Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Alfredinho Ibiapina foi ao pódio no Sul-brasileiro de Kart
Há quatro meses na categoria Graduados, uma das mais competitivas do kartismo brasileiro, Alfredinho Ibiapina demonstra boa evolução e muito aprendizado com grandes nomes da modalidade. Na 26ª edição do Sul-brasileiro de Kart, disputada no último fim de semana de maio, no kartódromo Beto Carrero, o piloto alcançou o quarto lugar no pódio da categoria que reuniu 16 pilotos dos 256 inscritos, um recorde na competição, em 18 categorias.
No treino classificatório Alfredinho Ibiapina marcou o 6º tempo, à 0.265s do pole position. Na primeira bateria, foi o quinto a cruzar a linha de chegada depois de uma confusão na largada que o fez cair para a 12ª posição. Com o resultado do 11º lugar na segunda bateria, devido a uma peça quebrada do chassi e penalização por desencaixe do painel frontal, Ibiapina largou do 8º lugar do grid na final e alcançou o pódio. “Estou satisfeito por participar de um pódio com alguns dos veteranos da categoria. Correr com pilotos que eu já admirava quando ainda era Cadete e disputar posições com alguns deles é contagiante. Tenho muito que aprender ainda, mas acredito que estou no caminho certo. Participar desta categoria com estes caras é um grande desafio”, declarou Alfredinho Ibiapina. (Foto: Eni Alves).
Guilherme Moleiro ganha vice-campeonato da Júnior Menos
A 26ª edição do Sul-brasileiro de Kart, disputada no último fim de semana de maio, no kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, foi de muito trabalho para o piloto e a equipe de Guilherme Moleiro. Com problemas em dois chassis o representante da cidade de Rolândia, no Paraná, conseguiu se manter na competição e conquistar o troféu de vice-campeão pela categoria Júnior Menor. “Durante os treinos o Guilherme reclamou do desempenho do kart e constatamos que o chassi estava quebrado. Soldamos, mas não deu certo. Trocamos de equipamento para a tomada, mas só depois das classificatórias é que conseguimos um bom acerto, tanto que no warmup da final o kart estava muito bom. O Gui largou bem, e depois o kart parou de render, principalmente, nas retas. Depois da prova final vimos que o suporte de apoio do chassi estava quebrado”, explicou Beto Zanini, coach do piloto.
Guilherme Moleiro marcou o terceiro melhor tempo na tomada à 0.131s do pole position. Manteve a posição nas duas baterias classificatórias e foi o terceiro do grid na prova final. Com boa largada assumiu a liderança, mas a partir da sexta volta o kart começou a perder rendimento. No braço, o piloto conseguiu defender o segundo posto até a bandeirada final. “O kart começou a escorregar e eu não consegui me aproximar do líder. Ele foi ficando cada vez mais distante. Então, me preocupei em fazer o traçado o mais certo possível controlando o kart, foi tenso”, desabafou Guilherme Moleiro. (Foto: Eni Alves).
Lourenço Varela é campeão Sul-Brasileiro de Kart Cadete
Disputada no último dia 27 de maio, a 26ª edição do Sul-brasileiro de Kart reuniu mais de 250 pilotos de diversos estados, no kartódromo Beto Carrero em Penha, litoral catarinense. Na categoria Cadete 19 karts concorreram ao título definido em uma disputa acirradíssima em que Lourenço Varela (Art Home), de Itapema-SC, alcançou a vitória com uma condução caprichada e sem erros. Terceiro na toma de tempos, à 0.017s do pole position, Lourenço Varela apresentou boas disputas na primeira e segunda classificatórias. Com um segundo lugar e uma vitória, respectivamente, foi o segundo na fila do grid para a corrida final. Com boa largada Varela assumiu a liderança no final da primeira volta e defendeu a posição, volta a volta, e até receber a bandeira quadriculada, conquistando o título de campeão da categoria.
O piloto brigou também pelo título da Rok Kids, mas alguns incidentes de pista atrapalharam o seu desempenho. O resultado do treino de classificação foi bem apertado, Varela marcou o quinto tempo à 0.380 do pole position. Na primeira bateria largou bem, mas uma disputa numa saída de curva fez o kart deslizar para cima da zebra, perdendo algumas posições. Do sétimo lugar, fez corrida de recuperação e foi o terceiro a cruzar a linha de chegada. Na segunda prova classificatória, um toque na roda dianteira o jogou para fora da pista e encerrou na quinta posição. Quarto lugar no grid da corrida decisiva, outro toque seguido e uma batida na primeira volta colocou no piloto no décimo lugar e, novamente, Lourenço Varela precisou correr atrás do prejuízo. Dessa vez, o desempenho do kart também foi prejudicado e o piloto encerrou a sua participação na Rok Kids no quinto lugar do pódio. “Quero agradecer muito a minha equipe, ao preparador Alex Grigoletto e todas as pessoas que torceram por mim. Foram corridas muito disputadas, infelizmente, tivemos alguns enroscos em todas as baterias da Rok Kids, mas conseguimos um lugarzinho no pódio e o título de campeão da Cadete”, comentou Lourenço Varela. (Foto: Eni Alves).
Álvaro Medeiros conquista o vice-campeonato Sul-brasileiro
Com foco na Copa Brasil de Kart, que será realizada em julho, o piloto Álvaro Medeiros faz boa estreia na pista do kartódromo Beto Carrero, em Penha, litoral de Santa Catarina. Com 19 participantes na categoria Mirim, primeira da base do kartismo brasileiro, o piloto conquistou, no último dia 27 de maio, o título de vice-campeão Sul-brasileiro, considerada a terceira competição nacional mais importante da modalidade. Álvaro Medeiros surpreendeu na rápida adaptação ao traçado. Marcou o melhor tempo na tomada para as baterias classificatórias, venceu as duas, e foi o mais rápido na pista na segunda disputa cruzando a linha de chegada com mais de três segundos de vantagem para o segundo colocado. Pole position na corrida final, Álvaro fez boa largada. Seguido de perto por outro concorrente, a briga pela liderança permitiu a aproximação do pelotão que vinha logo atrás. Com várias trocas de posições, o piloto brasiliense cruzou a linha de chegada em segundo lugar e é o vice-campeão Mirim, em sua estreia na competição e no traçado.
“Estamos muito felizes com a evolução do Álvaro na categoria. Ele tem conquistado bons resultados em todas as competições que está participando. Isso mostra o foco e a determinação do piloto. Ainda temos muitas corridas neste ano, mas com toda a vontade que ele está e com o trabalho em equipe, os bons resultados devem continuar”, comentou Alex Grigoletto, coach do piloto, que conquistou o título de campeão Sul-brasileiro pela F4 Super Sênior. (Foto: Eni Alves).