Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Lourenço Varela, literalmente, correndo atrás do sonho
Se na fase adulta já é difícil definir uma carreira a seguir, imagine aos 11 anos. Para Lourenço Varela (Art Home), mais do que uma profissão, almeja o sonho de representar o Brasil no automobilismo mundial. Sabe que a escolha é difícil, mas está construindo boa parte do caminho para alcançar o objetivo.Dono de nove títulos de campeão – nacional, interestadual, estadual e regional – em dois anos de kart, o jovem piloto de Itapema, litoral da Santa e bela Catarina, divide a rotina diária entre os treinos e as atividades escolares. Mesmo faltando muito nas aulas, devido as competições, Lourenço é um aluno com boas notas na turma do 6º período da escola Cepavi. No kart, Lourenço Varela encara com muita seriedade todas as dicas e instruções dos mecânicos, coachs e preparadores. “É rápido e muito arrojado. Assimila com facilidade as informações que passamos pra ele, e com isso, em cada corrida, conseguimos melhorar o conjunto todo”, contou Alex Grigoletto, um dos coachs.
Na próxima semana, o piloto, que representa a fábrica de chassi Thunder Tecnology, irá disputar o título da categoria Cadete na 24ª edição da Copa Brasil de Kart, e na segunda fase da disputa, integrará o grid da Mini 2T. A competição, segunda mais importante do país na modalidade, será realizada de 19 a 29 de julho, no kartódromo Internacional Beto Carrero. O retrospecto no traçado é bom. Recentemente, o piloto conquistou o título de campeão Sul-brasileiro, e é líder da Cadete na Copa Beto Carrero, com 127 pontos contra 122 do segundo colocado. “A minha expectativa é muito positiva. Foi no Beto Carrero que comecei, aliás, na minha primeira corrida bati forte nos pneus, mas eu não desisti. E hoje tenho lembranças de boas disputas e algumas vitórias naquela pista. Vou me esforçar ao máximo e com a ajuda da minha equipe espero conquistar mais este título no traçado em que vivi a melhor e pior experiência no mesmo dia: iniciar no kart e o pancadão nas primeiras voltas”, relatou Lourenço Varela. (Texto e foto: Eni Alves).
Firás Fahs se “aquece” para Copa Brasil com 2º lugar em Foz
A 3ª etapa da Copa Itaipu de Kart, disputada no sábado (8/7), na pista do Adrena Kart, em Foz do Iguaçu, foi o “aquecimento” de Firás Fahs para a 24ª edição da Copa Brasil. A competição nacional será disputada a partir da próxima quarta-feira (19/7), no Kartódromo do Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina.
Em sua última competição em casa antes da Copa Brasil, Firás largou na pole position da categoria F-4 A, ganhou a primeira bateria, foi terceiro na segunda, com a prova disputada sob forte chuva, e ganhou terceira bateria. Porém, sofreu uma penalização. Faltando duas curvas para a bandeirada final, Firás fechou a porta para defender a liderança e os comissários entenderam que ele foi o causador do toque. Mas na soma das três baterias, garantiu a segunda colocação da 3ª etapa. “Entendo que o toque foi coisa de corrida, em uma disputa que valia a liderança. Mas isso já coisa do passado e agora só estou pensando na Copa Brasil. A expectativa é fazer uma excelente Copa Brasil, em parceria com a Bravar”, frisa Firás Fahs. A vitória da categoria F-4 A na 3ª etapa da 9ª Copa Itaipu de Kart foi de Rodrigo D’Agostini, que somou 42 pontos. Firás, o segundo colocado, somou 37, ao passo que Pedro Calegário foi o terceiro colocado, com 33 pontos. A 4ª etapa da Copa Itaipu de Kart está marcada para o dia 5 de agosto, novamente na pista do Adrena Kart. (Foto: Divulgação).
Vini Ferro irá brigar pelo título da Júnior Menor
Atual co-líder da Copa São Paulo Light de Kart na categoria Júnior Menor, o paulista Vinicius Ferro (Benefício Certo/Benefício Digital/Contabilidade Filadélfia/FriendsFoods Congelados/ Kartódromo de Atibaia/Lazy Kart) participara daqui a uma semana das atividades da 24ª edição da Copa Brasil de Kart, que será realizada em Penha, no litoral de Santa Catarina. “Minhas expectativas para a Copa Brasil são muito boas. Se Deus quiser vamos ganhar corridas e sair de lá com o título em nossas mãos”, acredita o garoto de 12 anos de idade.
Nesta temporada Vini Ferro está disputando regularmente a Copa São Paulo Light, onde tem alcançado resultados altamente relevantes na categoria Júnior Menor. Em seis etapas, ele subiu no pódio em cinco, com uma vitória, conquistou a metade das pole positions, e foi o piloto que estabeleceu por mais vezes a volta mais rápida (4) de cada corrida. Com isto, ele divide a liderança do principal campeonato regional do pais com o paranaense Guilherme Moleiro. “O Vini é um piloto que demonstrou uma dedicação muito diferenciada e isso vem refletindo nos resultados sólidos que ele vem alcançando nas pistas, sempre brigando pelas três primeiras posições. Tenho certeza que com um conjunto adequado dá pra poder trazer o primeiro título nacional dele”, comentou o renomado José Ricardo de Oliveira, coach do piloto da VF Racing, que utiliza chassi TonyKart, com motor preparado pelo renomado Alfredo Tchê. (Foto: Cris Reis/Divulgação).