Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:
Giovana Marinoski tem prova decisiva na Granja Viana
Motivada depois de sua participação no Campeonato Brasileiro, quando conquistou seu primeiro pódio em uma competição nacional, a paranaense Giovana Marinoski, da equipe Ebrahim Motors/Celepar/Clínica Pneumoair/ULV/Instituto ASR, terá uma prova decisiva no próximo sábado (12). Ela disputará a 8ª etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, a ser disputada no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo.
Giovana irá defender a liderança da categoria Mini Max Rotax. Ela tem 164 pontos, 10 a mais do Pedro Beraldo. Em terceiro, com 152 pontos, está Eduardo Salamonde.
A Copa São Paulo está em sua fase decisiva e Giovana destaca importância de manter a liderança. Depois só ficará faltando a etapa de dezembro, que irá definir o campeão da temporada. “Espero repetir a boa performance do Brasileiro. Neste momento do campeonato, mais importante do que vencer, é manter a liderança. Será uma etapa disputadíssima, mas estou preparada e confiante”, acentua Giovana. (Foto: Diego Tartalho).
Decisão do Brasileiro de Arrancada acontece em Toledo
As emoções da decisão do Campeonato Brasileiro de Arrancada de 201 metros estão acontecendo na pista do Autódromo Rafael Sperafico, em Toledo, região Oeste do Paraná.
Os treinos nesta sexta-feira serão das 10 às 18 horas. Neste sábado a provas classificatórias serão a partir das 9 horas e no domingo, a provas eliminatórias serão a partir das 10 horas. A promoção é da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), organização do Automóvel Clube de Toledo e supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo). As etapas anteriores foram disputadas em Uberlândia (MG) e Tremembé (SP).
A expectativa é de que mais de 150 carros estejam na pista, representando vários estados. Serão disputadas 20 categorias Uma das novidades será a categoria Pro Mod, com carros que têm entre 2.500 e 3.000cc. A categoria 4×4 também chama atenção porque estará fechando a sua primeira temporada. (Foto: Mauro Bianchi).
Divulgada a programação da Final do Paranaense de Kart
O Campeonato Paranaense de Kart terá sua última etapa em Rio Negro, de 1º a 3 de dezembro. A prova que irá definir os campeões da temporada de 2022 será disputada no Kartódromo Afonso Petschow, que tem um circuito de 1.074 metros. A promoção e organização serão do Kart Clube de Rio Negro, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA)
A programação terá início no dia 1º de dezembro (quinta-feira), com os treinos livres. Serão três sessões para cada categoria. Já na sexta-feira (2) a programação será dividida em categorias da manhã e da tarde, com um treino, treino classificatório e primeira bateria classificatória de todas as categorias. Das 8 às 8h15, treino das categorias Mirim/Cadete; das 8h20 às 8h35, F-4 Júnior; das 8h40 às 8h55, Super F-4 Mais e das 9 às 9h15, treino da categoria Super F-4. Os treinos classificatórios para a definição do grid de larada serão das 9h50 às 9h57, Cadete/Mirim; das 10 às 109h07, F-4 Júnior; das 10h10 às 10h17, Super F-4 Mais; e das 10h20 às 10h27, categoria Super F-4. A primeira prova classificatória será das categorias Mirim/Cadete, com largada às 10h30. Na sequência acontecerão as provas da F-4 Júnior, Super F-4 Mais e Super F-4. À tarde, das 13 às 13h15, treino das categorias Júnior Menor/Júnior/Novatos; das 13h20 às 13h35, Graduados; das 13h40 às 13h55, Sênior A/Sênior B/Super Sênior; e das 14 às 14h15, F-4 Graduados/F-4 Sênior/F-4 Super Sênior/F4 200; das 14h50 às 14h57, treino classificatório das categorias Júnior Menor/Júnior/Novatos; das 15 às 15h07, Graduados; das 15h10 às 15h17, Sênior A/Sênior B/Super Sênior; e das 15h20 às 15h27, treino classificatório das categorias F-4 Graduados/F-4 Sênior/F-4 Super Sênior/F-4 200. A partir das 15h30, primeira bateria classificatória das categorias Júnior Menor/Júnior/Novatos; e na sequência as provas das Graduados, Sênior A/Sênior B/Super Sênior e F-4 Graduados/F-4 Sênior/F-4 Super Sênior/F-4 200. E no sábado (3), as categorias da manhã terão a segunda prova classificatória a partir das 9 horas e da bateria final a partir das 11 horas. As da tarde terão a segunda prova classificatória a partir das 13h50 e a Prova Final a partir das 15h30. (Foto: Tiago Guedes).
