piloto Guilherme Moleiro (Kart Republic) testar as suas habilidades com pilotos de categorias superiores à sua. Integrante da Júnior Menor, categoria para atletas entre 11 e 12 anos, o representante de Rolândia-PR, apresentou boas disputas. Competindo com pilotos das categorias Júnior, Novatos, Graduados e Sênior em razão de grids pequenos, Guilherme Moleiro marcou o terceiro melhor tempo na tomada. Venceu a primeira bateria na Geral e por usar um redutor da categoria Júnior no seu kart, o resultado não foi computado para o Campeonato. “Resolvemos participar do evento como forma de treinar para a Júnior, próxima classe do Guilherme em 2024 e a única diferença foi o redutor no carburador. Foi ótima a experiência”, explicou Beto Zanini, coach do piloto.
Na segunda bateria, com o redutor próprio para a Júnior Menor, Moleiro saiu da 12ª posição e terminou em 6º lugar, alcançando a 7ª colocação no grid de largada para a corrida decisiva. Dada a largada, as disputas foram acirradas durante toda a prova e o kart numeral 6, de Gui Moleiro, foi o quarto a cruzar a linha de chegada. “Saio deste campeonato com uma experiência muito positiva e com a certeza de que estamos no caminho certo. Foco agora no Light e no Brasileiro de Kart. Agradeço a Deus, a minha equipe, família e a Kart Republic pela oportunidade de representar a fábrica”, declarou Guilherme Moleiro, Campeão Copa Brasil e Paranaense 2023. (Texto e foto: Eni Alves).
Ibiapina é campeão da Copa Beto Carrero 2023
Realizada no último final de semana, a 4ª etapa da Copa Beto Carrero definiu os campeões da temporada 2023. Com a vitória na rodada, menos os dois descartes regulamentares entre oito provas que concluíram o certame o piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali) alcançou o título máximo da categoria Graduados. “Eu só tenho a agradecer o ótimo trabalho da equipe A8 Racing, do Jeffinho (mecânico), Jonas (preparador), Jeison (telemestrista) e do meu coach Nicastro. Tivemos boas corridas na minha estreia na categoria neste ano, que ainda não acabou, mas que encerra a nossa participação na temporada 2023 no kartódromo Beto Carrero. Foco agora no Mundial, no Brasileiro e nas etapas finais do Light”, contou Alfredinho Ibiapina. O piloto curitibano, radicado em Florianópolis, embarcou na tarde da segunda-feira (11/09) para Franciacorta, Norte da Itália. Esta será a última preparação antes do Mundial de Kart, que será realizado em outubro. “Uma estreia em grande estilo. Nem aqui no Brasil eu não participei de corrida pela categoria OK, mas estou feliz por encarar este desafio”, confessou o piloto que disputará do Open do Mundial nos dias 15 e 16 de setembro, portanto, não participará da 8ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, pela Graduados. (Texto: Eni Alves – Foto: Gilmar Rose).