Lexus apresenta a linha 2023 do NX 350h
A Lexus Brasil anuncia a chegada da linha 2023 do NX 350h ao mercado nacional. O modelo, precursor entre os utilitários esportivos premium no mundo, ficou mais seguro e recebeu novos itens de conforto e tecnologia. O SUV já está disponível na rede de concessionárias da marca, com preços a partir de R$ 364.790 (Dynamic), R$ 400.290 (Luxury) e R$ 437.090 (F-Sport).
. Desenvolvido sob a filosofia Lexus Driving Signature, o NX350h foi pensado nos mínimos detalhes, para oferecer ao condutor um equilíbrio total do veículo, tornando cada manobra mais calculada e estável, mas com um toque especial em agilidade e eficiência.
Com o objetivo de ampliar a oferta de veículos Lexus no portfólio, a KINTO disponibiliza o NX 350h no serviço KINTO One Fleet, focado em gestão de frotas corporativas. Além dos serviços tradicionais como gestão de multas, agendamento de serviços e assistência 24 horas, a KINTO alia a alta qualidade dos produtos Toyota e Lexus à excelência em serviços das redes de concessionários. Tudo para oferecer mais mobilidade e comodidade para os parceiros da empresa.
Versão F-Sport ainda mais equipada
Na nova linha, a versão F-Sport do NX 350h recebeu importantes atualizações, como a inclusão de uma nova iluminação ambiente disponível em 14 cores para o condutor harmonizar a cabine da forma que mais lhe agrade. Ainda na parte interna, o SUV ganhou um novo retrovisor digital, que auxilia o motorista, principalmente no período noturno, e proporciona mais segurança e comodidade. A versão topo de linha recebeu ainda o sistema de som Mark Levinson de 7.1 canais, com 23 caixas de som distribuídas por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto-falantes de 40mm instalados no teto), que geram o equivalente a 2.400 watts de potência.
O sistema de som Mark Levinson também usa a tecnologia Clari-Fi, que ajuda a corrigir músicas digitais compactadas de serviços de streaming e rádio via satélite ou outras transmissões. O Clari-Fi verifica todos os tipos de arquivos de áudio compactados em busca de detalhes de músicas perdidas, suporta MP3, AAC, rádio via satélite, YouTube, reprodução e serviços de streaming de música. Uma vez identificado, o ruído é corrigido de forma inteligente, com base nas informações de música existentes e na qualidade da fonte de áudio. Com isso, a música fica mais nítida e fiel à gravação original.
Versões Dynamic e Luxury mais seguras
Com uma abordagem centrada nas necessidades dos consumidores, adicionada à preocupação com segurança como um dos principais pilares da marca, as versões Dynamic e Luxury passam a contar com novos sensores de estacionamento, antes presente apenas na configuração F-Sport que auxiliam o motorista, caso surja um veículo em algum ponto cego. Ao surgir um objeto em movimento, o freio é acionado automaticamente, para dar maior confiança ao condutor na hora de realizar manobras.
Design moderno e elegante
O Lexus NX 350h também segue a filosofia Lexus Driving Signature, o que garante ainda mais sofisticação ao modelo. Guiado pela esportividade, o SUV une dinamismo com tecnologia avançada e inovação. A grade frontal segue com efeito tridimensional, com inúmeros blocos em formato de “U”, que dão a sensação de robustez ao veículo. Como anunciado no lançamento da segunda geração, em 2022, ainda foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, bem como para melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do modelo.
O veículo também agrega um conjunto ótico, composto por faróis de neblina e faróis de LEDs com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador. O NX ainda conta com função DRL em formato de “L”, que comunica bem a identidade visual e remete ao logo da companhia. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação. O modelo ainda conta com aerofólio, para corroborar a esportividade do automóvel.
Motorização
O NX 350h é equipado com a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, que combina um potente motor a combustão de quatro cilindros DOHC 16V, VVT-i com potência de 192 cv a 6.000 rpm e torque de 22 kgfm a 5.200 rpm, e dois elétricos, um traseiro, de 54 cv e torque de 12,1 kgfm, e outro, dianteiro, de 182 cv e torque de 27 kgfm. Juntos, os propulsores rendem 246 cv de potência total e oferecem alta eficiência e economia de combustível, além de uma agradável experiência de performance com baixo nível de emissões.
