Coluna Muito Além de Rodas e Motores:
Marcos Lameirão, um brasileiro no
desenvolvimento do Mercedes de F-1
A temporada da Fórmula 1, a categoria mais importante e prestigiada do automobilismo mundial, começa neste final de semana e gostaria de destacar a presença de um brasileiro, Marcos
Lameirão, que integra o time da Mercedes-Benz e cuida do projeto, desenvolvimento, construção e inovações para acentuar o desempenho dos carros de corrida.
O desafio de Marcos e desse time é, por intermédio de muita pesquisa e desenvolvimento, neutralizar a vantagem que a equipe de Verstappen construiu nas últimas duas temporadas.
Marcos é filho de Francisco Lameirão, que integrou a famosa equipe de competição da Willys, a mais eficiente e que contribuiu para a popularização das corridas de automóveis no Brasil e formou os primeiros pilotos que se destacaram na fase moderna da Fórmula 1 no final do século XX.
Ele não é um piloto e sim um projetista de automóveis.
Sua trajetória começou quando tinha ainda 12 anos de idade, quando revelou ao pai seu desejo de correr de automóveis.
Movido por essa paixão, acabou dedicando-se ao curso de engenharia mecânica na UNIP e ajudando Chico Lameirão na oficina da família, instalada no bairro de Brooklin Novo, na zona sul de São Paulo.
Foi nessa fase de sua vida que revelou o seu talento para desenhar automóveis, dividindo seu tempo entre o trabalho com o pai, durante o dia, e o estudo à noite.
Seu primeiro emprego real foi durante um período de férias escolares, na oficina de Silvano Pozzi, onde trabalhou na montagem de carburadores para os karts Silpo.
Sempre dedicado ao design, usou a experiência que acumulou com Silvano e, inspirado por seus karts, desenvolveu o seu primeiro projeto, um modelo de kart que recebeu a identidade de CLR e causou surpresas, com detalhes muito avançados para a época, que incorporou muita criatividade e conquistou diversos títulos.
O sucesso desse projeto foi reconhecido e garantiu um convite para trabalhar na equipe de rali da Mitsubishi, durante a realização do Rali dos Sertões e, logo depois, para integrar a equipe da família Giaffone, o que ampliou a sua experiência.
Ao sentir que já havia atingido um elevado nível de conhecimento profissional no Brasil e desejoso de ampliar sua experiência decidiu participar da feira de moto Racing, na Inglaterra, realizada no início de cada ano na cidade de Manchester, onde são apresentados os modelos de todos os novos carros e motos para o próximo ano.
Foi sozinho, sem a indicação de amigos e, durante o evento conversou com representantes de pequenos construtores, entre os quais um diretor da Ginetta Cars. A primeira recompensa positiva da viagem foi a amizade com o diretor da Ginetta que o informou que, no ano seguinte a fábrica iria comemorar 50 anos de existência e desejava lançar um carro totalmente novo.
O contato com o diretor da Ginetta Cars foi entusiasmante e Marcos se ofereceu para desenhar e construir o automóvel, o que foi aprovado pelo diretor.
Por intermédio de reuniões, Marcos recebeu as informações sobre o projeto e desenvolveu o automóvel, identificado como Ginetta G50, em alusão aos 50 anos da marca, com o qual pilotos ingleses, italianos e de outros países da Europa conquistaram títulos nacionais na categoria GT4.
Vocês conseguem imaginar o entusiasmo que esse êxito de engenharia e comercial provocou em Marcos, no diretor e na equipe de funcionários da Ginetta Cars? Além do modelo G50, que despertou grande interesse, o diretor pediu dois outros projetos a Marcos, também muito motivado, que desenhou os modelos G40, equipado com motor Ford 1.8, de 4 cilindros, com 170 cv, e o G55, com motor da Nissan. Posteriormente, a Ginetta idealizou um novo carro para jovens com idade entre 14 e 18 anos, com o mesmo motor, mas com potência reduzida para 100cv e pneus convencionais, que formaram bons pilotos, entre os quais Lando Norris que, hoje integra a equipe de Fórmula 1 da McLaren.
A Ginetta Cars é uma fábrica inglesa de automóveis fundada em Witham, Essex, em 1957, pelos irmãos Bob, Ivor, Trevers e Douglas Walklett e seu nome faz referência a atriz italiana Gina Lollobrigida. É uma empresa britânica que produzia carros esportivos em pequenas quantidades, completamente montados ou em forma de kit, desmontados.
Alguns de seus modelos são exclusivamente para competição, mas a Ginetta também produz carros para uso normal. A maioria dos veículos tem estrutura de aço tubular e carroceria de fibra de vidro e projetada para acomodar motores de quatro, seis ou oito cilindros.
Na década de 1980, concentrou na produção de veículos completos, usando componentes de engenharia e painéis da carroceria fornecidos pela Ford inglesa.
Marcos trabalhou ao longo de seis anos na Ginetta, período em que a empresa vendeu mais de 600 carros projetados por ele.
O prestígio conquistado pelo êxito na Ginetta, motivou o convite para se transferir para a equipe Force India, da Fórmula 1, onde permaneceu durante quatro anos, antes de ingressar na equipe de engenheiros e projetistas da Mercedes-Benz Fórmula 1.
Que o seu enorme talento possa ser comprovado e reconhecido no novo modelo da Mercedes de Fórmula 1 que, a partir de amanhã, veremos em ação na abertura da temporada 2023, no GP do Bahrein.
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Crédito das imagens: Arquivo de Internet.
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