CBA introduz no Brasil o programa FIA Girls on Track no GP de São Paulo de F1
Sob a coordenação da pilota Bia Figueiredo, representante da América do Sul na Comissão de Mulheres da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) está introduzindo no Brasil o programa FIA Girls on Track durante o GP São Paulo de Fórmula 1. A iniciativa consiste em apresentar os bastidores da Fórmula 1 para mulheres que atuam no automobilismo brasileiro.
“É uma oportunidade única para pilotas, engenheiras, mecânicas, donas de equipe, promotoras de eventos, oficiais de competição, jornalistas especializadas e patrocinadoras do esporte conhecerem de perto a maior categoria do mundo e levarem essa experiência para suas carreiras”, disse Bia Figueiredo, que também exerce o cargo de coordenadora geral do FIA Girls on Track na CBA.
Ex-pilota da IndyCar e atualmente na TCR South America, Bia explica que a atividade é mais um passo da FIA e CBA para inspirar mais mulheres para que atuem no automobilismo. Ela acrescenta que o primeiro grupo é formado por 40 mulheres, que foi o número máximo permitido: “Mas já estamos pensando no programa do ano que vem, queremos ampliar esse número e oferecer oportunidade para quem não pôde participar nesse ano”.
O Girls on Track no Brasil será realizado no dia 10 de novembro no Autódromo Municipal José Carlos Pace. A realização é da CBA e Banco BRB, com patrocínio da Mercedes-Benz e apoio do GP São Paulo e Hotel Hilton.
Veja a relação completa das participantes:
Pilotas: Bruna Alberti Tomaselli, Antonella Bassani, Debora Rodrigues, Ana Laura Ogawa Ribeiro, Ana Julia Pires Fernandes Miranda, Anna luiza dos Santos Pimpão, Ana Beatriz Freire Martins, Giovana Marinoski, Thaline Mariana Zanella Chicoski e Rafaela Daminelli Ferreira.
Engenheiras: Rachel Loh e Samara Helou.
Mecânicas: Janaina Thais Sanocki, Patricia Nunes Alencar, Cecilia Brito, Maria Clara Martinez, Paula Mascari, Natalia Vieira Araujo e Erika Prado.
Promotoras: Maria Fernanda Medeiros, Regina Franzé e Maggie Stagnaro.
Comissária: Violeta Pernice.
Patrocinadoras: Thais Frossard Frateschi, Lilian Volponi, Alessandra Souza, Bruna Almeida e Caroline Aranha.
Donas de equipe: Barbara Rodrígues e Camila Pardal de Figueiredo.
Jornalistas: Ana Caroline de Oliveira Martins, Nathalia de Vivo, Kalinka Schutel Silva, Glauce Machado Schutz e Isamara Fernandes.
Organização: Ana Beatriz Figueiredo, Bruna Frazão, Karina Simões e Milene Rios Chaves.