Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Firás Fahs vence na F-4 A da Copa Itaipu de Kart
Correndo em casa, Firás Fahs larga na frente na 9ª edição da Copa Itaipu de Kart. O piloto da equipe Disam/Lei de Incentivo ao Esporte venceu sábado (18/03) a etapa de abertura da competição, disputada no Adrena Kart. Firás dominou a prova do começo ao fim. Largou na pole position, venceu as três baterias e fez a melhor volta em todas. “Foi um bom início de campeonato”, frisa Firás.
Com a vitória Firás somou 44 pontos. Em segundo se classificou Carlos Júnior, com 35 pontos, seguido de Rodrigo D’Agostini (33), Jhonatan Rasche (27) e Bernardo Hickmann (23), que pela ordem, completaram as cinco primeiras colocações da prova. A 2ª etapa da Copa Itaipu de Kart está marcada para o dia 15 de abril. (Foto: Pablo Salazar).
Alligators Bodebrown, campeã do Endurance de Kart Indoor
No último sábado (18/03), no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), foi encerrada a 5ª edição do mais importante evento de provas de longa duração do kartismo brasileiro, o Campeonato de Endurance de Kart Indoor (CEKI). E, depois de quatro etapas com a participação de mais de 1700 pilotos inscritos em exatos 100 karts, uma equipe mostrou o quanto se pode evoluir e aprender depois de sofrer uma grande decepção.
Em 2021 a equipe Alligators Bodebrown (Cervejaria Bodebrown/Ambiente Ar Condicionado/Total Telas/ULV) frequentemente finalizava as provas do CEKI no pódio, conquistando a 3ª, a 4ª ou a 5ª posição. As vitórias e os títulos, entretanto, não chegavam, o que fez o time entender que mudanças eram necessárias. Assim, com um planejamento mais ousado, a equipe teve um belo desempenho na última prova do ano, com 12 horas de duração. Porém, um erro nos boxes fez com que a Alligators Bodebrown perdesse a vantagem de uma volta que construíra – e, mais do que isso, a vitória tornou se impossível. (Foto: Clayton Medeiros).
Nic Giaffone estreia em Sebring na USF Juniors
Depois de se destacar na temporada inaugural da Fórmula 4 Brasil, conquistando pódios e vitórias, Nic Giaffone inicia sua trajetória em sua primeira categoria internacional nesta semana. O piloto disputa a rodada dupla que abre o campeonato da USF Juniors, categoria de entrada ao Road to Indy, entre quinta e sexta-feira no tradicional Sebring International Raceway, localizado no estado americano da Florida, de olho em bons resultados.
A expectativa do piloto da equipe DEForce Racing se justifica pelo bom desempenho apresentado ao longo dos testes de pré-temporada, realizados também em Sebring no final de fevereiro. O brasileiro liderou dois dos três treinos, esteve sempre entre os três primeiros, e espera ter um bom começo de temporada na estreia. “Este será o primeiro final de semana de corrida do ano, e logo com duas provas. Sebring foi onde realizamos nossos testes coletivos e apresentamos um bom desempenho. Isso me deixa bastante empolgado e com boas expectativas para esta rodada tripla. Espero brigar pelas primeiras posições”, disse Giaffone. (Foto: Gavin Baker/RF1).
Endurance: Negrão e Gomes reeditam parceria campeã
Campeões em 2022, Xandinho Negrão e Marcos Gomes vão reeditar a parceria vitoriosa da última temporada no Império Endurance Brasil. A partir deste fim de semana, a dupla da equipe A. Mattheis Motorsport vão acelerar pela competição, que reúne os carros mais rápidos do país. O campeonato inicia neste sábado (25/03), no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), onde os paulistas vão acelerar a mesma Mercedes AMG GT3 que deu a eles o título da classe GT3 no último ano.
A bordo da máquina alemã, Negrão e Gomes lideraram a competição desde a primeira etapa em 2022 e chegaram a disputar, até o final, o título do campeonato na classificação geral, que abrange também os protótipos. “Quem sabe isso se repita em 2023. Vamos estar ainda mais entrosados e prontos para conquistarmos grandes resultados desde o primeiro momento em que entrarmos na pista”, destaca Negrão, que soma três títulos de GT3 no Endurance desde 2019.
Já Gomes comemorou a reedição da parceria com o antigo companheiro e amigo. “Tenho uma ótima relação com o Xandinho há muito tempo e tivemos uma afinidade praticamente instantânea desde que passamos a acelerar a Mercedes AMG GT3 juntos”, definiu. “É um campeonato muito difícil e cheio de rivais duríssimos, mas fizemos um ótimo trabalho no ano passado e estamos preparados para repetir a dose”, finalizou. (Foto: Bruno Terena).
Stock Car terá coleta de óleo lubrificante usado nas etapas
Maior evento do automobilismo brasileiro, a Stock Car Pro Series anuncia que a Lwart Soluções Ambientais será a responsável pela coleta de óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes em todas as etapas. O resíduo gerado na temporada 2023 passará pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular. O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e industriais que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.
Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb. Responsável por toda logística de coleta do resíduo e destinação correta, a Lwart Soluções Ambientais é uma empresa 100% brasileira que tem em seu DNA a transformação de resíduos. A parceria com a Stock Car já aconteceu no passado, mas desta vez será muito mais abrangente. (Foto: Vinícius Branca/Stock Car).
Kiko Porto encara rodada dupla da USF Pro 2000, em Sebring
Um dos destaques das categorias de base nos Estados Unidos, Kiko Porto, encara mais uma rodada dupla da USF Pro 2000, marcada para este final de semana em Sebring. O vice-líder do campeonato encara duas corridas no tradicional circuito localizado na Flórida, onde obteve bons resultados nos testes coletivos do início do mês, e agora quer trazer bons resultados. Na ocasião dos testes, Porto mostrou bom desempenho, liderando a última sessão das atividades coletivas, além de se manter sempre no grupo dos três melhores. Com este histórico, o campeão da USF2000 em 2021 parte para a rodada dupla com as expectativas em alta, sobretudo pela ótima performance em St Pete, onde obteve dois segundos lugares.
“Estou muito feliz em voltar para Sebring para a segunda rodada dupla do ano. Gosto muito da pista e consegui fazer bons tempos na pré-temporada. Além disso, estou bastante motivado com os dois pódios da primeira etapa, em São Petersburgo”, diz Kiko, que tem os patrocínios de Banco Daycoval, Royal Mortage USA e Lúcio Santana. “Teremos um dia bem cheio na sexta, com várias atividades de pista, mas vou trabalhar para conseguir trazer ótimos resultados e, quem sabe, sair de Sebring com a liderança do campeonato”, completou o piloto da equipe DEForce Racing, que está somente três pontos do líder. (Foto: Gavin Baker/RF1).