Coluna Muito Além de Rodas e Motores:
Mau atendimento tira estrela de
restaurante no Rio de Janeiro
Mas o que um bom restaurante tem a ver com a indústria automobilística brasileira? Simplesmente, o Guia Quatro Rodas sempre foi referência e elegeu os melhores restaurantes do Brasil.
E não é que em um evento automotivo, um restaurante no Rio de Janeiro teve a sua estrela revogada pessoalmente pelo criador da especial premiação.
Aconteceu em 1992, quando a Ford, seguindo a lógica do mercado de aprimorar seus produtos para torná-los sempre atrativos aos clientes, promoveu no Rio de Janeiro o lançamento da segunda geração do automóvel Verona, uma versão modernizada do Escort equipada com motor Volkswagen AP, nas versões 1.8 e 2.0. Entre as novidades, o Verona, na época tido como um dos carros mais silenciosos e confortáveis do mercado brasileiro, era equipado com catalisador para atender as normas do Proconve.
Essa nova geração do Ford Verona ocorreu três anos depois do lançamento do automóvel no mercado brasileiro, que foi o primeiro produto da Autolatina, a joint-venture estabelecida em 1987 entre a Ford e a Volkswagen que participou do mercado brasileiro até 1996, quando a união das empresas foi encerrada.
O presidente da Ford da época era Robert Gerrity, um norte-americano voluntarioso que apreciava inovações e ações que promovessem a marca e os produtos.
Para o lançamento da nova geração do Ford Verona, Robert Gerrity determinou que gostaria que a editora Abril participasse do evento com seus repórteres especializados, mas que também desejava contar com a presença de diretores da revista Quatro Rodas e da Editora Abril.
Outra recomendação do presidente da Ford: desejava que os diretores da Editora Abril aceitassem o convite para jantar, no final do evento de apresentação do novo veículo, com alguns representantes da empresa.
Para esse programa importante, o meticuloso e competente gerente de Relações Públicas, Júlio Carvalho, fez uma reserva num dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro da época.
Na última noite do programa seguimos para o restaurante, no bairro do Leblon, com antecipação por volta de meia hora da reserva e permanecemos durante uma longa e animada conversa sem nos atermos ao horário do jantar, até que José Carlos Marão, diretor de redação da revista, nos informou que já havia passado quase uma hora da reserva feita pela Ford e ainda não havíamos sido chamados.
Nessa noite, tivemos a confirmação de que, quando a conversa é boa e os companheiros são agradáveis nem lembramos de nos alimentar.
Com a lembrança de Marão, teve início uma sequência de cobranças sobre a reserva da Ford e todas as vezes os garçons e o maitre pediam desculpas e que logo nos chamariam para o jantar.
Por volta das 22 horas, Julio Carvalho chamou o gerente do restaurante que, demonstrando incômodo com a nossa cobrança, perdeu a elegância inicial e, nervosamente, nos recomendou que se não estivéssemos satisfeitos poderíamos procurar outro restaurante.
É evidente que o programa perdeu o brilho e também sentimos que a cortesia e o ambiente acolhedor recebidos em nossa chegada foram substituídos por desrespeito e até agressividade dos responsáveis pelo restaurante.
Os maus profissionais evidentemente não sabiam que a reserva fora feita pela Ford para uma reunião com diretores da Editora Abril. Que um dos participantes do pretenso jantar era o criador do prêmio aos melhores restaurantes do Brasil e que o gerente de Relações Públicas da Ford, Julio Carvalho, o escolheu para a reunião por ser uma casa premiada pela revista Quatro Rodas.
Ao sairmos, o diretor da Editora Abril, Thomas Souto Corrêa, tomou uma atitude surpreendente e que fez jus ao mau tratamento recebido por nós.
Se dirigiu ao local onde estava fixada a placa recebida como um dos melhores restaurantes do Brasil, um espaço elegante e de muito realce, e sentenciou: como eu instituí esse prêmio, tenho o direito de cassá-lo por tratamento desrespeitoso a seus clientes. E, com muita calma, tirou a placa da parede, colocou-a debaixo do seu braço e, realmente, cancelou a premiação por considerá-la sem validade.
Para nós, foi uma divertida vingança. Para os responsáveis pelo restaurante ficou a perda de uma importante avaliação da casa.
Acesse nossos podcasts: https://soundcloud.com/user-645576547/mau-atendimento-tira-estrela-de-restaurante-no-rio-de-janeiro.
Crédito das imagens: Viagem e Turismo – Editora Abril e Arquivo Internet.
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