Jeep apresenta novos carros-conceito nas trilhas do 57.º Easter Jeep Safari
Um conjunto inteiramente novo de veículos conceituais atraentes, eficientes e com muita capacidade off-road será revelado e testado durante o 57o Easter Jeep Safari™ (de 1 a 9 de abril) em Moab, no estado norte-americano de Utah, a segunda casa da marca Jeep®.
Os modelos eletrificados serão destaque durante o Safari este ano. Os times de design da marca Jeep e da Jeep Performance Parts (JPP) by Mopar criaram vários veículos exclusivos com capacidade para escalada de rochas e travessia de qualquer tipo de terreno, que levarão a condução fora-de-estrada ao próximo patamar e provarão que não há nada como a lendária capacidade 4×4 da Jeep.
“A cada ano, mais de 20 mil fãs apaixonados pela Jeep vão até Moab, Utah, para o Easter Jeep Safari para dirigir nas condições off-road mais extremas, onde nossos engenheiros continuam a impulsionar a capacidade de nossos veículos Jeep para os próximos patamares”, afirmou Jim Morrison, Vice-Presidente Executivo da Jeep na América do Norte. “É o local perfeito para exibir os nossos sete novos conceitos, pois são esses fãs que nos permitirão empurrar ainda mais os limites e obter o feedback deles sobre qual é o caminho que eles desejam que a marca Jeep siga no futuro”.
Este ano, sete carros-conceito diferentes da Jeep e JPP estão equipados com conjuntos de motorização avançados. O Jeep Wrangler Magneto, primeiro conceito elétrico a bateria (BEV) apresentado pela marca, chega ao terceiro modelo da família, o Magneto 3.0. Além dele, outros três conceitos Jeep 4xe mostram o compromisso da Jeep com a liberdade com emissão zero (Zero Emission Freedom) e também com a liderança nos veículos 4×4. Cada conceito também apresenta os componentes JPP by Mopar, desenvolvidos sob rigorosas especificações e com a lendária capacidade 4×4 em mente.
“Nossa jornada anual para Moab nos permite exibir a seleção mais recente de componentes Jeep Performance Parts by Mopar customizados e originais, testados em termos de qualidade”, afirmou Mark Bosanac, Vice-Presidente Executivo de serviço, peças e atendimento ao cliente da Mopar na América do Norte. “Ao contrário de todas as outras ofertas de pós-vendas, nosso portfólio crescente de peças e acessórios testados e com suporte da fábrica é projetado e planejado para enfrentar as trilhas mais severas no mundo”.
Os veículos conceituais para Easter Jeep Safari 2023 são:
Jeep Wrangler Magneto 3.0
É o terceiro momento em Moab dessa fera do off-road. Quando a equipe de design da Jeep começou a desenvolver o conceito do Jeep Wrangler Magneto, a intenção sempre foi utilizar a plataforma para testar e impulsionar os limites da eletrificação 4×4. Ele foi apresentado pela primeira vez em 2021 como um veículo elétrico a bateria (BEV) de capacidade plena silencioso, discreto, rápido e com uma força incomparável na prática do rock-crawling (subida em rocha).
As atualizações do Jeep Magneto 3.0 para este ano incluem um novo motor mais eficiente, que aumenta o torque, assim como uma programação atualizada, resultando em um aumento de 20% de energia utilizável e autonomia. Também são novidades três funções selecionáveis pelo motorista, que capitalizam os benefícios de um conjunto de propulsão totalmente elétrico em situações off-road desafiadoras:
A seleção permite ao condutor escolher entre duas configurações de potência (padrão: 285 cv/370 Nm de torque; máxima: 650 cv/1220 Nm de torque);
O modo de regeneração de dois estágios permite condução normal quando desligado, ou regeneração avançada de freio utilizando o motor elétrico quando engatado;
O controle de descida (HDC) pode ser selecionado na tração 4×4 reduzida para oferecer condução real off-road só com um pedal em rock-crawling pesado.
Adicionalmente, temos o eixo dianteiro Dynatrac 60, eixo traseiro Dynatrac 80 (ambos com relação 5,38:1), rodas beadlock off-road de 20 polegadas, pneus para terrenos lamacentos de 40” e uma suspensão levantada em 3” (7,6 cm).
