Honda Riding Assist, tecnologia que faz a moto andar sozinha
As fronteiras da tecnologia são móveis, especialmente se depender da Honda, uma empresa que tem seu DNA impregnado por pesquisa e desenvolvimento desde sua fundação.
Em 2017 a Honda surpreendeu o mundo quando apresentou sua tecnologia Riding Assist, basicamente um sistema equilibrador pelo qual a moto anda sozinha, se equilibrando em baixas velocidades sem que seja necessária a atuação do piloto. A ideia é a de facilitar a pilotagem no trânsito engarrafado das grandes cidades.
Tal sistema de balanceamento dinâmico, aplicado a uma NC 700, já foi mostrado no Blog Asas da Liberdade há cerca de dois anos atrás, e desde então o desenvolvimento desta novíssima tecnologia deu passos de gigante.
Depois desta versão inaugural, surgiu a versão elétrica, a Honda Riding Assist-e, mostrada no Salão de Tóquio também em 2017. Agora, a tecnologia capaz de equilibrar um veículo de duas rodas sem ação do condutor ganhou sua versão 2.0, muito mais avançada.
Nas primeiras versões o sistema atuava alterando o ângulo da coluna direção longitudinalmente, modificando a distância entre-eixos além do esterço do guidão, com tudo sendo comandado por inúmeros sensores ligados a uma unidade de controle eletrônico.
Nesta mais recente versão, montada em uma Honda NM4 Vultus, o sistema de balanceamento dinâmico funciona na roda traseira. Através de dois atuadores comandados por servo-motores elétricos ligados a unidade de controle eletrônico, a balança de suspensão desloca-se transversalmente, um preciso e constante movimento determinado pelos inúmeros sensores que “lêem”, em tempo real, a condição de estabilidade, providenciando o movimento lateral que permite o equilíbrio.
Complexo? Sem dúvida, mas basta assistir a esse vídeo desse link: https://www.youtube.com/watch?v=NsL6aL0hrT8, que o conceito técnico ficará claro, uma vez que é nítida a movimentação autônoma lateral da roda traseira, o que deixa ao piloto a simples tarefa de girar o guidão para direcionar a moto, sem que seja necessário mover o corpo para manter a moto equilibrada.
Esta nova concepção do Honda Riding Assist, na qual é a roda traseira o agente de equilíbrio da motocicleta, demonstra não apenas a continuidade da pesquisa iniciada há alguns anos como também a criatividade dos técnicos envolvidos no projeto, que foram capazes de revolucionar o conceito técnico inicial, mas mirando o mesmo objetivo: dar aos clientes Honda o melhor da tecnologia.
Quando o sistema Riding Assist chegará as motos de normal produção? Bem, esta é uma pergunta cuja resposta precisa é impossível de ser dada. Porém, é certo que a Honda está trabalhando fortemente para que motos e scooters com tal dispositivo chegue aos show-room das revendas quanto antes.