O SUV de luxo ainda é equipado com transmissão Hybrid Transaxle otimizada, que proporciona acelerações mais lineares, reduz ou aumenta continuamente as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução sem desperdiçar energia. Tecnologia aliada à eficiência de combustível.
Todas as versões têm quatro modos de condução, divididos em: EV, totalmente elétrico; Auto EV, que seleciona automaticamente a combinação entre elétrico e combustão; e Normal. Apenas a versão F-Sport acrescenta a opção Sport+ de condução, que deixa a rodagem mais dinâmica e confortável. O SUV de luxo esportivo da Lexus vem equipado com sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time. Esse recurso aplica automaticamente força para as quatro rodas, permitindo rodagem mais suave em quaisquer terrenos.
Interior: sofisticado e tecnológico
O Lexus NX350h foi desenvolvido de dentro para fora, ou seja, todos os comandos se mantêm em posição ergonômica, a fim de garantir uma condução confortável e segura.
Por dentro, a linha 2023 do utilitário esportivo é um convite ao luxo, conforto e sofisticação. O acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão, e partes de couro ecológico premium revestem portas, painel e console central, que obteve reposicionamento do câmbio automático, e porta-objetos, incluindo os comandos de condução. As versões Luxury e F-Sport seguem com carregador por indução para smartphones.
No interior do modelo, o Lexus respeita de forma fiel o compromisso com os princípios da hospitalidade Omotenashi, com qualidade artesanal que somente os Takumis, mestres artesãos da marca, conseguem realizar. De série em todas as versões, os assentos dianteiros dispõem de regulagem elétrica para oito posições, além de ajuste de lombar para o motorista. A versão F-sport ainda adiciona memória para três perfis. A versão Luxury ainda dispõe de teto solar com abertura elétrica. Já a versão topo de linha F-Sport é equipada com teto solar panorâmico.
O SUV ainda dispõe de um novo e intuitivo sistema multimídia Lexus, com áudio compatível com arquivos de alta resolução (WAV, Flac, Alac, OGG Vorbis), rádio AM/FM com Wi-Fi (P2P mode) e tela de LCD de 14 polegadas, nas versões Luxury e F-Sport, e de 9,8 polegadas, na Dynamic. Ambas as telas são sensíveis ao toque, com avançados recursos de infoentretenimento e conectividade via Bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, via sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB.
Nas versões Luxury e F-Sport, o motorista tem à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e assistente de direção direto no para-brisa.
O NX vem com ar-condicionado digital de duas zonas, digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro.
Por fim, o modelo é equipado com a tecnologia E-Latch, disponível em todas as versões. Essa função permite que as portas se abram suavemente, apenas com toque de um botão, tanto para entrar como para sair. Ao acionar o interruptor, o sistema realiza a abertura das portas por meio de motor elétrico.
Segurança
O NX 350h tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System:
- Sistema de Saída de Faixa (LTA), para todas as versões: o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista;
- Sistema de mudança de Faixa (LDA), para todas as versões: o sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões;
- Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash), para todas as versões: suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h);
- Farol Alto Automático (AHS), para todas as versões: acende e apaga os faróis do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna;
- Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC), para todas as versões: utiliza laser, radar e câmeras, ou um desses sistemas, para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h), de acordo com o tráfego.
Outros recursos de segurança:
- Alerta de Ponto Cego (BSM), presente nas versões Luxury e F-Sport: monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo;
- Rear Cross Traffic Alert, para as versões Luxury e F-Sport: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo;
- Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA), nas versões Luxury e F-Sport: sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar carros que se aproximarem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.
No quesito segurança passiva, o NX 350h conta com oito airbags: um de assento, para o passageiro da frente; um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e passageiro dianteiro. Também conta com controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote: farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS); luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp); sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h; e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA).
O utilitário esportivo também vem de série com freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), sistema Isofix, além de câmera com guias dinâmicas nas versões Dynamic e Luxury. Já a versão F-Sport conta com câmera de visão 360° e sistema de autoestacionamento.