O Jeep Magneto 3.0 também testa suas proporções. Para facilidade de acesso, a abertura das portas foi modificada e recuada em 6” (15 cm) adicionais. Além disso, uma nova coluna B foi recuada em 60 mm para abrir espaço a um santantonio customizado. O paralama dianteiro foi estendido para trás na borda traseira em 2” (5 cm). O para-brisa foi inclinado 12 graus para trás de modo a fornecer na visão lateral uma sensação de teto “cortado” sem diminuir o vidro dianteiro.
O Jeep Magneto 3.0 apresenta uma pintura atualizada que presta homenagem a todas as três evoluções do carro-conceito. As cores branca (Bright White) e azul (Surf Blue) permanecem, porém o terceiro Magneto introduz detalhes externos mais vibrantes, incluindo a adição de realces em vermelho.
Os assentos dianteiros do conceito do Jeep Magneto 3.0 receberam novo acabamento em couro azulado e adornado com costuras em tons vermelhos para combinar com o exterior. Os assentos traseiros foram removidos e o assoalho recebeu revestimento protetor da Rhino azul (Surf Blue) para maior funcionalidade e durabilidade.
Jeep Scrambler 392
Lançado originalmente em 1981, o Jeep Scrambler (CJ-8) foi a primeira picape conversível da marca Jeep. Com alta capacidade e versatilidade, esta picape pequena era similar ao CJ-7, porém apresentava uma maior distância entreeixos, de 103 polegadas (2,61 m) e balanço traseiro alongado para maior espaço de carga.
Quatro décadas depois, o Jeep Scrambler 392 se baseia nas origens divertidas a céu aberto do CJ-8 com uma mexida poderosa. Apesar de o CJ-8 jamais ter sido oferecido com um V8, o conceito oferece potência impressionante e torque incrível com o seu motor HEMI® de 6,4 litros (476 cv e 637 Nm).
O Scrambler 392, que se baseou em um Jeep Wrangler Rubicon de quatro portas, também reforça o desempenho de um off-roader de baixo peso, obtido por meio de uma carroceria de fibra de carbono customizada. A transformação mostra a estética de duas portas do novo Scrambler com uma personalidade de liberdade a céu aberto. O para-brisa é inclinado 12 graus para trás e combina com um teto rebaixado. A silhueta modificada remete aos clássicos hotrods.
Uma das características mais incríveis do Jeep Scrambler 392 é o kit de suspensão a ar AccuAir. Este sistema permite elevação regulável da suspensão de 1,5” (3,8 cm) até 5,5” (14 cm), podendo ser ajustada por um controle na cabine ou via Bluetooth de longo alcance em um dispositivo wireless.
De fibra de carbono, o capô apresenta uma inserção transparente pigmentada para destacar o poderoso motor de 6,4 l. Os para-choques especiais e os novos para-lamas permitem maior espaço para pneus de 40” montados em rodas aro 20”.
Jeep Cherokee 4xe 1978
Outra viagem na memória nos leva ao desenvolvimento do conceito resto-mod desse ano. Lançado originalmente em 1974, o Jeep Cherokee (SJ) era uma versão esportiva do Wagoneer e apresentava bancos envolventes, volante e detalhes esportivos para atrair um público mais jovem e aventureiro.
Para homenagear esse clássico, a equipe de design da Jeep configurou um projeto que partiu de um Jeep Cherokee 1978 que foi carinhosamente combinado com um Jeep Wrangler Rubicon 4xe 2022, gerando um Jeep Cherokee 4xe 1978. A carroceria original foi bastante modificada e o exterior combina as proporções originais com uma pintura multicolorida com tema inconfundível dos anos 1970.
Sob o capô, a estrela é o avançado conjunto de propulsão do Jeep Wrangler 4xe, que combina dois motores elétricos, um conjunto de baterias de alta tensão e um quatro-clindros turbo de 2 litros de alta tecnologia. O câmbio automático de oito marchas trabalha com uma caixa de transmissão 4:1 para fornecer potência mais que suficiente aos pneus de 37” montados em rodas aro 17” customizadas.
