Porsche 911 especial começa sua jornada de exploração
Em seus quase 60 anos de idade, o Porsche 911 foi levado ao extremo tanto nas pistas de competição quanto nas estradas. Agora, um novo capítulo está sendo escrito; um par único de carros esportivos 911 experimentais está sendo testado onde não há estradas, onde o ar é rarefeito, onde a temperatura está muito abaixo de zero e até mesmo a vegetação não consegue sobreviver.
Uma equipe, liderada pelo experiente piloto Romain Dumas, partiu para explorar os limites do 911 e optou por um dos lugares mais difíceis do mundo para começar a aventura – nas encostas íngremes de Ojos del Salado, Chile, o vulcão mais alto do mundo.
O primeiro teste da equipe e dos carros foi realizado e, como consequência, um Porsche 911 tornou-se um dos poucos veículos a atingir uma altitude tão extrema.
Explorando até 6.007 metros (19.708 pés), o 911, com Romain Dumas ao volante, enfrentou campos de gelo que testaram as habilidades do carro e da equipe em temperaturas que oscilavam 30 graus Celsius abaixo de zero e com metade do oxigênio disponível no ar em comparação ao nível do mar. Paredes intransponíveis de neve sazonal e gelo no alto perto do cume estabeleceram os limites superiores do teste, fornecendo um vislumbre tentador do que os carros são capazes de fazer nas condições certas. O teste está completo – e a equipe exultante com a experiência.
“Este foi um momento verdadeiramente memorável e especial em um lugar que é bonito e brutal ao mesmo tempo – acho que as únicas máquinas em qualquer lugar do mundo mais altas do que nós hoje, eram as aeronaves! Para a equipe e o carro, tratava-se de aprender – e logo de cara, o carro era forte e ágil. Fomos duros conosco e realmente nos esforçamos para o primeiro teste, mas nos sentimos em casa”, disse Romain Dumas, piloto do 911 e líder da equipe. “Ninguém nunca havia visto tanto gelo e neve no topo do vulcão, mas, apesar disso, subimos mais de 6.000 metros, até o ponto em que as paredes de gelo e neve impediam o avanço. Estamos realmente orgulhosos do que o carro e a equipe são capazes de fazer pela primeira vez – espero que possamos contar com muitas outras aventuras no futuro”.
O Dr. Frank-Steffen Walliser, Vice-presidente de Arquitetura e Características Completas de Veículos da Porsche AG, encomendou o projeto a seu engenheiro-chefe do Porsche 911, Michael Rösler. “Foi mágico construir um 911 como o mundo nunca viu antes – possibilitado por uma pequena equipe de entusiastas da engenharia. O 911 já havia sido testado amplamente nas pistas de competição e diferentes estradas. Com este projeto, estamos mudando o foco para onde não há estradas”, disse Rösler, diretor da linha de produtos 911. “Testar nossas teorias significa encontrar os ambientes mais hostis possíveis para ver se funcionam – e no vulcão mais alto do mundo, conseguimos”.
O modelo utilizado foi o 911 Carrera 4S equipado com um motor turbo de seis cilindros original capaz de desenvolver 450 cv de potência. O próprio 911 provou ser uma excelente base, através da combinação de um chassi ao mesmo tempo robusto e leve, distância entre eixos curta, ampla potência e capacidade de lidar bem com altitudes extremamente altas. A partir deste ponto de partida, os engenheiros de pesquisa e desenvolvimento da Porsche em Weissach, trabalhando em estreita colaboração com a equipe de Romain Dumas, deixaram sua criatividade combinada correr solta enquanto trabalhavam para preparar o 911 para as demandas específicas da montanha.
Os dois carros foram inicialmente equipados com gaiolas de proteção, assentos de fibra de carbono e cintos para atender aos requisitos de segurança exigidos por esse projeto. Em seguida, foram adicionados eixos portal para aumentar a distância ao solo (agora 350 mm). Novas relações de transmissão mais baixas permitem aceleração precisa e suave em baixa velocidade e funcionam bem com pneus off-road maiores. Além disso, os carros são equipados com proteção especial leve, mas extremamente resistente, em fibra de aramida para permitir o deslizamento sobre as rochas.
Um dispositivo chamado Porsche Warp-Connecter foi adicionado. Originalmente projetado para aplicações de automobilismo, ele forma uma ligação mecânica entre todas as quatro rodas para permitir uma carga constante nas rodas, mesmo quando o chassi está suportando articulação extrema – contribuindo para a máxima tração. Bloqueios de diferencial manuais e comutáveis foram usados juntamente com um sistema avançado de direção por fio. Finalmente, um guincho foi adicionado na frente do carro junto com a carroceria revisada para permitir espaço para as rodas e pneus off-road de 310 mm de largura. O sistema de refrigeração também precisava se mover para cima para permitir que o carro enfrentasse seções off-road mais extremas sem risco de danos. Como toque final, a carroceria foi finalizada em duas pinturas distintas – uma com o mesmo esquema de cores Porsche Motorsport que envolve o novo protótipo de competição 963 LMDh e uma segunda pintura com inspirada no 911 e projetada pela equipe de design em Weissach.