Citroën C3 faz aniversário de 20 anos de sua chegada ao Brasil
Há vinte anos, o Citroën C3 chegava ao Brasil para começar uma história incrível. O modelo de maior sucesso da marca na região celebra neste ano seu vigésimo aniversário com o êxito de sua nova geração, feita para atender ao exigente consumidor brasileiro e se beneficiando de toda a experiência da Citroën na região.
Desde sua estreia no mercado, em maio de 2003, o Citroën C3 é produzido na fábrica de Porto Real (RJ). O Polo Industrial da Stellantis na região é responsável pelo abastecimento do Novo C3 a diversos países da América do Sul. Ao longo de todos esses anos, o C3 sempre acompanhou as demandas do mercado, tornando-se rapidamente um modelo de desejo para centenas de milhares de clientes em todo o continente.
Para comemorar essa data, lembramos de vinte curiosidades e características que fizeram com que o Novo C3 se consolidasse no mercado como uma alternativa única de acessibilidade, design e robustez. Veja cada uma delas a seguir:
1 – Claro que a primeira coisa não podia ser outra que não a atitude SUV do Novo C3. E isso não se refere apenas ao seu estilo ousado. Sua suspensão soma conforto e estabilidade e entrega características únicas no segmento: são 18 cm de altura livre do solo, 23º de ângulo de entrada e 39º de ângulo de saída. Isso significa mais tranquilidade para superar os típicos obstáculos urbanos;
2 – O Citroën Connect Touchscreen de 10” já virou sinônimo de Novo C3. Elogiada pela crítica e consumidores, essa central multimídia com ampla tela de dez polegadas une uma interface intuitiva, rapidez na resposta e integração Android Auto e Apple Carplay totalmente sem fio. Além disso ela está conectada com um eficiente sistema com seis alto-falantes, diferencial no segmento. O pacote de infotenimento é complementado com a opção de até três conectores USB, incluindo dois voltados para a segunda fileira de bancos;
3 – Tudo isso é integrado a um pacote acessível, desde o momento da compra até seu uso. As revisões do Novo C3 custam menos de R$ 2 por dia nos três primeiros anos. E o valor das dez primeiras revisões está disponível no site da Citroën, evitando surpresas e permitindo que o proprietário se programe com antecedência;
4 – Sua cesta de peças também possui valores competitivos. Tanto os componentes de manutenção periódica quanto aqueles que precisam ser trocados após imprevistos foram pensados para serem acessíveis. O projeto inteligente do Novo C3 também diminui o número de itens atingidos em pequenas colisões, simplificando o reparo e tornando o seguro mais acessível;
5 – Uma gama de motores modernos dá ao C3 ainda mais eficiência, com um consumo de combustível de até 14,1 km/l nas versões 1.0, com nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Isso permite que o modelo tenha uma autonomia superior a 660 km sem precisar reabastecer;
6 – Por falar em motor, você sabia que os propulsores do Novo C3 são projetados para simplificar sua manutenção e deixá-la sempre acessível? No 1.0 Firefly, por exemplo, a disposição de itens de troca periódica foi pensada para tornar as revisões ainda mais rápidas e ampliar a disponibilidade do modelo aos seus proprietários;
7 – Essa eficácia e acessibilidade foram possíveis graças à ampla experiência da Citroën e Stellantis no Brasil. O Novo C3 se beneficia da sinergia do maior grupo automotivo do país e desde seu lançamento ele dispõe de mais de 70% de componentes nacionalizados, gerando ainda mais emprego na cadeia automotiva brasileira;
8 – E a base de todas essas virtudes e curiosidades é a inovadora variante da plataforma CMP, que estreou em Porto Real (RJ) com o Novo C3. Moderna, leve e versátil, ela permite o desenvolvimento de diferentes modelos sobre a mesma arquitetura e estará presente no Novo C3 Aircross;
9 – A nona curiosidade em torno do Novo C3 tem relação direta com os países que, junto do Brasil, comercializam o modelo na região. Atualmente Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, República Dominicana e Costa Rica contam com o modelo em sua gama de produtos Citroën;