O interior exclusivo do conceito apresenta bancos envolventes de encosto baixo revestidos de couro. O banco traseiro foi substituído por uma gaiola de segurança de quatro pontos, e o porta-malas acomoda um estepe de tamanho integral caso a trilha fique um pouco mais selvagem.
Jeep Wrangler Rubicon 4xe
Acompanhando a reação extremamente positiva à pintura da edição limitada que estreou no modelo 2021 do Jeep Wrangler, os designers da Jeep decidiram subir a aposta nesse atraente tom magenta. A equipe traçou uma linha nas areias de Moab e decidiu que era hora de mudar a percepção de cor e fazê-la mais ‘valente’.
O Wrangler Rubicon 4xe ostenta carroceria em matizes de azul com toques de preto brilhante salpicados pela grade dianteira e aros dos faróis. A típica grade de sete fendas foi emprestada do novo Jeep Wrangler Rubicon 20th Anniversary, que evoca acabamento gráfico customizado no capô com impressão tom sobre tom, combinando apropriadamente com o tema interno.
O interior é igualmente arrojado. Os bancos de couro customizados apresentam respingos sutis de cor magenta, aparecendo logo abaixo da superfície perfurada da estampa de tema animal. Os tons do couro preto brilhante podem ser encontrados nos assentos. Tons adicionais de magenta se apresentam por toda a parte e o toque final é o painel de couro preto adornado com uma guarnição tipo zíper que esconde uma camada de veludo rosa por baixo.
A capacidade fora de estrada foi aumentada com a adição de um kit de suspensão a ar AccuAir para abrir vão para pneus de 37” e rodas American Expedition Vehicles (AEV) Borah de aro 17”. Os componentes AEV adicionais incluem para-choques dianteiro e traseiro, capas de diferencial e um guincho Warn Zeon.
Grand Wagoneer Overland
Sobre as colinas do Parque Nacional Canyonlands nós vamos com uma versão aventureira do Grand Wagoneer Overland 2023. Os novos Grand Wagoneer e Wagoneer reinterpretam seus próprios legados e levam o conceito de SUV premium para territórios inexplorados de conforto e ação. Com isso em mente, a ideia de ir para qualquer lugar e fazer qualquer coisa desse veículo leva a experiência off-road para o próximo patamar – no melhor estilo do Grand Wagoneer.
O conceito utiliza o novíssimo motor Hurricane biturbo 510 de 3 litros para levar os caçadores de aventuras muito além dos caminhos comuns. Com potência de 510 cv e 677 Nm de torque, o poderoso Hurricane proporciona alto desempenho e mais economia de combustível quando comparado a V8 aspirados e seis-cilindros sobrealimentados de muitos concorrentes.
A principal característica desse protótipo é uma barraca RedTail Overland Skyloft customizada fixada no teto. De fibra de carbono, a Skyloft se abre em torno de 10 segundos, usando só um braço. O interior foi todo remodelado para integrar a barraca. Uma porta corrediça e um pequeno degrau, que também dobra como uma mesa utilizável, permitem fácil acesso. O Skyloft proporciona um oásis de clima controlado completo com espaço para dormir para duas pessoas e janelas suficientes para imersão nas vistas mais panorâmicas.
E apesar de o Skyloft ser uma opção ideal para uma noite estrelada, a cabine principal abaixo também recebeu muita atenção. Seja para se proteger de uma tempestade rápida ou para trocar as roupas enlameadas, o assoalho do porta-malas é revestido como o de uma picape, apropriado para lidar com qualquer elemento externo. Para complementar o entretenimento, o interior aconchegante foi pensado com dois pufes de tamanho grande, um tapete macio, travesseiros e iluminação ambiente interna customizada.
O exterior do conceito Grand Wagoneer Overland é verde (Industrial Green) com tons metálicos (Gunmetal). Um robusto guincho Warn foi acrescentado na grade dianteira, apresentando dois conjuntos de luzes de laser. Os pneus são de 35”, com rodas especiais aro 18”, permitindo uma elevação natural de 1,5 polegada (3,8 cm) para o veículo.
