Renault cresce com a gama elétrica e negócios de alto valor agregado
Na Europa, a Renault atingiu uma participação de mercado de 6,4% (-0,7 ponto vs. 2021), com 832.605 unidades vendidas. Assim como em 2021, a marca novamente apresenta progressos significativos nos segmentos que geram mais valor – o mercado eletrificado (Este mercado inclui veículos elétricos, híbridos e híbridos recarregáveis, com exceção da tecnologia mild hybrid),em crescimento, o segmento C, o mercado de vendas no varejo e o mercado de veículos comerciais leves.
Crescimento no mercado de modelos eletrificados
Em 2022, a Renault se tornou a terceira marca eletrificada (mercado de carros de passeio), com mais de 228 mil veículos vendidos (+12% vs. 2021). A Renault é a terceira marca na Europa no mercado de veículos elétricos.
Em linha com suas ambições de comercializar o mix mais verde do mercado europeu até 2025, com mais de 65% de veículos eletrificados no mix das vendas, a Renault aumenta sua participação de vendas eletrificadas em +9 pontos vs. 2021. A gama E-Tech (elétricos e híbridos) representa agora 39% das vendas de veículos de passeio Renault na Europa em 2022, enquanto que a média do mercado se situa em torno de 31%.
O Novo Megane E-Tech 100% elétrico completa nossa gama de carros elétricos na Europa desde o segundo semestre de 2022, tornando-se imediatamente um dos carros elétricos mais desejados no mercado de vendas a varejo, com 33 mil vendas. A maioria das vendas se refere às versões superiores, que oferecem 450 km de autonomia e o sistema Open RLink powered by Google®. Em 2023, a Renault vai lançar o Megane E-Tech 100% elétrico fora da Europa.
A tecnologia full hybrid está em plano crescimento, com 117 mil unidades, +64% em comparação com 2021. Esta tecnologia, que desfruta de uma grande demanda pelos clientes do varejo, atingiu um mix de 30% com o Clio, 31% para o Captur, 65% das vendas do Arkana e já é a versão mais procurada do Novo Austral. Em 2022, a Renault se posicionava como a segunda marca na Europa em vendas de veículos híbridos.
Crescimento nos segmentos de alto valor
A Renault atingiu seu objetivo de vendas no varejo, com mais de uma a cada duas vendas feitas a clientes particulares. O mix de vendas no varejo avançou 8 pontos vs. 2021 para atingir 51%, sendo +7 pontos vs. a média do mercado. Consequentemente, a participação de mercado das vendas no varejo melhorou +0,3 ponto em comparação com 2021, para atingir 6,1% na Europa.
O crescimento no segmento C está acelerando: as vendas da Renault avançaram 21%, com mais de 200 mil emplacamentos. O sucesso do Arkana se mantém, com mais de 80 mil vendas em 2022 (o dobro das vendas vs. 2021, de 41.800 unidades).
Mercado de veículos comerciais leves
No mercado europeu de veículos comerciais leves (VU), a Renault atingiu a segunda posição com uma participação de mercado estável de 14,4%. Em 2022, a Renault complementou sua gama VU com o Novo Kangoo 100% elétrico e o Novo Master 100% elétrico, para responder às necessidades dos clientes e em linha com suas ambições de eletrificação.
A Renault se posiciona em 1º lugar no segmento de furgões pequenos e 2º no mercado de furgões médios / grandes.
Fora da Europa, a Renault avança nos mercados-chave. Os volumes de vendas chegaram a 634.124 unidades e estão estáveis em comparação com 2021. A participação das vendas fora da Europa atingiu 43,2% das vendas totais da marca.
A Turquia, com um volume de 99.639 veículos vendidos (+22,6% vs. 2021) e uma participação de mercado em alta de +1,7 ponto com 12,7%, se tornou o 4º mercado da Renault, onde nossa gama de produtos responde perfeitamente às necessidades do mercado.
No Marrocos, os volumes de vendas tiveram um aumento 11,4% para 26.385 veículos, e a participação de mercado atingiu um recorde nos últimos 10 anos, com 16,3% (+ 2,9 pontos).
Na Índia, as vendas recuaram 9% e a participação de mercado recuou -0,7 ponto. A Renault mantém a posição de montadora europeia número um no mercado indiano.
Na América Latina, a Renault avançou com 283.116 vendas, para +8% em comparação com 2021. Os volumes de vendas avançaram 26% na Argentina e 30% no México, graças ao sucesso do Kwid, o 4º veículo de passeio mais vendido na América Latina. Na Colômbia, a Renault é líder de mercado, graças ao Duster, o campeão de vendas do mercado, enquanto o Brasil se posiciona como o segundo maior mercado da Renault no mundo, depois da França.
Fabrice Cambolive, COO da marca Renault, comentou que: “As equipes atingiram nossas prioridades em 2022: crescimento no mercado eletrificado, no segmento C e nas vendas no varejo. Nossa gama E-Tech atende perfeitamente as necessidades dos clientes e nos posiciona como a terceira marca na Europa no mercado eletrificado. Em 2023, o crescimento da marca Renault será assegurado por meio da nossa gama E-Tech única no mercado, um ano completo de vendas do Megane E-Tech 100% Elétrico e do Novo Austral E-Tech, assim como 4 lançamentos importantes com veículos de alta qualidade, o que é motivo de grande orgulho para nós”.