Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Alfredinho Ibiapina vence a primeira na Graduados B
A vitória na primeira bateria da Graduados B e o quarto lugar na Geral animou o início da tarde de sábado da A8 Racing, equipe do piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali). Mas a quebra do carburador na segunda prova, enquanto liderava na sua categoria, o levou ao abandono na 12ª volta. “A primeira corrida foi muito boa e estávamos na liderança da Graduados B na segunda bateria quando tive problemas com o carburador a seis voltas do final. Infelizmente, escapou o pódio de campeão da etapa”, lamentou o piloto, que ficou com o quarto lugar na classificação, graças ao resultado da primeira prova.
Em função dos compromissos com o Mundial de kart, em setembro e Fórmula Delta, em outubro, o piloto não participará das duas próximas etapas. Vice-líder da Graduados B, Ibiapina disputará apenas a rodada final, que será tripla. “Usaremos a 8ª etapa como descarte e na última tentaremos buscar um bom resultado. O nosso objetivo maior é o desenvolvimento das habilidades do piloto, mas se com isso conseguirmos alcançar uma boa classificação na temporada será muito mais prazeroso”, comentou Jefferson Neves, mecânico de Alfredinho Ibiapina. (Texto: Eni Alves – Foto: Diego Tartalho).
Kartódromo de Cascavel passa por reformas
O Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, na região Oeste do Paraná, está passando por reformas. O recape da pista já foi concluído e agora vai para a construção de zebras, sinalização, iluminação e melhorias da estrutura. O prazo para a entrega é para o início de novembro. Carlinhos de Oliveira, secretário de Esportes de Cascavel, informa que a Prefeitura está investindo R$ 650 mil, e tudo segue as normas técnicas estabelecidas pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “Estamos investindo no kartódromo, assim como estamos fazendo também no autódromo. Estamos buscando que o nosso kartódromo e o autódromo esteja entre os melhores do Brasil”, frisa Carlinhos Oliveira, que vistoriou as obras na tarde da última quinta-feira (24/08), acompanhando de Marcos Fernandes dos Santos e Odair da Silva, diretores do Kart Clube de Cascavel (foto).
Marcos Fernandes, diretor do Kart Clube de Cascasvel e piloto, diz que o clube já trabalha nas obras de melhorias da segurança, refazendo todas as barreiras de pneus, depois virão plantio de grama e melhora da estrutura de atendimento ao público. “Estamos aproveitando o período de cura do asfalto para ir adiantando pequenos detalhes que queremos melhorar para atender bem aos pilotos”, adianta Marcos Fernandes.
O Kartódromo Delci Damian, inaugurado em 1992, é um dos mais importantes do Paraná. Já sediou o Campeonato Brasileiro em 2012 e 2019 e a Copa Brasil de 2016. (Foto: Divulgação).
Pedro Muffato vence a Fórmula Truck no Velopark
Pole, liderança e vitória dupla. O domingo (20/08) em que foi realizada as duas provas válidas pela quarta etapa do Fórmula Truck parece ter sido perfeito para Pedro Muffato, mas não foi o que aconteceu. Apesar do resultado do paranaense ter sido o melhor possível com a conquista de 44 pontos e a liderança isolada do campeonato, segurar a primeira posição não foi fácil. O principal motivo para as trocas de posições com João Helder Mottin e força para se manter na frente, foi um problema no trambulador, peça do câmbio que faz com que o movimento da alavanca promova o engate das marchas.
“Não consegui abrir porque começou faltando três voltas para o fim da primeira bateria e durante toda a segunda bateria tive que me adaptar ao problema. Sabia que iriam chegar em mim”, declarou Pedro. O piloto da equipe Mufattão/Energy considerou que, entre todas as atividades do fim de semana, as corridas foram a parte mais difícil. “As vitórias foram trabalhadas, suadas e o resultado foi ótimo”, completou. Pedro Muffato, que corre com caminhão Scania, tem apoio das marcas Muffatão, Açucareira Energy, Doce Sucar, LDP Peças, Coopavel e Disnorte. (Foto: Lu Flores/Grelak Comunicação).
Guilherme Moleiro domina corridas da Júnior Menor
Com seis rodadas realizadas em Interlagos, a 7ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart teve um cenário diferente reunindo 16 pilotos na categoria Júnior Menor, neste sábado (19/08), no kartódromo Aldeia da Serra, em Itapevi-SP. Guilherme Moleiro, que estava empatado na liderança com um piloto paulista, confirmou a posição ao vencer as duas provas e garantir mais um ponto com a melhor volta na segunda disputa. A pole position escapou de Moleiro por uma diferença de apenas 0.023s. Mas o paranaense assumiu a primeira posição logo na largada e dominou a primeira bateria. Com a inversão regulamentar dos cinco primeiros no grid da segunda prova, o piloto de Rolândia, Norte do Paraná, fez uma largada cautelosa, foi escalando o pelotão até alcançar a liderança na décima volta e manteve até a 18ª quando recebeu a bandeira quadriculada.
Com 11 pontos conquistados pela vitória na etapa, mais um da melhor volta de prova, Guilherme Moleiro soma 68 pontos contra 63 do segundo colocado. “Faltam três etapas ainda para encerrar o campeonato e a última é rodada tripla. São muitos pontos em disputa, então, temos muito trabalho pela frente. Precisamos ainda pensar estrategicamente, porque existe no regulamento um descarte do pior resultado e os nossos números são altos”, informou Beto Zanini, coach de Moleiro. (Texto: Eni Alves – Foto: Diego Tartalho).