Daimler Truck celebra marco histórico do Active Brake Assist

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Postado 19 de maio de 2023 por bisponeto em

A visão de alcançar a condução livre de acidentes motiva a Daimler Truck a direcionar este foco para caminhões e ônibus desenvolvidos e produzidos nas empresas do Grupo e comercializados sob as marcas Mercedes-Benz, Freightliner, FUSO, Setra, Thomas Built Buses, Western Star, Bharat Benz e RIZON. A Companhia estabeleceu o objetivo de equipar, no mínimo, 75% dos veículos que serão entregues em seus mercados principais em 2025 e atingir 80% em 2030 com um sistema de segurança que ultrapasse as exigências das legislações em termos de desempenho e aplicação.

A grande relevância atribuída pela Daimler Truck à segurança nas estradas e nas vias é evidenciada pelo fato de que essa questão está firmemente estabelecida na sua estratégia de negócios sustentável de longo prazo. Dentre as marcas da Daimler Truck, a Mercedes-Benz se destaca por suas conquistas tecnológicas pioneiras na área de segurança. Vários sistemas avançados e inovadores de segurança são utilizados primeiramente na Mercedes-Benz Trucks e depois sucessivamente oferecidos pelas outras marcas de acordo com a estratégia da sua plataforma global e com as demandas de mercado e dos clientes.

No ano passado, por exemplo, novos sistemas de segurança e assistência foram disponibilizados em outros mercados, marcas e modelos. Entre eles, o assistente de proteção lateral (Active Sideguard Assist) no caminhão Cascadia da Freightliner e o sistema de assistência ativa à condução de segunda geração (Active Drive Assist 2) nos ônibus rodoviários Setra ComfortClass e TopClass. Já o assistente ativo de frenagem emergencial automático, que foi apresentado pela primeira vez em 2006, tem uma história de sucesso especial – o Active Brake Assist (ABA) já foi vendido mais de um milhão de vezes para caminhões e ônibus da Daimler Truck.

A Daimler Truck sempre foi pioneira no que se refere a sistemas de assistência à condução e segurança. Os desenvolvedores da Companhia trabalham há anos nessas tecnologias, a fim de proporcionar aos motoristas soluções cada vez melhores e eficientes para ajudá-los em seu trabalho, melhorando assim a segurança para todos os usuários das estradas e das vias urbanas.

Um passo à frente do seu tempo

A Daimler Truck adota uma abordagem de garantir alto nível de segurança para seus veículos. Por esse motivo, ao longo do tempo, instalou diversos sistemas muito antes deles serem exigidos por lei. A Mercedes-Benz Trucks, por exemplo, foi a primeira fabricante a introduzir o sistema anti-bloqueio dos freios (ABS) nos caminhões em 1981. O controle de estabilidade ASR se seguiu, alguns anos depois.

Com a introdução do primeiro Actros em 1996, a Mercedes-Benz Trucks novamente estabeleceu o padrão no mercado com o sistema de frenagem eletrônico EBS. No ano 2000, seguiram-se o assistente de controle de aproximação (Proximity Control Assist) e o assistente de faixa de rolagem (Lane Assistant) como novos sistemas de segurança revolucionários. Em 2001 foi a vez do Programa Eletrônico de estabilidade (ESP) para os caminhões. Em 2002, estrearam na segunda geração do Actros o sistema de ajuda para partida em rampa (Hill holder) e o ABA.

Assistente ativo de frenagem para o trânsito rodoviário e urbano

Em 2006, o ABA abriu uma nova era para as tecnologias de assistência de segurança. Pela primeira vez, um caminhão conseguiu dar início a uma frenagem máxima até a parada total dentro dos limites do sistema. Nos anos seguintes, as funções do ABA foram expandidas sistematicamente.

Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz, o ABA está em sua quinta geração. Por meio de radar e câmeras, o ABA 5 identifica veículos à frente e também pedestres e objetos estáticos e móveis na via. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. Assim, o ABA reduz o risco de colisões, assegurando uma drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas, além de aumentar a disponibilidade do veículo.

