Novo Nissan Sentra é luxuoso e tecnológico
Automanianet rodou com o Novo Nissan Sentra, modelo que chega à sua 8.ª geração com muito luxo e tecnologias exclusivas para o seu segmento. Passamos de 10 a 17 de maio de 2023, com a versão Exclusive 2.0 do Nissan Sentra, para uma avaliação do modelo que chama a atenção por onde passa, por causa do seu novo design elegante e imponente.
Mas não é só o design marcante e as proporções generosas que o diferenciam no seu segmento, o novo Nissan Sentra destaca-se pelos equipamentos de série inéditos entre os modelos com três volumes. Somente o sedã da Nissan oferece um robusto pacote de equipamentos, que conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).
Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta. Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.
O Novo Nissan Sentra chama a atenção em todos os detalhes. Na versão avaliada, Branco Diamond com teto Preto Premium, que foi lançada a R$ 173.290,00 o seu interior em dois tons (Preto e Sand) também é destaque, pois ficou bonito e dá um certo requinte ao sedã de luxo da montadora japonesa. O painel também é moderno e prático, com tela colorida e de 7 polegadas, onde o TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta. Além de diversos porta-objetos na frente e na parte traseira dos ocupantes.
O novo Sentra é equipado com a 3.ª e nova geração da família de motores MR20DD. Assim, está mais potente, mais eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. Movido exclusivamente a gasolina, esse propulsor desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.
Este motor conta com injeção direta de combustível, que ajuda a melhorar o consumo de combustível e ampliar a potência e o torque graças à maior eficiência de combustão. E ainda deixa o funcionamento mais silencioso.
O acabamento interno espelhado ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque. A tecnologia aplicada é a do aço spray, primeiramente utilizada no automobilismo e, depois, no superesportivo Nissan GT-R da atual geração.
O motor é emparelhado com um câmbio CVT XTRONIC de oitava geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens. Nesses sete dias de teste, conseguimos a média de 8,3 km/l com o Novo Nissan Sentra, em percurso misto de cidade e estrada.
O powertrain do novo Nissan Sentra tem quatro programas de modo de condução:
Normal – para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição;
Sport – mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas;
Manual – para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta);
ECO – ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%.
Em Resumo: O Novo Nissan Sentra é um sedã de luxo bonito, confortável e requintado, que vale cada centavo pago não só por esses atributos relatados aqui, mas também pela tecnologia embarcada de auxílio ao motorista e de segurança disponível ao motorista e aos ocupantes do veículo. Tem baixo nível de ruído interno, consumo compatível com um veículo do seu porte, e, ainda o mais importante que é a qualidade japonesa de construção da Nissan, já conhecida pelos seus clientes desde as primeiras versões que chegaram ao Brasil.