Fórmula Truck começa temporada com as vitórias de Muffato e Conci

0
Postado 13 de março de 2023 por bisponeto em

Com calor forte e excelente público, a Fórmula Truck iniciou a temporada 2023 no domingo (12/03), em Guaporé, no Rio Grande do Sul. As vitórias foram dos paranaenses Pedro Muffato, de Cascavel, na categoria GT Truck (motores eletrônicos); e de Duda Conci, de Cafelândia, na categoria F-Truck (motores com bomba injetora).

Pedro Muffato dominou a prova de abertura da temporada. Largou na pole position e ganhou liderando de ponta a ponta as duas baterias, sendo o vencedor na classificação geral e na categoria GT Truck. Somou 40 pontos, contra 30 do gaúcho Jorginho Feio, seu companheiro de equipe. O piloto de Pelotas foi um dos destaques da prova ao conquistar o segundo lugar depois de largar em 22º. A categoria GT Truck teve como terceiro colocado o catarinense Ramires Fontanela, seguido pelos catarinenses Rogério Agostini e Léo Barramacher; e pelo paranaense Valdinei “Baté” dos Santos, que pela ordem, fecharam as seis primeiras colocações da prova. Baté foi uma das boas surpresas da abertura da temporada. Ele largou em 19º.

Na categoria F-Truck, vitória do paranaense Duda Conci, que largou em oitavo, quarto de sua categoria. Esta foi a segunda participação de Duda na categoria. O representante de Cafelândia, cidade vizinha a Cascavel de Pedro Muffato conquistou o segundo lugar na corrida 1 e foi o primeiro colocado na segunda. Garantiu a vitória ao somar 34 pontos, mesma pontuação do também paranaense Márcio Rampon, campeão do ano passado. Mas Duda garantiu a vitória por ter ganho a segunda prova. O gaúcho Rafael Fleck, que tinha largado na pole da categoria F-Truck, teve problemas no finalzinho da corrida 1 e teve que ir aos boxes, mas em uma corrida de recuperação conquistou o terceiro lugar. Lazaro “Zetti” Donizete, de São Paulo, se classificou em quarto; com Túlio Bendo, de Santa Catarina, em quinto; e Cléber Fonseca, do Paraná, em sexto. Cléber, piloto de Cascavel, foi outro destaque da competição ao ir ao pódio depois de largar em 23º.

Calor forte

O forte calor foi um dos adversários por pilotos na tarde deste domingo, em Guaporé. Muitos, que já figuravam entre os primeiros colocados, tiveram superaquecimento nos motores de seus caminhões. O calor foi uma das preocupações de Pedro Muffato, que no final da segunda prova, tirou o pé, permitindo a aproximação de Jorginho Feio. “Tirei o pé para dar um refresco ao motor. Estava muito quente. Mas felizmente pude pilotar em um bom ritmo do começo ao fim”, diz Pedro Muffato.

Já Duda Conci comemora sua primeira vitória como jogador de futebol que ganha uma Copa do Mundo. Sua participação da prova esteve ameaçada com problemas de câmbio na sexta-feira e freios no warm up neste domingo. Mas sua equipe trabalhou muito e ele pode ir à pista para conquistar a vitória. “Esta vitória é da equipe. Eles foram demais. Trabalharam feito malucos para me colocar na pista. Estou muito feliz e agora é comemorar muito”, acentua Duda.

A próxima etapa da Fórmula Truck está marcada para o dia 16 de abril, em Rivera, no Uruguai. A Fórmula Truck tem promoção e organização de Gilberto Hidalgo, supervisão das federações do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo; patrocínio da JK Tyre e Silvercap, e apoio da Meritor, Eckisiel e Platodiesel.

Resultados da Fórmula Truck em Guaporé:

Categoria GT Truck:

1.º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, com 40 pontos;

2.º) Jorginho Feio Ribeiro (Pelotas-RS), GT Scania, 30;

3.º) Ramiris Fontanella (Lauro Muller-SC), Scania, 30;

4.º) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz, 30;

5.º) Leonardo Barramacher (Balneário Camboriú-SC), Volvo, 26;

6.º) Valdinei dos Santos (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, 23;

7.º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Scania, 20;

8.º) Dario do Amaral Silva (Pindamonhangaba-SP), Scania, 19;

9.º) João Helder Mottin (Curitiba-PR), Volvo, 18;

10.º) Vandercesar Penques (Ponta Grossa-PR), Mercedes-Benz, 17;

11.º) Nilton Sérgio Jacobsen Filho (Katueté/Paraguai), Scania, 9;

12.º) João Batista dos Santos Filho (Colombo-PR), Mercedes-Benz, sem pontos.

Resultados da Categoria F-Truck:

1.º) Carlos Conci (Cafelândia-PR), Ford, com 34 pontos;

2.º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, 34;

3.º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, 32;

4.º) Lazaro Donizete (São João da Boa Vista-SP), Volkswagen, 31;

5.º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Scania, 29;

6.º) Cléber Fonseca (Cascavel-PR), Volvo, 23;

7.º) Robson Pitta de Oliveira (Curitiba-PR), Ford, 21;

8.º) Luís Paulo Rampon (Curitiba-PR), Scania, 16;

9.º) Márcio Rosa (Colombo-PR), Scania, 11;

10.º) Geovani Ferreira dos Santos (Katueté/Paraguai), Scania, sem pontos.

Calendário da Fórmula Truck para 2023:

2ª etapa – 16 de abril – Rivera (Uruguai);

3ª etapa – 21 de maio – Cascavel (PR);

4ª etapa – 25 de junho – Londrina (PR);

5ª Etapa – 23 de julho – São Paulo (SP);

6ª etapa – 15 de outubro – Guaporé (RS);

7ª Etapa – 2 de dezembro – Cascavel (PR);

8ª Etapa – 3 de dezembro – Cascavel (PR).

Texo: Luiz Aparecido da Silva

Fotos: Tiago Guedes/Divulgação

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)