Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Giovana feliz com o 7º lugar na Seletiva FIA Girls de Kart
Após conquistar a sétima colocação da categoria Júnior na 1ª Seletiva de Kart FIA Girls on Track, disputada segunda-feira (8/5), no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, a paranaense Gionava Marinoski, da equipe Ebrahim Motors/Celepar/Clínica Pneumoair/ULV/Instituto ASR, se concentra no Sul-Brasileiro de Kart, a ser disputado nos dias 26 e 27 deste mês, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). A Seletiva FIA teve como campeãs as paulistas Marcella Assumpção (Cadete) e Anna Luiza Pimpão (Júnior) e a brasiliense Mariana Serafim (Graduados). As três foram premiadas com inscrição e equipamentos (chassi + motor + pneus + equipe) gratuitos para disputar em julho a 24ª edição da Copa Brasil de Kart, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), em julho.
Giovana diz estar muito feliz por ter participado da Seletiva FIA Girls, que reuniu 36 meninas, valorizando a participação feminina no kartismo brasileiro. “A Seletiva mostrou que é possível surgir um campeonato para as mulheres no kartismo brasileiro. Estou torcendo para que surja logo. É um trabalho a ser desenvolvido por clubes, federações e a CBA. Também é necessário o interesse nosso. Lugar das meninas é onde elas quiserem”, frisa Giovana. Sobre sua participação, Giovana informa quer começou os treinos, andando entre as primeiras colocadas, mas na sequência da competição não teve sorte no sorteio do equipamento e ficou fora da briga pelo título. A final foi a que pegou o equipamento com mais baixo rendimento. Ela concluiu as 14 voltas da prova a 27s575 da vencedora Anna Luiza Pimpão. “Estou contente com minha participação e saio mais fortalecida e confiante para o Sul-Brasileiro”, acentua Giovana. (Foto: Divulgação).
Boa Prova de recuperação de Álvaro Medeiros na Copa SPL
A 4ª etapa da Copa São Paulo Light, realizada no sábado (06/05), no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, foi de fortes emoções para a equipe do piloto Mirim Álvaro Medeiros. Com 17 participantes na categoria as disputas foram acirradas no treino classificatório, que teve um resultado bem apertado, e nas duas baterias em que o piloto mostrou ritmo forte e muita experiência ao cair para o final do grid, fazer corrida de recuperação e encerrar no TOP 5. Dono da volta mais rápida no treino classificatório conquistou a pole position com uma diferença de apenas 0,009s para o segundo colocado. Largou bem na primeira bateria, mas perdia um pouco de velocidade nas retas e terminou na segunda posição. Na prova seguinte, um toque sutil na roda traseira fez o kart numeral 5 rodar logo depois da primeira curva. Último da fila, Álvaro Medeiros pisou fundo no pedal da direita, fez tudo certo e conseguiu 12 ultrapassagens marcando ainda a volta mais rápida da prova.
“Foram duas provas de tirar o fôlego! Pena que rodou na segunda bateria, porque ele tinha condições de brigar pela vitória. Estamos orgulhosos com o desempenho do Álvaro e temos certeza que teremos bons resultados nas próximas competições”, comentou Alex Grigoletto, treinador do piloto. Nesta semana, 12 e 13 de maio, Álvaro Medeiros defende a liderança do Mirim no Campeonato de Kart do Distrito Federal, que terá a 4ª etapa disputada no kartódromo do Guará. (Texto e fotos: Eni Alves).
Firás Fahs foi ao pódio na 4ª etapa da Copa SPL de Kart
Um toque logo no início da primeira bateria impediu o paranaense Firás Fahs de brigar pela vitória na 4ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada no último sábado (6/5), no Kartódromo de Interlagos em São Paulo, mas não tirou o brilho de sua participação. O piloto de Foz do Iguaçu deu um show na segunda bateria e conquistou o segundo lugar depois de largar em 12º. Na soma das duas bateias, o piloto da equipe Disam/Lei de Incentivo ao Esporte garantiu um pódio, classificando-se na sexta colocação. A vitória foi de Pietro Torneri.
Firas ocupou a quarta posição no grid de largada, mas logo na largada levou um toque, que o fez espalhar e ir para a grama. Retornou em 18º e recebeu a bandeirada em 11º. Mas ao sofrer uma penalização por estar com o bico danificado, largou na 12ª posição na segunda bateria. Firás deu um show, ultrapassando todo mundo e assumir a liderança a seis voltas do final. Entretanto, seu kart teve queda de rendimento e ele perdeu a primeira colocação. Garantiu a segunda posição, que na soma com a primeira, o levou ao pódio com a sexta colocação. “O toque nos tirou a possibilidade de vitória nesta etapa. O equipamento estava muito bom, mas estes tipos de problemas existem em corridas. Agora é pensar para frente, no Sul-Brasileiro, no fim do mês”, acentua Firás Fahs. A 5ª etapa da Copa São Paulo Light está marcada para o dia 3 de junho, novamente em Interlagos. (Foto: Bruno Gorski).