Djalma Fogaça sugere mudanças nas largadas da Copa Truck
O paulista Djalma Fogaça levou o Mercedes-Benz da equipe FF Motorsport, Quartzolit, Brasilit, Kraucher, Sekurit Partner, Foxlux, Famastil, Norton, GM Madcentro, Grupo Vannucci, sofreu um acidente espetacular, o mais grave de sua carreira, domingo, na 9ª etapa da Copa Truck, em Goiânia. A prova encerrou a temporada de 2022 da categoria. O acidente foi na Curva 2 na primeira volta da corrida 2. Monteiro tocou em Roberval na disputa pelo quinto lugar. Monteiro escapou e voltou, mas Roberval rodou e ficou no meio da pista. Djalma Fogaça veio com o pé embaixo e acertou a parte traseira do caminhão de Roberval e decolou. O caminhão caiu na pista de ponta cabeça, mas a segurança dos caminhões da Copa Truck se mostrou eficiente. Djalma Fogaça foi retirado pela equipe de resgate e encaminhado ao hospital, onde foi constatado fratura da clavícula esquerda. Fogaça retornou segunda-feira pela manhã a Sorocaba. Ele usará tipoia até que a clavícula se calcifique.
Djalma Fogaça destaca que o acidente deixa alguns recados. O primeiro é que os caminhões da Copa Truck são muito seguros, uma vez que seu Mercedes-Benz ficou somente com o santo-antônio, cintos de segurança, banco e câmbio intactos. O resto nada se aproveita. O segundo é que será preciso punir que sai da pista, levantando poeira que prejudica quem está atrás. E terceiro, é preciso mudar o sistema de largada. “É preciso estabelecer em regulamento que quem sair da linha que demarca a pista por vontade própria será punido e a largada precisa mudar. Sugiro que seja por linha indiana ou aumentar o espaço entre as filas no grid. Em breve vou conversar com a organização e encaminhar sugestão à CBA. Por fim, que punam quem pilota antidesportivamente com severidade, ou com suspensão de uma prova, ou ainda multa pesada. Mas alguma solução tem que ter”, finaliza Djalma Fogaça. (Foto: Vanderley Soares).
Lourenço Varela, primeiro campeão Brasileiro da Mini 2T
A segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart, disputada no último sábado (05), no Circuito Paladino, em Conde-PB, teve uma conquista inédita. O piloto catarinense Lourenço Varela, da cidade de Itapema, é o primeiro campeão nacional da Mini 2T. Este nome faz alusão à 60 MINI, categoria de grande sucesso na Europa e base de formação de jovens pilotos no Velho Continente, usando o mesmo chassi da nacional Cadete, com motor KTT de 125 cc. Campeão do Troféu Ayrton Senna pela mesma categoria, Lourenço Varela saiu do terceiro posto nas baterias classificatórias e venceu as duas. Foi o segundo colocado na corrida Pré-final, largando ao lado do pole position na prova decisiva. As primeiras duas voltas da corrida final tiveram disputas acirradas, até que o piloto catarinense assumiu a liderança e manteve a posição até receber a bandeira quadriculada, a três segundos de vantagem para segundo lugar.
“Trabalhamos e treinamos muito o ano inteiro para conquistar um título brasileiro. Valeu a pena o esforço. Estou muito feliz. Quero dedicar esta vitória para a minha família que me apoia sempre e a Deus. Agradecer ao Iferson (Motin), meu preparador, aos coaches J.R. Oliveira e Murilo Fiore, ao Digão Soares da telemetria, e aos amigos que ficaram na torcida por mim”, declarou Lourenço Varela, campeão brasileiro e líder da Mini 2T, na Copa Itu, que terá o título definido no dia 26 de novembro, na Arena Schincariol, no interior paulista. (Texto e foto: Eni Alves).
Alfredinho Ibiapina é campeão Brasileiro de Kart
O grito que estava preso na garganta saiu: É campeão! Depois de bater na trave algumas vezes, como exemplo a primeira fase do campeonato nacional, em Itu-SP, em que o motor do kart apagou há três voltas do final pela F4 Júnior, Alfredinho Ibiapina (Orcali) conquistou, no último sábado (05/11), o primeiro título brasileiro de kart pela categoria Ok Júnior. Dono da melhor volta na tomada de tempos, a soma de uma primeira e uma segunda posição nas baterias classificatórias colocou Alfredinho Ibiapina no lugar de honra da corrida Pré-final. Outra vitória e o piloto conduziu o grid na prova decisiva. Com boa largada, Ibiapina imprimiu um ritmo forte e venceu com uma vantagem de mais de dois segundos, além de marcar a volta mais rápida.
“Há 5 anos, eu e a equipe A8 Racing trabalhamos duro para viver este momento, que foi surreal! Foram as 20 voltas mais longas da minha vida, embaixo de um calor de 30º graus. Tantas vezes ficamos no quase, que ainda não caiu a ficha. Deus sabia a hora certa disso acontecer. Agradeço a Ele por me ter me dado forças para continuar. Agradeço a minha equipe (Jefferon Neves, Jonas Milan, Luciano Oliveira) ao meus pais (Alfredo Ibiapina e Iana Freitas), ao meu coach André Nicastro, ao meu telemetrista Jeison Teixeira, por acreditarem no meu trabalho. Estou feliz demais”, comemorou Alfredinho Ibiapina. “O mais legal é sentir o carinho de todo mundo, dos amigos, o reconhecimento dos meus colegas de pista, dos parceiros que foram ao pódio comigo. É difícil descrever o sentimento, e isso é daora”, concluiu Alfredinho Ibiapina. (Texto e foto: Eni Alves).