Assistente de proteção lateral com função de frenagem autônoma

O assistente de proteção lateral (Sideguard Assist S1R), que já está disponível como item de série desde 2016 para muitos modelos do Actros, Arocs e Econic, é outro exemplo de papel pioneiro que a Daimler Truck desempenha no desenvolvimento de sistemas de segurança e assistência. Essa avançada tecnologia ajuda a evitar acidentes com pedestres e ciclistas.

Em junho de 2021, a Daimler Truck foi a primeira fabricante a lançar o Active Sideguard Assist (ASGA). Esse sistema inovador não só consegue avisar o motorista da presença de ciclistas, motos ou pedestres em movimento, no lado do passageiro da frente, como também dá início a uma frenagem autônoma do veículo até a parada total, numa velocidade de virada de 20 km/h se o motorista deixar de reagir apropriadamente ao aviso acústico e visual. O ASGA consegue reconhecer a necessidade dessa intervenção de frenagem e evita da melhor maneira uma colisão em potencial.

Segunda geração da MirrorCam com braços mais curtos da câmera

Para os avisos visuais, o Sideguard Assist S1R e o ASGA utilizam o display do MirrorCam, o exclusivo sistema de câmeras digitais da Mercedes-Benz que substitui os espelhos retrovisores convencionais. A segunda geração do Mirrorcam já está em uso desde abril de 2022 e consegue proporcionar ao motorista melhor auxílio em muitas situações da estrada, graças aos braços 10 centímetros mais curtos da câmera e novos parâmetros de imagem. Um dos benefícios dos braços mais curtos da câmera é que agora os motoristas conseguem dar ré em linha reta com maior facilidade do que com as de primeira geração. Isso se deve especialmente ao fato de que a perspectiva da MirrorCam agora se parece muito mais com o de um espelho convencional.

A evolução na correspondência de cor e brilho dentro do sistema de câmera, significa que as telas podem representar a área relevante para a situação da condução com ainda mais precisão, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado. Além disso, o novo MirrorCam ajuda o motorista em ultrapassagens, manobras, direção com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.

Condução parcialmente autônoma com função de parada emergencial

Uma pesquisa da Daimler Truck sobre acidentes levou ao desenvolvimento do conceito do sistema de assistência ativa à condução (Active Drive Assist – ADA), que desde 2018 permite a condução parcialmente autônoma (Nível 2) de um caminhão de produção em série pela primeira vez. Em certas condições, o sistema opcional ajuda ativamente o motorista com orientação no sentido longitudinal e lateral, auxiliando-o a manter automaticamente sua distância, acelerar e dirigir, desde que as condições requeridas pelo sistema sejam cumpridas, como haver raio suficiente na curva ou ainda sinalização claramente visível na pista. Se o motorista se aproximar demais do veículo à frente, o ADA consegue frear de maneira autônoma o caminhão para manter a distância definida do veículo à frente. Quando a distância do veículo à frente está adequada, o sistema pode acelerar o caminhão, voltando à velocidade ajustada.

Desde junho de 2021, a última geração do ADA 2, com função de parada de emergência, conseguiu fazer ainda mais: esse sistema consegue iniciar uma parada de emergência quando detecta que o motorista, durante a viagem, não está mais dirigindo ativamente, por exemplo, devido a um problema de saúde. Assim que o caminhão parar, o sistema pode engatar automaticamente o novo freio de estacionamento eletrônico. As portas também são destravadas para que os paramédicos ou outros socorristas possam ter acesso direto ao motorista em caso de emergência médica.

A caminho da condução livre de acidentes

Todos estes e vários outros sistemas de assistência à segurança da Daimler Truck contribuem de forma importante para a prevenção de acidentes. Nesse sentido, é essencial colocar esses sistemas nas estradas e nas ruas em grande número. Com essas tecnologias inovadoras, a Companhia e suas marcas visam fornecer ao motorista o melhor suporte possível ao conduzir o veículo dentro dos limites do sistema. No entanto, o motorista permanece totalmente responsável por dirigir o veículo com segurança em todos os momentos, conforme também é exigido por lei.

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