A290_β, Alpine revela sua visão de um hot hatch elétrico pro dia a dia
O A290 é um futuro compacto esportivo elétrico da nova era da Alpine, que se revela por meio dos traços espetaculares e pra lá de esportivos do show car A290_β (A290 “beta”). O primeiro dos três modelos da futura “Garagem dos Sonhos” será um esportivo de nova geração 100% elétrico, criado para despertar o espírito de competição em cada motorista e reinventar a esportividade no dia a dia.
O A290_β está dando início a este novo capítulo na apaixonante história da Alpine. Baseando-se em seu legado e DNA esportivo, a marca busca conquistar novos segmentos começando pelos compactos urbanos esportivos. Com seu design, materiais e tecnologias, o show car representa uma nova forma de viver a esportividade elétrica, proporcionando emoções tanto ao piloto como aos seus passageiros. Em um momento em que a mobilidade de baixo carbono assume um protagonismo no setor automotivo, o Alpine A290_β é mais que um show car ao materializar a forte ambição e o compromisso da marca com a esportividade sustentável.
Um nome que dá pistas sobre o que vem por aí
A escolha do nome A290_β está alinhada à estratégia global da marca Alpine para os nomes de seus modelos, que iniciam com a letra “A” seguida de três números. O número “2” corresponde ao segmento B e o número “90” remete à futura gama de modelos “Lifestyle” da marca. Já a letra Beta do alfabeto grego representa a etapa intermediária do desenvolvimento que antecede o lançamento oficial do carro de produção em série, previsto para 2024.
“O A290_β marca o início de uma nova era para a Alpine com o nascimento da “Garagem dos Sonhos” 100% elétrica, a partir de 2024. Este show car urbano está reinventando a esportividade no modo elétrico. Ao se basear em seu forte legado, o A290_β projeta a Alpine no futuro, para viver diariamente o espírito das competições que move a marca desde sua criação”,Laurent Rossi, CEO, Alpine
Filosofia – A Esportividade Reinventada
O design externo do A290_β antecipa as linhas do futuro modelo de produção em série, enquanto o interior mais conceitual apresenta uma configuração inédita com três lugares.
O show car eleva o patamar nos quesitos potência e agilidade em sua categoria, com dois motores elétricos na frente. O A290_β é um show car pra lá de esportivo, representando o desafio tecnológico assumido pelos engenheiros e pilotos de desenvolvimento da Alpine, que associaram vários desenvolvimentos específicos (chassi, suspensão, gestão do torque, etc.) a uma série de ajustes para obter um comportamento agradável e eficiente.
Os ajustes do show car foram levados à perfeição, tendo o modelo sido homologado pela FFSA (Federação Francesa do Automobilismo Esportivo) para uso em circuito. O A290_β reserva surpresas inesperadas, prometendo experiências inesquecíveis ao volante. Assim como o conceito Alpenglow revelado em 2022, o modelo recebeu um cockpit central, como se fosse um monoposto, para que o piloto tenha uma sensação de fusão com seu veículo. Mas o A290_β também pode acomodar dois passageiros de cada lado, ligeiramente recuados em relação ao piloto, que podem aproveitar plenamente o espetáculo oferecido por esta configuração única de três lugares.
Equipado com um volante de pilotagem com telemetria e bancos de competição do tipo concha envolventes, formas aerodinâmicas e entradas de ar otimizadas que oferecem melhor resfriamento, volante em posição central e freio de mão hidráulico, o A290_β tem os genes dos modelos Alpine de competição. Com ele, o show já pode começar!
Os três modelos exclusivos e inovadores da “Garagem dos Sonhos” da Alpine – um compacto esportivo, um crossover GT e um substituto do A110 – serão 100% elétricos. O A290_β está antecipando o compacto urbano esportivo de série. O modelo será produzido a partir de 2024, na Fábrica de Douai, no polo ElectriCity, com base na plataforma CMF-B EV da Aliança, dedicada aos veículos elétricos do segmento B. Seu motor elétrico também será produzido na França, na Megafactory de Cléon.
