Caxias do Sul será capital gaúcha dos veículos elétricos em setembro
Caxias do Sul mais uma vez assume papel de vanguarda e sedia o evento que debaterá as novas tendências da eletromobilidade e o avanço das energias sustentáveis no mercado brasileiro: a Eletric Move – 1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, marcada para os dias 01, 02 e 03 de setembro, no Centro de Eventos do Parque de Exposições da Festa Nacional da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431, bairro Nossa Sra. da Saúde). Paralelamente, ocorrerá o Fórum de Eletromobilidade e Sustentabilidade e o Congresso da Associação Serrana das Empresas de Reparação Veicular (Aserv). A entrada é gratuita.
O lançamento da atração será no dia 27 de junho, na sede da TecnoUCS, campus central da Universidade de Caxias do Sul, a partir das 18h30min. Na oportunidade, serão conhecidas a programação e os palestrantes do Fórum e do Congresso da Aserv.
A ideia da Eletric Move RS surgiu dentro da empresa Fluxo Solar Sistemas de Energia, administrada pelo empresário Adair Fantin, mas ganhou outra dimensão a partir do momento que se articulou a integração de outros parceiros ao projeto.
A atração mostrará ao público uma diversidade grande de veículos elétricos, passando do ônibus e caminhão a carros de passeio, mas também a offroads, patinetes, bicicletas, karts, motos, vans e até cadeira de rodas, e muito disso com fabricação em Caxias do Sul. Tudo na onda da eletrificação e das novas tecnologias que buscam a descarbonização e a utilização de novas fontes de energias sustentáveis e limpas.
Os mais recentes relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para uma situação alarmante sobre o aquecimento global, obrigando a uma aceleração do processo de transição energética no mercado de automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos. Há consensos em torno de alternativas para acelerar o processo de descarbonização mundial, e o veículo elétrico é estratégico nessa etapa.
O Brasil segue a tendência mundial com relação a essa modalidade. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontou que houve um crescimento de 41% no número de emplacamentos no ano de 2022, em relação a 2021. A projeção para 2023 é um acréscimo de 35% de veículos eletrificados em relação ao ano passado.
Além de envolver toda a cadeia de veículos elétricos e mobilidade, a Eletric Move também abre espaço para o mercado de energia solar, uma vez que, recentemente, Caxias do Sul recebeu o título de Capital Gaúcha da Energia Solar, por ser o município gaúcho com o maior número de pontos de instalações de placas fotovoltaicas. A Serrana e a Fluxo Solar são parceiras no oferecimento de soluções de energia solar para residências e empresas de Caxias do Sul e região, garantindo economia de até 90% na conta de luz.
Além da mostra, durante dois dias ocorrerão palestras de autoridades e especialistas na área. No primeiro dia, irá ao púlpito o diretor-presidente da RandonCorp, Daniel Randon, seguido do diretor da Marcopolo Luciano Resner, e fechando com participação do vice-presidente da Ford para América do Sul e ex-presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb. Já o Congresso da Aserv, que ocorre na sexta e sábado (1 e 2 de setembro), às 7h30, contará com diversos palestrantes sobre temas relacionados à reparação automotiva, voltados ao público interno.
Realização: Fluxo Solar e Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular (Aserv);
Patrocinadores: Mercosul, Serrana Solar e Sicredi;
Apoio: CIC, UCS, MobiCaxias, Senai, Sebrae, RandonCorp, Marcopolo, Arrow, NeoMoby, Prefeitura de Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Rádio Caxias e Programa Carros e Cia e Mobicaxias;
Contato para imprensa: FLUXO SOLAR – Adair Fantin (9 9149.5360) e Edson Nespolo (9 9929.4488) – ASERV – Eduardo Bianchi (99144.7210).