Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Álvaro Medeiros tem fortes emoções na Copa SPL de Kart
Aberta a pilotos de 7 a 9 anos, a categoria Mirim, primeira da base do kartismo nacional, teve corridas de enfartar o público no último sábado (01/04), em Interlagos. Álvaro Medeiros, piloto de 7 anos, foi um dos protagonistas do show que esta galerinha proporcionou durante a 3ª etapa da Copa São Paulo Light de kart, o maior campeonato regional da modalidade no país. Com 19 pilotos na disputa da categoria, Álvaro Medeiros, que foi um dos mais rápidos nos treinos livres, marcou a terceira melhor volta na tomada de tempos, mas com o desarme do bico do kart, perdeu esta volta e ficou com a oitava posição do grid. Com boa largada, o piloto foi conquistando posições com belas ultrapassagens e recebeu a bandeira quadriculada em quarto lugar.
Na bateria seguinte, com a inversão regulamentar dos cinco primeiros colocados, Álvaro Medeiros foi o segundo da grid. Rápido e constante, foi perseguindo o líder. A partir da quinta volta as disputas foram acirradas e cheias de emoção entre os cinco primeiros colocados. O piloto brasiliense, sempre entre os três primeiros, revezou na liderança com outros dois concorrentes e na última volta, fez a ultrapassagem que garantiu a vitória, o segundo lugar no pódio e o terceiro posto na classificação do campeonato. “Estamos muito felizes com a evolução do Álvaro no Light. Foram três etapas e em todas ele esteve no pódio. Estamos fazendo um trabalho primeiro de fundamentos e mostrando a ele o que pode ocorrer em cada disputa. Ele está assimilando bem e os resultados estão melhorando. A corrida de recuperação e a vitória na segunda bateria demonstram bem isso. O objetivo na próxima é buscar o lugar de honra no pódio”, declarou Alex Grigoletto, coach do piloto. (Texto e foto: Eni Alves).
Lourenço Varela lidera a Cadete com 2.ª lugar na Copa SPL
Disputada no último sábado, no kartódromo de Interlagos, a 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart reuniu, novamente, um bom número de pilotos, 227 no total. Na Cadete, 21 karts entraram na pista e Lourenço Varela, de Itapema-SC, travou boas disputas e defendeu a liderança do campeonato. A tomada de tempos foi acirrada e apenas um milésimo de segundo separou Lourenço Varela (ART HOME) da pole position. Na primeira prova o piloto fez uma curva um pouco mais aberta e perdeu algumas posições. Chegou a ficar em sétimo lugar, recuperou três e terminou em quarto.
Na segunda corrida, com a inversão regulamentar dos cinco primeiros colocados do grid, largou na segunda posição. Desta vez, Varela não cometeu erros, fez boa largada, assumiu a liderança e venceu com quase meio segundo de vantagem. A soma dos resultados posicionou o piloto no segundo lugar mais alto do pódio. Com nove pontos ganhos nesta etapa, Lourenço Varela mantém a liderança do campeonato com 32 pontos, seis a mais que o segundo colocado. “Eu cometi um erro numa curva e os concorrentes que estavam próximos ganharam posições. Serviu de aprendizado. Na segunda tudo deu certo e ganhei. Agradeço muito o trabalho do meu preparador Iferson Motin, a torcida e orientações do meu pai. Ainda estamos na liderança do campeonato e vamos trabalhar para continuarmos assim”, garantiu Lourenço Varela. (Texto e foto: Eni Alves).