“O A290_β associa o espírito das competições a influências urbanas e se destina a uma nova geração de apaixonados pelos hot hatches. Por meio de suas proporções e detalhes técnicos, ele nos faz embarcar já ao primeiro olhar no universo de uma esportividade reinventada. Fiel ao know-how da Alpine em matéria de experiências ao volante, colocamos o piloto como protagonista da cabine. Tanto do lado de dentro como de fora, o A290_β foi desenhado em torno deste princípio norteador. Em um momento em que acontece a mudança para a mobilidade elétrica, esta é uma forma de mostrar a importância que damos ao DNA da Alpine e o espírito no qual estamos desenvolvendo os modelos da Alpine de amanhã”, Antony Villain, Head de Design, Alpine.
Design e Materiais – Compacto Urbano Esportivo 100% elétrico
Seguindo o mesmo espírito do carro-conceito Alpenglow, o Alpine A290_β revela detalhes do design que caracterizará os veículos da “Garagem dos Sonhos” da marca. Este show car revela também fortes detalhes característicos, como os icônicos aros de rodas Alpine e o cockpit inspirado nas competições do automobilismo esportivo, com materiais nobres e inovadores.
Fusão e performance na alma do conceito A290_β
“O show car Alpine A290_β foi criado em torno da sensação de fusão entre o humano e a máquina, associando a lendária paixão da marca pelas competições à sensação única de estar em um Alpine. O carro é atravessado por uma linha na cor magenta, que ressalta a potência, velocidade e tecnicidade, simbolizando a fusão entre o humano e a máquina. Já a linha azul exprime a conexão entre o piloto e os passageiros. Um dégradé do azul para o magenta contorna o carro, destacando a estreita relação entre estas duas sensações”,Raphael Linari, Designer-chefe, Alpine.
Design externo: tudo pela performance
O A290_β conta com todos os ingredientes da marca Alpine para oferecer uma experiência ao volante absolutamente inédita e elevar a esportividade elétrica ao seu nível mais alto. A carroceria é ao mesmo tempo dinâmica e decididamente moderna, mesclando formas musculosas e detalhes técnicos marcantes, materializando este estado de espírito com foco na performance.
Com um comprimento de 4,05 metros, para uma largura de 1,85 metro e altura de 1,48 metro, este show car antecipa um carro de produção em série dinâmico e ágil, com um entre eixos curto e bitolas mais largas, proporcionando uma pilotagem esportiva e veloz, mantendo o melhor nível de estabilidade em alta velocidade.
Formas aerodinâmicas dedicadas ao prazer de dirigir
Os designers do show car-Alpine A290_β pensaram nos mínimos detalhes para maximizar as performances aerodinâmicas e as sensações ao volante. Na frente, o para-choque conta com grandes entradas de ar para melhorar a aerodinâmica e a eficiência de resfriamento. Extremamente finos, os retrovisores flutuantes também contribuem para a aderência à pista. Já os piscas em forma de faixa acentuam a versatilidade e dinamismo do veículo.
Outras entradas de ar foram esculpidas abaixo dos faróis dianteiros, permitindo uma circulação mais fluida do ar e remetendo mais uma vez às competições. O modelo também faz referência ao universo dos videogames, com ventiladores das baterias visíveis que lembram aqueles encontrados nos potentes PCs utilizados pelos gamers.
O para-brisa se estende sobre o capô para acentuar a conexão entre o lado externo e interno, dando total destaque à posição central de dirigir. Ele proporciona uma visão única do painel em formato de flecha, inspirado no nariz dos carros de F1. Esta arquitetura única se estende para o lado de fora, com os retrovisores.