10 – Sobre essa base o Novo C3 entrega uma cabine ampla e espaçosa, com posição de dirigir elevada e conforto para todas as pessoas – e suas bagagens, é claro. Seu porta-malas de 315 litros (padrão VDA) é o maior do segmento e foi pensado para receber os mais diferentes tipos de malas e outros objetos;
11 – Às vezes a comodidade está em itens tão discretos que podem passar despercebidos. É o caso da abertura elétrica do porta-malas do Novo C3, elemento de série em todas as versões. O conforto continua nos vidros elétricos com fechamento por “um toque” e proteção antiesmagamento;
12 – Todo Novo C3 vem de série com ar-condicionado e direção elétrica, mas mesmo esses itens tão necessários e solicitados pelos clientes são especiais no modelo. O peso do volante varia conforme o uso do carro, ficando leve durante manobras e firme em altas velocidades, otimizando o controle do veículo em qualquer condição. Já o sistema de climatização foi projetado para vencer até o mais quente dos verões e garantir o conforto mesmo nos dias mais frios do inverno. Afinal, o Brasil possui diferentes climas em um só país, e o Novo C3 deve ser confortável e agradável em qualquer um deles;
13 – A inovação e estilo do C3 está nos mínimos detalhes. Ele foi um dos primeiros carros nacionais a receber luzes de condução diurna (DRL) com leds que, nesta geração, formam o icônico “V” horizontal presente nos modelos da Citroën. A gestão das luzes diurnas é inteligente e se adapta à condição que o veículo está no momento;
14 – Todo Novo C3 vem de fábrica com controle de estabilidade e tração de série. Mas você sabia que, no modelo, esse sistema oferece um recurso extra? É o assistente de partida em rampa. Funciona assim: ao parar em uma ladeira, o equipamento mantém o Novo C3 parado por alguns segundos após você tirar o pé do freio, permitindo que você saia com tranquilidade e sem risco de o carro ir para trás. E o assistente funciona também em descidas, quando a ré é engatada, simplificando manobras em ruas inclinadas;
15 – Um olhar mais atento vai reparar que todo Novo C3 carrega eficientes pneus 195/65 R15. Essa medida proporciona ainda mais conforto ao motorista e passageiros, pois amplia a absorção de impactos em conjunto com uma suspensão eficiente e agradável. De quebra, o maior perfil dos compostos ajuda a proteger as rodas do modelo de pequenos contatos com o meio-fio ao estacionar;
16 – O Novo C3 tem um visual marcante, mas dá para deixá-lo com ainda mais personalidade optando pela pintura bitom. Esse recurso estilístico faz parte da história da Citroën e é oferecido em toda a gama de veículos de passeio da marca no Brasil. Mas o Novo C3 vai além, sendo o único modelo do segmento a oferecer duas cores de teto, preto ou branco;
17 – Um carro importante como o Novo C3 merece uma campanha à altura. Isso inclui uma inovadora ação no metaverso, que permitiu aos jogadores do mundo inteiro conhecerem de perto o modelo e até guiá-lo no mundo virtual! Inclusive essas ações estão entre os motivos para a Citroën ter ganhado o prêmio de Marca Digital do Ano no tradicional prêmio Carro do Ano, da Autoesporte;
18 – E já que o assunto é prêmio, não dá para esquecer a prateleira de conquistas cada vez maior do Novo C3. Ele foi eleito Melhor Carro Nacional até 1,2 litro pela Abiauto, Melhor Carro Nacional pela CAR Magazine e Melhor Hatch Compacto no Mobilidade Estadão. E isso só no Brasil! No mundo ele já amealhou diversos prêmios, incluindo o prestigiado World Car Awards, na categoria Melhor Carro Urbano;
19 – Cada vez mais o consumidor quer deixar seu carro com a sua cara, e com o Novo C3 não é diferente. Por isso a Citroën oferece uma gama com mais de 50 acessórios, como pedaleiras, luz ambiente, capas para banco, redes de bagagem, rodas de liga-leve e adesivos para a carroceria. Tudo para que cada Novo C3 seja único;
20 – Você sabe o que é C-Cubed? É um inovador programa que prepara três modelos inéditos desenvolvidos e projetados para a América do Sul. O Novo C3 foi o primeiro lançamento dessa tríade que tem tudo para conquistar ainda mais os brasileiros e sul-americanos.