République e Região Île-de-France lançam desafio “AI for Urban Mobility”
Desafio “AI for Urban Mobility”. Esta chamada de projetos é dirigida a pesquisadores, inovadores, programadores, criadores de startup e qualquer pessoa com competências em tratamento de dados e que deseje melhorar a mobilidade urbana e periurbana na Região Île-de-France. O Renault Group lança o sexto desafio da Software République, durante a CES (Consumer Electronics Show), um dos mais importantes salões internacionais dedicados à inovação tecnológica.
O objetivo é imaginar uma solução de mobilidade inovadora por meio da IA com foco em veículos leves, propondo:
- Soluções para facilitar a intermodalidade e a experiência do usuário entre os transportes públicos e os veículos elétricos leves / compartilhados;
- Novos serviços de mobilidade compartilhada;
- Serviços para otimizar e dar fluidez no uso dos terminais de recarga / infraestruturas elétricas;
- Soluções para organizar a logística do último quilômetro;
- De maneira mais ampla, qualquer serviço que permita expandir o acesso a soluções de mobilidade mais limpas com foco nos veículos Mobilize e no transporte público.
Uma iniciativa “powered by Mobilize”
O projeto deverá se basear nos elementos seguintes:
- Dados provenientes dos modelos “Duo” e “Bento”, os futuros veículos leves desenvolvidos pela Mobilize, a marca do Renault Group dedicada às novas mobilidades. Ultracompactos e 100% elétricos, os veículos Duo e Bento foram concebidos para a mobilidade compartilhada de pessoas e mercadorias em zonas urbanas;
- Os dados anonimizados e agregados de todos os veículos conectados do Renault Group.
Com estes dados, o projeto deverá permitir a otimização dos trajetos em meio urbano e periurbano em torno do conceito de Mobilidade como Serviço (Maas).
Até 500.000 euros de subvenção concedidos pela Região Île-de-France
O júri será formado tanto por membros das seis empresas parceiras na Software République como do Governo da Região Île-de-France, cuja decisão vai se basear essencialmente em soluções inovadoras, aplicáveis nesta região, e que também consigam demonstrar um potencial de replicabilidade. Comprometida com a mobilidade sustentável, a Região Île-de-France está dobrando o investimento oferecido ao projeto vencedor, com uma subvenção que pode chegar a 500.000 euros. O prêmio do desafio também está aberto a startups internacionais que apresentarem um projeto para ser implementado na Região Île-de-France.
“Em linha com nossa estratégia de desenvolvimento e inovação IMPACT 2028, temos o objetivo claro de fazer da Região Île-de-France o líder europeu em inovações estratégicas. Este desafio tem como objetivo tanto contribuir para a emergência de líderes europeus em matéria de IA aplicada à indústria – oferecendo uma oportunidade de trabalhar em parceria com líderes mundiais em suas respectivas áreas – como colocar o potencial oferecido pela Inteligência Artificial para enfrentar os grandes desafios da sociedade, como a mobilidade”, disse Valérie Pécresse, Presidente da Região Île-de-France.
“O vencedor do desafio ‘’AI for Urban Mobility’’ passará a fazer parte da incubadora da Software République e seu programa de orientação sob medida, trabalhando em estreita colaboração com as seis parceiras fundadoras em seu projeto. A Software République apoia os empreendedores que tenham projetos voltados à mobilidade sustentável, inteligente e com segurança, tendo já incubado startups oriundas de desafios anteriores, como Geoflex, Vianova, Wattpark e Basemark”, declarou Éric Feunteun, COO da Software République.
“A Inteligência Artificial e os dados estão assumindo um protagonismo na visão das montadoras de automóveis, que estão ficando mais tecnológicas. Estamos evoluindo da mobilidade física, com um veículo indo de um ponto A para um ponto B, para uma mobilidade baseada na tecnologia digital, para otimizar todos os trajetos, tornando-os mais fluidos. Nossos futuros desafios estão concentrados em quatro pilares de inovação: a mobilidade elétrica, a mobilidade conectada, a mobilidade autônoma e o desenvolvimento de novos serviços de mobilidade”, concluiu Luc Julia, Diretor Científico do Renault Group.
Île-de-France: uma região para inovar em IA
A região Île-de-France é a mais atrativa da Europa para investimentos diretos internacionais, se beneficiando de um dos mais atraentes ecossistemas de IA. Escolher a Região Île-de-France para o seu negócio significa escolher:
- A região líder mundial em P&D, confirmando sua posição de polo internacional de inovação;
- Uma proximidade única com os grandes decisores de todos os setores, como energia, finanças, indústria automotiva e aeronáutica;
- Um dos melhores ecossistemas mundiais de formação de talentos científicos.
Software République: um ecossistema de inovação aberta
Fundada por seis empresas parceiras – Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales –, a Software République é um ecossistema europeu de inovação aberta com foco em mobilidade sustentável e inteligente, com segurança. Desde que foi criada, em abril de 2021, a Software République já realizou 5 desafios junto a inovadores de todo o mundo, tendo recebido mais de 200 candidaturas de projetos, que culminaram em 11 startups incubadas.
Os participantes podem se inscrever no site da Software République e se candidatar, entre 5 de janeiro e 10 de fevereiro de 2023, com uma proposta detalhada do projeto incluindo investimento, a partir dos dados disponibilizados e os veículos de referência, os modelos Mobilize Duo e Bento.
Siga a Software République:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/softwarerepublique/.