Assinatura luminosa em “X”
A assinatura luminosa em duplo “X” na frente do A290_β remete imediatamente ao futuro modelo de produção em série. Ela é de certa forma inspirada nos faróis do icônico A110 e nos históricos veículos de competição da marca. As lanternas traseiras são verticais, assim como as lanternas do A470 de endurance, enquanto a luz de freio central se prolonga para dentro, atravessando o vidro traseiro em uma fusão com a linha central. Todos os faróis do veículo remetem aos detalhes coloridos utilizados na concepção: o magenta atravessa o carro desde os faróis dianteiros até as lanternas traseiras, enquanto o azul é encontrado nos retrovisores externos e piscas.
Aros de rodas tricolores
Os aros de rodas em alumínio do Alpine A290_β antecipam fielmente os aros de rodas do futuro carro de produção em série. Com recortes exclusivos, as rodas icônicas combinam três cores: o branco que remete à neve fresca e solta, chamado “Alps Snow” – o mesmo utilizado na pintura da carroceria –, o clássico black piano, que dá intensidade à parte inferior do veículo, e um anel azul. Um recorte quadrado é aplicado no centro destes aros de 20 polegadas, conferindo mais dinamismo e originalidade às rodas.
Pneus sob medida: resultado do desenvolvimento conjunto
Pneus especiais foram desenvolvidos exclusivamente para este modelo com a Michelin, em uma nova parceria para acompanhar a Alpine na eletrificação de sua gama de modelos. A Michelin vai equipar todos os veículos da Garagem dos Sonhos da Alpine.
Para se inserir no universo gráfico deste show car e remeter à identidade da marca Alpine, cada pneu recebeu dois triângulos brancos na lateral. O nome Michelin gravado em branco fica bem visível no flanco, complementando o design e destacando a parceria com o fabricante francês que vai fornecer pneus de alta performance de 19’’, atendendo aos requisitos de performance e agilidade exigidos pela Alpine. Os pneus terão uma marcação exclusiva Alpine, sinalizando o desenvolvimento exclusivo que garante uma calibração ideal e performances de primeira ordem para o futuro A290 de produção em série.
Pintura da carroceria inspirada nas montanhas
Perfeitamente alinhado com o universo alpino, o A290_β é inspirado na neve e em sua pureza. A carroceria foi pintada em um tom de branco que deixa entrever toques de brilho contra a luz. Graças à pintura texturizada da carroceria, o efeito cristalino assume uma aparência brilhante e cintilante, remetendo à neve fresca e solta. E para contrastar com a cor e remeter ao lado rochoso das montanhas, todas as partes baixas – estribos, spoiler dianteiro, saia – foram produzidos em carbono forjado com um toque de azul, que reforça o lado absolutamente técnico do veículo. Recebendo um tom de preto metalizado no teto e no capô, a pintura da carroceria em dois tons acentua a forte personalidade do carro e dá destaque à posição de dirigir central.
Design interno: fusão e paixão
Do lado de fora, o show car Alpine A290_β antecipa a carro de produção em série. Mas é do lado de dentro que ele é muito mais conceitual, criado em torno de uma arquitetura inovadora, que coloca o piloto como protagonista do jogo. Esta posição de dirigir única é sublimada por duas linhas luminosas, na cor magenta e azul.
Existe uma estreita relação entre o interior e o exterior do veículo, acentuada pela extensão do para-brisa sobre o capô, que confere protagonismo à posição de dirigir central. A configuração proporciona uma visão única do painel de bordo em forma de flecha, inspirado no nariz dos carros de F1, atravessando a cabine de lado a lado e se estendendo para fora, até os retrovisores.
Depois, ele segue no eixo horizontal do veículo até a base do capô e a traseira, onde o spoiler se estende até a coluna vertebral do chassi. É neste eixo que todas as funções de condução estão dispostas, destacando a harmonia fusional entre o interior e o exterior, enfatizando a importância da posição central de dirigir na concepção do A290_β como um todo.
A cabine é inspirada nos carros de competição, com um cockpit esportivo e minimalista dedicado à performance e eficiência. O volante de direção é equipado com várias funções inspiradas nos esportes a motor, como os bancos de competição do tipo concha e os cintos de segurança esportivos.
