Volkswagen completa 70 anos destacando a evolução da marca
Como parte das celebrações de seus 70 anos de história no País, a Volkswagen do Brasil reuniu funcionários das suas fábricas, revendedores e imprensa automotiva para apresentar sua nova campanha institucional destacando a evolução da marca e de seu portfólio de produtos. Afinal, “o novo sempre vem”. Com ajuda de inteligência artificial, a Volkswagen proporcionou um reencontro inédito, interrompido há mais de quatro décadas, entre Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, herdeira desse talento, e ícone da MPB atual. Ao som de “Como nossos pais”, de Belchior, e eternizado na voz de Elis, elas protagonizam, pela primeira vez, um dueto emocionante por meio da tecnologia.
O filme traz esse momento fictício e inicia com Maria Rita ao volante do ID. Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, a mãe, Elis Regina, segue dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam “Como nossos pais”, mostrando que “o novo sempre vem”. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem “Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração”. Assista ao filme clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=aMl54-kqphE, ou no canal da Volkswagen do Brasil no YouTube.
A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil também faz uma conexão com o anúncio realizado pela marca de que o ícone ressurgirá: a Kombi está de volta! Ela retorna em sua versão eletrificada, o ID. Buzz. E isso dez anos após o fim da produção do modelo que conquistou o coração dos brasileiros. Sua versão 100% elétrica chegará ao Brasil em lote limitado especial com 70 unidades em homenagem aos 70 anos da marca.
“A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empresa cada vez mais humana e próxima das pessoas. E nada mais emocionante do que promover um encontro inédito entre a mãe Elis Regina e a filha Maria Rita, dois ícones da música que estão nos corações dos brasileiros, assim como a Volkswagen do Brasil, que neste ano celebra seus 70 anos de história e sucesso no País. Com a campanha, a Volkswagen destaca a evolução da marca e a renovação do seu portfólio de produtos, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Ao unir a Kombi, um ícone do passado, com o ID. Buzz, a versão 100% elétrica do modelo, que chega ao Brasil em lote limitado de 70 unidades, fortalece a presença do País na estratégia global de eletrificação da marca”, diz o vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Roger Corassa.
Para ilustrar esse momento, a gravação do reencontro combina a transmissão de uma série de memórias dos clássicos e também populares automóveis brasileiros da Volkswagen, como, além da Kombi, o Gol, o Fusca, a Brasília e o SP2, que agora dão lugar ao novo portfólio da marca, incluindo os modelos 100% elétricos ID. Buzz e ID.4, além dos SUVs com nota máxima em segurança: T-Cross, Nivus e Taos, as picapes, o Virtus, que é o mais novo sedã do mercado, e o Polo. A escolha de ter as duas grandes artistas, sincronizando com a lembrança de vários sucessos de diferentes épocas da Volkswagen do Brasil foi justamente para reviver e homenagear as várias gerações marcantes do País.
“A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil é uma homenagem às artes de fazer música e automóveis, produtos que encantam e emocionam as pessoas. Esse encontro de mãe e filha entre Elis Regina e Maria Rita, além de emocionar, também reforça o DNA da marca em tecnologia e inovação, trazendo o uso de inteligência artificial treinada para fazer o reconhecimento facial de Elis. A junção de ferramentas com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura perfeita entre o rosto real da dublê e a imagem recriada de Elis; a ação usa a voz original da cantora. Esse é um presente que a Volkswagen oferece em sua celebração de 70 anos: um dos maiores encontros intergeracionais da música e dos automóveis. E somente a Volks poderia proporcionar essa homenagem aos brasileiros. Somos uma marca com história com os brasileiros e essa homenagem era um sonho para todos os colaboradores e clientes que fizeram e fazem parte da família Volkswagen”, afirma Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil e SAM.
Intérprete de clássicos como Águas de Março e O Bêbado e a Equilibrista, Elis Regina faleceu há 41 anos, quando Maria Rita tinha apenas quatro anos. Dessa forma, essa é a primeira vez que elas protagonizam juntas uma canção.
Encontro criado por Inteligência Artificial
Criado pela AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de cena de Dulcidio Caldeira, o filme contou com tecnologia de inteligência artificial treinada especificamente para reconhecimento facial de Elis Regina, diferentemente do que são feitos em projetos de IA que utilizam tecnologia pré-treinadas a partir de dados genéricos. Agência e produtora se uniram a uma empresa de pós-produção americana especializada e com repertório de projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood. Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora.