Kauan Bernardes lidera a Mirim na Copa SPL de Kart
Com 19 pilotos no grid da categoria Mirim na 3ª etapa da Copa São Paulo Light, disputada no último sábado (01/04), no kartódromo de Interlagos, Kauan Bernardes foi um dos protagonistas. Com boas disputas, o terceiro lugar no pódio e a volta mais rápida na primeira bateria colocaram o piloto de novo na liderança da categoria Mirim. Um dos ponteiros durante os treinos livres, na classificação Kauan Bernardes marcou o terceiro melhor tempo, à 0s197 do pole position. Na primeira bateria os três primeiros colocados estiveram na mesma tocada e ninguém deu margem a erros encerrando a prova na posição inicial. Na corrida seguinte, as disputas foram mais acirradas, envolvendo vários pilotos na briga pela liderança. Faltando três voltas para o final, Kauan Bernardes assumiu a ponta. Na última volta, quatro pilotos entraram juntos na curva e nesta briga o paranaense cruzou a linha de chegada em terceiro lugar. “O Kauan mostrou muita competitividade e a evolução dele tem sido constante. Sabe defender a posição e arriscar quando é necessário, com cautela. Temos certeza que teremos boas disputas em todas as etapas até o final do campeonato”, comentou Beto Zanini, coach do piloto que venceu a etapa de abertura e foi vice-campeão na segunda rodada. Classificação: 1.º) Kauan Bernardes, 29 pontos; 2.º) Pedro Campos, 28; 3.º) Alvaro Medeiros, 21; 4.º) Vicente da Silva, 19; 5.º) Lucas Bertanha, 18. (Texto e foto: Eni Alves).
Peça de R$ 0,50 prejudica Alfredinho Ibiapina na Copa SPL
O acerto do kart de Alfredinho Ibiapina (ORCALI) estava bom durante os quatro treinos livres em que esteve entre os cinco primeiros colocados. Na tomada de tempos a sétima volta mais rápida entre os 27 pilotos da Graduados e a segunda melhor volta na classe B revelavam boas expectativas para as disputas da 3ª etapa da Copa São Paulo Light, no último sábado, no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Mas uma peça que custa R$ 0,50 jogou fora qualquer possibilidade. Com boa largada na primeira bateria, Alfredinho Ibiapina brigava pela quarta posição quando o prisioneiro do coletor de admissão quebrou e o piloto precisou abandonar a corrida. “Com esta quebra, a junta fica com folga, fazendo com que entre ar no carburador ocasionando falhas. Para a segunda corrida o prisioneiro que segura o carburador era novo, motor novo, não tínhamos muito o que fazer. Mas em todos os meus anos de kart esta foi a primeira vez que vi esta peça quebrar”, explicou Jefferson Neves, preparador do piloto.
Na prova seguinte, Ibiapina entrou na pista sem testar o ajuste do kart. Largando do 20º lugar do grid, escalou nove posições e ainda conseguiu salvar alguns pontos para o campeonato. “Abandonei a primeira corrida, mas na segunda cheguei no 11º lugar na geral e 4º na Graduados B. Com isso, fui o sétimo colocado na etapa na minha categoria, e com certeza, estes pontos serão valiosos na decisão do campeonato”, comentou Alfredinho Ibiapina. Acompanhe o piloto na rede social Instagram @alfredinhoibiapina. (Texto e foto: Eni Alves).
Guilherme Moleiro vence 3ª etapa da Copa São Paulo Light
Foi um final e semana de muito trabalho para a equipe AJM, de Guilherme Moleiro, que rendeu a primeira vitória na Copa São Paulo Light de Kart. A disputa aconteceu no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, no último sábado (01/04). Dos 227 pilotos inscritos na 3ª etapa a Júnior Menor reuniu 15. Moleiro teve problemas com o motor durante os treinos e na tomada de sexta-feira (31/03) marcou o terceiro melhor tempo. Anulada devido a um defeito na balança, o treino de classificação aconteceu novamente no sábado e o piloto alcançou a pole position. Com painel frontal do kart fora de posição, a vistoria técnica fez valer a regra do regulamento e Guilherme Moleiro perdeu a melhor volta.
Com isso, o piloto largou da quarta posição do grid. Desta vez, com o kart e motor bem ajustados, Guilherme Moleiro apresentou boas disputas e venceu a primeira bateria. Na segunda, com a inversão do grid dos cinco primeiros colocados, Moleiro largou bem e na segunda passagem já buscava o líder. Assumiu o comando do pelotão na sexta volta e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com mais de dois segundos de vantagem. “As corridas foram boas e com este resultado eu fiquei mais perto da pontuação do líder. Só tivemos três etapas ainda, mas é importante a gente se manter sempre na briga pela liderança para alcançar o melhor resultado no final. Agradeço muito o trabalho da minha equipe, as orientações dos coachs Gabriel Gomez e Beto Zanini, e o apoio da minha família. Vamos focados para a próxima”, comentou Guilherme Moleiro. (Texto e foto: Eni Alves).