Cockpit central
Um compacto urbano esportivo inspirado nos esportes a motor e no carro-conceito Alpenglow. Este é o mote que norteou o desenvolvimento do A290_β, perfeitamente ilustrado pela configuração de três lugares e a posição de dirigir central, com a clara intenção de proporcionar ao piloto uma sensação de fusão com o carro e maximizar a experiência dos passageiros. O piloto se mantém conectado ao trajeto e às sensações ao volante, enquanto os passageiros são considerados copilotos, com uma visão privilegiada de suas manobras e compartilhando das mesmas sensações.
Bancos de competição do tipo concha em carbono
Os bancos de competição do tipo concha contam com uma estrutura 100% carbono bruto, que remete à leveza da Alpine. Eles são equipados com cintos de segurança esportivos da Sabelt e as espumas de revestimento foram cuidadosamente projetadas para acentuar o formato esportivo, assegurando uma sustentação perfeita. O banco do piloto é revestido com um material técnico retrorreflexivo chamado de “ultralumen”, que revela triângulos quando em contato com a luz, remetendo aos três lugares do veículo, às montanhas e ao símbolo emblemático da marca Alpine. Localizada na altura dos pés do condutor, a maçaneta foi projetada especialmente para o show car em parceria com um piloto da Alpine, permitindo abrir as portas rapidamente – em menos de 7 segundos. Além do design inédito, o item também faz parte das funções que garantem o altíssimo nível de segurança do modelo.
Painel de bordo em forma de flecha
O painel de bordo do Alpine A290_β conta com um recorte característico em forma de flecha, que evidencia a posição central de dirigir, dando também destaque à velocidade e performance, proporcionando ao piloto a sensação de controle total do carro. Este detalhe de estilo confere ainda mais dinamismo à cabine do show car, em que cada detalhe é levado ao extremo.
A linha azul dá o tom do design interno. O painel de bordo é atravessado pelo detalhe que se conecta diretamente com as portas. Uma segunda luz azul parte dos piscas, localizados abaixo dos retrovisores. O reflexo fica visível para o condutor pelo lado de dentro do veículo, permitindo eliminar o alerta interno de ativação dos piscas. A linha azul se estende pela cabine, servindo de elo entre o piloto, os passageiros e a máquina.
Cockpit minimalista e totalmente funcional
Todas as funcionalidades do carro estão localizadas no eixo central onde se localiza o piloto.
Um console instalado sob o teto dá acesso imediato a várias funções: disjuntor, piscas, regulagens da iluminação etc. O show car conta com a particularidade de não ter nenhuma tela interna, permitindo que o piloto se concentre apenas na direção e na corrida. Por outro lado, ele tem um head-up display extremamente fino e minimalista na altura do volante, para exibir as informações relacionadas ao carro, como velocidade e nível de carga da bateria.
O piloto também conta com um capacete equipado com outro sistema de visualização que informa ao vivo todos os detalhes sobre a corrida: bandeiras usadas pelos comissários de prova, condições da pista, informações sobre outros carros etc. A relação com o automobilismo esportivo é evidente e faz com que tanto o piloto como os passageiros desejem viver esta experiência única. O carro de produção em série também será concebido em torno da experiência ao volante. O cockpit será centralizado no condutor tanto fisicamente como no projeto do sistema multimídia e as interfaces virtuais associadas, como o sistema embarcado de telemetria e as animações da Alpine.
Um botão “overtake” como nos volantes de competição
O volante do A290_β é diretamente inspirado nos monopostos de competição da Alpine, o A470 da classe LMP2 de endurance e o A523 de F1. Com um design geométrico em forma de controle de videogame, ele integra funções bastante precisas, como o botão “OV” (de overtake), que permite obter rapidamente um adicional de potência por 10 segundos. As condições de uso deste botão foram definidas para otimizar a segurança, por isso ele pode ser ativado apenas em pista seca e só pode ser reativado após um tempo de espera de 10 segundos.