Jeep Wrangler Rubicon 4xe Departure
Este conceito se baseia no icônico cockpit a céu aberto do best-seller PHEV de maior capacidade nos EUA, com itens inovadores e conceituais da equipe de projeto da JPP by Mopar. Com rodas Vintage Bronze KMC Impact OL de 17” x 8,5” e pneus BFGoodrich de 37”, o Wrangler 4xe Departure oferece um kit de elevação de suspensão JPP de 2” (5 cm) com amortecedores Bilstein de alto desempenho, com reservatórios remotos que possibilitam maior curso da suspensão.
Protegendo a grade dianteira de sete fendas, lançada primeiramente no Jeep Wrangler Rubicon 20th Anniversary 2023, há uma proteção tubular customizada, que dobra para criar um banco perfeito para duas pessoas. Completando, foi instalado um para-choque modificado Rubicon com guincho Warn.
A equipe de design continua a explorar as necessidades dos clientes pesquisando iluminação adicional de trilha. O conceito utiliza barras de LED TYRI retangulares de 11” (28 cm). Além disso foi montada uma iluminação do solo em todos os quatro cantos com luzes customizadas (rock lights). Estribos especiais protegem a carroceria e permitem acesso mais fácil à cabine elevada, ao passo que as portas tubulares JPP proporcionam a última palavra em experiência a céu aberto.
O deslumbrante exterior azul (Dark Harbor) contrasta com as superfícies cromáticas vivas da cabine. A equipe de design usa uma combinação de cores expressivas de couro de napa Acorn Squash claro em contraste com o couro de napa Carnegie Hall marrom mais escuro, acentuado com a costura Serafil esbranquiçada de tom morno. A cor azul (Dark Harbor) continua sobre o painel de instrumentos, que apresenta vários tons tipo bronze (Vintage Bronze).
Há ainda um novo sistema de revestimento vinílico de assoalho JPP para uso pesado, disponível em todos os Wranglers atuais (JL) de quatro portas em produção. Com ralos integrados da Jeep, ele permite fácil limpeza do interior.
Jeep Gladiator Rubicon Sideburn
Com uma impactante pintura amarela (Solar Flash Yellow), o Gladiator Sideburn explora as novas ferramentas projetadas para atender ao crescente interesse no uso off-road. Movido pelo V6 Pentastar de 3,6 litros, o conceito tem kit de elevação de suspensão JPP de 2” (5 cm) e com amortecedores Bilstein. As rodas pretas de seis raios HRE FT1 de 17” x 9” fazem par com pneus BF Goodrich de 37” x 13”.
Um recurso inédito utiliza cabos fixados das presilhas do capô até a parte inferior do para-brisa, direcionando galhos e arbustos para cima e para fora da linha do teto, evitando potenciais danos no capô e no para-brisa. A equipe de design da JPP by Mopar instalou um par de luzes de LED TYRI retangulares removíveis de 11” (28 cm) em cada um dos painéis do teto, com dispositivo de desconexão rápida.
Um santantonio esportivo JPP Gladiator conceitual, feito de fibra de carbono e aço, melhora o espaço entre a cabine e a caçamba com design que apresenta degraus em ambos os lados para fácil acesso. A peça também conta com prateleira intermediária com amarrações para pontos de armazenagem portáteis. Cada um deles pode ser trancado e protegido por oito laços de amarração disponíveis. E os quatro trilhos na parte superior permitem fácil instalação de bicicleta, caiaque e outros sistemas de carga. Recipientes RotoPaX inteiriços foram projetados especialmente para armazenar líquidos durante aventuras fora de estrada. Dentro da caçamba, um suporte de estepe Mopar suporta roda e pneu de 37”.
O painel de instrumentos customizado exibe um mapa topográfico 3D do cenário no Moab em base preta fosca e trilhas prateadas escuras brilhantes. Os tons em toda a cabine são em prata fosco (Atomic Silver). Completam o interior as capas de pedais decorativas JPP de aço inox e o sistema de revestimento vinílico do assoalho JPP para uso pesado com ralos de assoalho integrados, que possibilita limpeza rápida e total.