“Esse trabalho representa muito para todas as partes envolvidas. Nele, está a história da Volkswagen com os brasileiros, a história interrompida de Elis Regina e Maria Rita e, para nós da AlmapBBDO, está a nossa história de mais de 60 anos juntos com a marca no Brasil. A campanha usa uma tecnologia sofisticada para um propósito muito humano: emocionar. Estamos promovendo um dueto inédito que só era possível na imaginação e que agora se torna absolutamente real durante os dois minutos do filme”, comenta Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO.
Além de estreia na TV aberta, a estratégia de comunicação conta com materiais Out of Home, mídias digitais e ativações no The Town, festival de música que conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e será realizado em setembro de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), e que contará com Maria Rita entre as atrações.
Ficha Técnica – Filme:
Anunciante: Volkswagen;
Título: Gerações;
Produto: Institucional;
Agência: AlmapBBDO;
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu;
CCO: Luiz Sanches e Pernil;
ECDs: Rodrigo Almeida e Rafael Gil;
DCs: Iron Brito e Felipe Cirino;
Criação: Francis Allan e Gustavo Tasselli;
Aprovação pelo cliente: Roger Corassa, Livia Kinoshita, Cristiano Mineiro, Arthur Rocha, Agnes Marques e Helena Oliveira;
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Vera Jacinto, Murillo Moretti;
Atendimento: Christiano Bock, Mariana Nanes, Stephanie Gasparini, Juliana Stern, Fernanda Waniarka e Bruna Nascimento;
Planejamento: Sergio Katz, Marcelo Bazán, Bruno Ortiz Machado, Tomás Garnier Coutinho, Julia Albero, Lavieri Junior, Giulia Arruda, Ana Carolina de Losso, Giovanna Orsatti e Beatriz Freitas;
Mídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Everton Maciel, Lucas Fanti, Stephanie Santos e Isadora Lee;
BI: Diego Rodrigues, Guilherme von Brewer, Amanda Rosa, Sara Ribeiro e Matheus Rodrigues e Victor Castilho;
Conteúdo: Cristiana Uehara, Talita C. de Souza, Hannamy Layla, Samanta de Melo e Beatriz Amâncio;
Produtor Gráfico: José Roberto;
Tratamento de Imagem: HH Produção e Tecnologia de Imagens Publicitárias;
Produtora Do Filme: Boiler Filmes;
Direção: Dulcidio Caldeira;
Produção Executiva: Juliana Martellotta;
Head de Atendimento: Larissa Perrotta;
Atendimento: Jonas Monte, Jess Thomaz e Maria Clara Gonçalves;
Head de Produção: Juliana Sigolo;
Equipe de Coordenação: Bruna Fernandes, Cintia Varella e Marina Rohnik;
1º Assistente de Direção: Bruno Roberti;
2º Assistente de Direção: Felipe Luisari;
Diretor de Fotografia: Juliano Lopes;
Diretor de Fotografia 2º. Unidade: Rafael Martineli;
Direção de Arte: Martin Garcia;
Diretor de Produção (São Paulo): Roberto Bellezia;
Diretor de Produção (Floripa): Magali Heinze;
Figurinista (Floripa): Giovanna Moretto;
Produtora de Elenco (São Paulo/Floripa): Cintia Cappellano;
Celebridade: Maria Rita;
Agentes: Alexandre Rodrigues Rosa e Verônica Falcão Rodrigues Braga;
Produtora Executiva: Mariana Da Annunciação Dos Reis;
Make & Hair: Ricardo Dos Anjos;
Stylist: Heleno Manoel;
Coordenador De Pós: Ricardo Quintela;
Montagem: Ricardo Quintela;
Assistente de Montagem: Fabio José Bento;
Finalização: Rafael Barão;
Assistentes de Finalização: Renata Dalbem e Jean Neto;
Color Grading: Acauan Pastore;
Pós-Produção: Flow Effects;
Produtora: Raw Audio;
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira;
Direção Musical: Hilton Raw;
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein;
Atendimento: Carol Peternelli;
Coordenação: Robério Barbosa;
Locução: Maria Rita.