Este botão overtake é uma referência direta ao automobilismo esportivo e à F1 e estará presente em todos os modelos da futura gama 100% elétrica da Alpine. Para um controle ainda maior da pilotagem, o volante também integra outras funções de forma ergonômica, como rádio, seletor de modos de condução, regulagens do ABS ou ainda o botão que permite limitar a velocidade de entrada nos boxes para o pit-stop. O volante do futuro compacto esportivo de produção em série vai integrar algumas destas funcionalidades, como o botão overtake, a recarga e o seletor do modo de condução.
Materiais contrastantes e high-tech
O interior do A290_β é único em termos de arquitetura e na escolha dos materiais premium, que são ao mesmo tempo sofisticados, modernos e high-tech.
Couro sustentável e tecnológico
O painel de bordo é revestido com couro proveniente de curtimento vegetal certificado, que respeita o meio ambiente e confere um toque exclusivo e agradável. Nos painéis das portas, efeitos de recorte a laser geram diferentes contrastes e acentuam o lado tecnológico e high-tech do revestimento. Também foi utilizado couro com diversos detalhes bordados, que ornamentam partes estruturais do veículo, como o chassi.
O triângulo como símbolo de identidade e potência
O triângulo que simboliza a marca Alpine é encontrado nos vidros laterais, cujo verniz fosco dá um toque tecnológico e moderno ao show car e proporciona um espetáculo à noite, quando estes desenhos se iluminam na cor azul e magenta, resultado da iluminação interna. Esta forma geométrica é encontrada em várias partes do veículo, com diferentes tratamentos. O objetivo é manter a harmonia gráfica e proporcionar uma elegância na cabine digna da marca. O volante também recebeu um triângulo com o formato de um pequeno cristal, item já presente no carro-conceito Alpenglow.
Alumínio jateado
Foi utilizado alumínio tanto do lado de dentro como de fora, materializando a leveza dos modelos Alpine, remetendo ao lado esportivo e às grandes ambições representadas pelo show car. O freio de mão revestido com couro foi produzido em alumínio jateado, o mesmo material encontrado no descanso para os pés, frisos decorativos das portas e extremidades do painel de bordo.
Materiais reflexivos
Para acentuar o efeito da posição de dirigir central e destacar a arquitetura original da cabine, foi utilizado o material reflexivo “ultralumen” na parte superior do painel de bordo e do volante, bem como no banco do piloto. Quando em contato com um flash de luz, este material tecnológico revela apenas os componentes essenciais associados ao prazer de dirigir, destacando mais uma vez o protagonismo do piloto e a esportividade.
O nome “Alpine” aparece nas laterais e na frente, com um efeito metalizado. Já as bandeiras nas cores azul, branco e magenta remetem ao esquema de cores do show car, reforçando sua identidade.
Esportividade – Ajustes levados à perfeição
Várias sessões de ajustes permitiram aprimorar o show car A290_β. Os pilotos de teste e as equipes de engenharia e design da marca passaram dezenas de horas em circuito para otimizar cada regulagem e maximizar as sensações sentidas a bordo, com o objetivo de oferecer uma experiência inédita para o condutor e passageiros.
O know-how das equipes de desenvolvimento em matéria de concepção elétrica, com resultado bem-sucedido no protótipo A110 E-ternité, foi confirmado e materializado no A290_β. Ele ilustra a mobilização dos engenheiros para conceber os futuros modelos elétricos da gama e mudar as regras do jogo para a esportividade do amanhã.
Potência inigualável
Para aumentar a eficiência deste show car, as equipes de desenvolvimento da Alpine se concentraram na tecnologia de vetorização de torque, que permite controlar o torque transmitido a cada roda individualmente. Este jogo de equilíbrio favorece as melhores performances possíveis, tanto em linha reta como nas curvas, proporcionando sensações inesquecíveis. O carro de produção em série também será equipado com um sistema de gestão do torque adaptado ao projeto.
Outra grande surpresa para o novo esportivo da Alpine é a presença de uma suspensão traseira multilink inédita, garantindo a melhor relação entre sensações dinâmicas e conforto – um privilégio raro para os carros desta categoria.
Processo de desenvolvimento singular
O chassi do Alpine A290_β foi desenvolvido sob medida, dando ao show car um comportamento bastante “divertido” em baixa e média velocidade, proporcionando sensações máximas. Em alta velocidade, o carro se torna bastante estável, oferecendo sensações intensas com segurança. Os amortecedores, molas das suspensões e barras estabilizadoras dianteira e traseira foram otimizadas para criar um veículo agradável para dirigir em qualquer tipo de pista. O sistema de frenagem e o sistema de resfriamento também passaram por etapas de ajustes finos, para assegurar uma eficiência otimizada. O compacto esportivo elétrico da Alpine também vai embarcar um sistema de frenagem de alta performance Brembo com 4 pistões, idêntico ao do A110.
Seguindo o exemplo de seu antecessor, ele contará com batentes hidráulicos de suspensão que permitirão melhor absorver os impactos, garantindo um contato com o solo de alto nível e um controle otimizado da carroceria, em qualquer situação. Graças a esta tecnologia, os amortecedores poderão ser regulados de forma específica, para oferecer agilidade e conforto de primeira ordem.
Três modos de condução para todos os tipos de pistas
Várias regulagens podem ser feitas diretamente por meio dos botões localizados sob o volante, para otimizar o comportamento do show car em tempo real. O ABS pode ser ajustado em 11 posições diferentes, proporcionando reações diferentes em função da aderência ao solo.
Também são oferecidos três modos de condução conforme as condições da pista: “Wet”, “Dry” e “Full”. Estas três estratégias foram otimizadas e parametrizadas para que o comportamento do veículo possa ser adaptado em função das condições meteorológicas encontradas. Em uma pista molhada, o carro conta com um modo “Wet”, proporcionando reações muito mais suaves e oferecendo mais motricidade e estabilidade. No modo “Dry”, o comportamento do veículo é totalmente diferente, com mais deslizamento e agressividade das rodas. Já a versão “Full” oferece acesso, assim como com o botão “overtake”, à potência máxima entregue pelos motores elétricos.
Digital – Do real ao virtual, uma nova interpretação da matéria
Imaginar um show car de A a Z não se resume apenas ao desenvolvimento físico. A equipe de design da Alpine, supervisionada por Antony Villain, Head de Design da marca, deu uma interpretação virtual à quintessência de suas ideias, criando um gêmeo digital do veículo e utilizando novos tipos de materiais irrealizáveis no mundo físico. Desta forma, foi transferida toda uma experiência exclusiva para o meio digital, permitindo que o A290_β possa ser utilizado não só em um circuito físico, mas também em simuladores ou videogames.
Nato-digital: um show car 100% retranscrito em meio digital
Estas pesquisas virtuais levaram à criação de dois tipos de materiais inéditos. O primeiro, mais estrutural, transcreveu a última palavra em leveza para a estrutura mecânica do carro, função cumprida pelo alumínio na vida real. Chamado de “0A1”, ele remete à programação informática baseada nos algarismos 0 e 1, além do A, que faz referência à marca Alpine. Este material é utilizado para a estrutura do painel de bordo e o banco do piloto.
O segundo material inteligente se refere mais à expressão das emoções do piloto, traduzindo os movimentos do veículo e as sensações extremas de pilotagem de um carro Alpine. O piloto virtual e a máquina se fundem em uníssono, transmitindo performances extremas ao usuário. Por exemplo, os materiais e as cores mudam em função da velocidade, trajetória ou acelerações, proporcionando a experiência imersiva mais intensa possível. Estes materiais virtuais vivos transmitem informações e se tornam uma espécie de copiloto invisível, substituindo os instrumentos habituais.
A versão nato-digital vai além dos limites do prazer de dirigir e da fusão entre o humano e a tecnologia.